7 de fevereiro de 2013

Resenha: Wonder, de R. J. Palacio

Título: Wonder
Título em Português: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Random House Children's Books
Páginas: 320

Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
R.J.Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Sinopse da edição em português.

Intrigante, inspirador, fantástico. Venha se encantar com a história do pequeno August.

Wonder -ou Extraordinário, no Brasil, se você preferir- é daqueles livros que você lê e quer que todos ao seu redor leiam também. E que você vai indicar pra todo mundo, seja no Twitter, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Pinterest, no Orkut, por panfleto, carro de som, abordando pessoas na rua, batendo de porta em porta...!


August Pullman é um garotinho de dez anos fã de Star Wars. Vive com os pais, a irmã, Via, e o cachorro. Educado pela mãe, em casa, nunca frequentou uma escola devido aos graves problemas de saúde que tinha desde o nascimento, mas ao chegar nessa idade os pais acham que seria uma boa ideia, agora que ele está melhor, que finalmente passasse a frequentar uma escola regular. Mas todos ainda têm medo de como serão as reações quando isso acontecer.

Esse forte August que nos conta sua história de forma descontraída já passou por diversas cirurgias. Ele não tem problemas de desenvolvimento motor, nem psicológicos, mas nasceu com uma síndrome rara que deixou seu rosto todo deformado.

"Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu.
Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior."

Então ele vai com sua mãe visitar a tal escola. O diretor apresenta-lhe os três alunos, Jack Will, Summer e Julian, que lhe mostrarão a escola. E assim partem. A experiência é estranha, porque todos conversam, mas ninguém olha diretamente para ele. Com esta experiência, e mesmo sabendo que vai passar por grandes dificuldades todos os dias, como ser rejeitado e repudiado, Auggie aceita o desafio de estudar na escola.


Como os capítulos são curtos, várias coisas acontecem em pouco tempo de leitura, então não convém estragar a surpresa, a experiência da sua leitura contando, porque você vai ler (não vai?). O mais incrível da narrativa da autora, que é fácil e fluida, é a forma como ela dividiu o texto.

A história vai seguindo aos poucos conforme novos personagens vão contando como se envolveram com August. Cada parte do livro é sob o ponto de vista de um personagem, como de Via, Summer, Jack Will, entre outros que são até de se surpreender que tenham seus próprios capítulos. São várias visões bem diferentes, sempre em primeira pessoa.

Nessa brincadeira criada pela autora, quero destacar a parte em que passamos a acompanhar a história através da irmã mais velha, Olívia (Via). E tudo muda de uma forma impressionante. No primeiro capítulo dela já é possível perceber sua personalidade forte, e a visão “real” das situações que a família passa. Ela fala que não se lembra de sua vida antes do August. É uma parte tocante quando ela conta sobre a falta de atenção dos pais, e sobre problema do irmão. Uns dos mais tocantes capítulos de Wonder, que te convido a conhecer.

A edição em português, Extraordinário, será lançada pela Editora Instrínseca em 8 de Fevereiro. Como a curiosidade sobre o título foi maior por já ter esbarrado com ele pelas "prateleiras virtuais", busquei o livro em inglês e me surpreendi por ter conseguido ler suas 320 páginas em apenas uma semana! Se não bastasse recomendá-lo pela excelente história, o faço também para quem quer se arriscar no inglês e/ou para quem está começando. O nível é fácil e a leitura se torna rápida pelos capítulos serem curtos. Não se intimide pela quantidade de páginas. Nem vai perceber quando tiver terminado.

Não há o que contestar: R. J. Palacio fez um excelente trabalho. E tudo foi baseado numa experiência que ela mesma teve num passeio com seus filhos à uma sorveteria -cena presente no livro. Minhas palavras, eu sei, não foram suficientes para falar o quanto gostei do livro, mas se apenas uma o definir, esta palavra será: extraordinário.




   ~ Links ~   


Wonder pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     

Extraordinário pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |      Amazon (compra)     |     Site do Livro     |     Trecho do Livro

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails