12 de março de 2014

Resenha: O Clã dos Magos, de Trudi Canavan

Título: O Clã dos Magos
Título Original: The Black Magician's Guild
Série: Trilogia do Mago Negro #1
Autora: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 446

Sinopse:
Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos. 

"Acabei! Eu acabei O Clã dos Magos! Me sinto vitorioso".

Foi essa frase que permeou por minha cabeça, e que foi parar no Twitter e em conversas com amigos, quando li a última palavra do primeiro livro da Trilogia do Mago Negro, de Trudi Canavan.

Com veementes recomendações não pude resistir à leitura de um bom livro, ainda mais já tendo toda a coleção em casa. Foi um bom momento de leitura, afinal, se eu ficasse esperando este tal "momento" chegar, talvez nunca chegasse.

Fora previamente avisado de que o início da história de Sonea (se lê Sônea, ou Sonéa? enfim...) seria mais parado, mas que a persistência valeria a pena... para os próximos livros. -Respira fundo, estala dos dedos, põe o óculos e começa a ler-

Uma pedra arremessada. Somente isso foi necessário para que Sonea, uma garota pobre que mora com os tios, fosse considerada uma ameaça para os magos de Imardin. A pedra conseguiu transpassar o escudo protetor dos magos da Purificação e acertar um deles. Bastou isso para que todo o clã dos magos realizassem buscas pela garota. Que comece a perseguição!


Eu esperava muito, mas muito mais da história. Não imaginava que uma história infantojuvenil simples e de trama pouco desenvolvida como essa poderia render quase 450 páginas. Metade disso já bastaria para contar toda a história deste primeiro livro com detalhes, haja vista que inúmeras cenas são desnecessárias e acabaram por se tornarem cansativas, principalmente na primeira parte (o livro é dividido em duas).

Há vários pontos que eu gostaria que tivessem sido diferentes. Para mim, que esperava tramas mirabolantes e cheia de reviravoltas e profundidade, a história se mostrou extremamente linear, em que os personagens bons eram sempre bons e os ruins, sempre ruins. Simples assim. Mais comentários na seção de spoilers. Apesar disso, os personagens ganharam personalidades reais. Todas essas páginas conseguiram passar quem são cada um deles.

As cenas finais conseguiram me deixar ansioso e tenso, querendo saber logo qual seria a resolução do que estava prestes a acontecer. E foi boa. Poderia ter tomado um rumo diferente, mas foi boa.

Sobre a edição, a capa não é tão chamativa, mas a editora Novo Conceito acertou a mão quanto à diagramação: tipo e tamanho das fontes perfeitos, assim como os espaçamentos. Mesmo sendo enorme, os livros dessa série não são pesados, e o papel é de qualidade. Ao final do mesmo, há glossários e mapas (que fizerem total diferença para entender as descrições dos lugares).


Por que eu não larguei o livro na metade?
Porque a) a escrita da autora é boa, o que deixou a história fluida e rápida (de maneira geral) de se ler; b) os livros seguintes devem ser melhores, porque no final, a autora deixou uma bomba na vida de Sonea, e ela vai ser obrigada a lidar com isso daqui para a frente.

Tomara, mesmo mesmo mesmo, que o segundo seja melhor, porque as quase 450 páginas do primeiro foram uma "pequena" introdução meio mal feita. Já iniciei sua leitura (não falei que a escrita era boa?), e nas primeiras páginas já percebi uma diferença, uma atenção maior aos detalhes, e a impressão inicial é a de que agora sim a história vai começar. É torcer para valer a pena!


____________________________________



SEÇÃO DE SPOILERS

Às vezes sinto muita vontade de comentar mais descontraidamente sobre partes específicas da história, mas não quero incluir isso nas resenhas, prefiro deixá-las livres de spoilers, porém ainda com minha opinião sincera, então criei esta parte para comentar pontos específicos do livro com quem já leu.

Vamos lá:

Achei que a primeira parte foi descartável em 80%. Não precisava enrolar tanto para contar que ela deu uma pedrada no mago e isso não era pra acontecer, então teria que fugir.

A segunda parte melhorou um pouco, porque tinha a questão dela já estar confinada no clã, então ela não tinha escolha senão ficar e seguir as regras.

Sonea confiou bem rápido em Rothen, mas até que foi bom, porque a autora poderia fazer bastantes coisas para colocá-la em dúvida ainda. Até que Fergun dá o ar da graça dizendo-a que prendeu o Cery e faz a tal "proposta".

Bem, ela é maga, já tem o Controle. Rothen é 100% confiável e também tem seu amigo Dannyl. Todo mundo têm poderes. Ela já sabe que o Fergun é um idiota. Por que raios ela tem que querer se dar uma de boazona e tentar enganar o clã inteiro para Fergun "talvez" cumprir o que ele falou ao final do acordo? Era só ela contar tudo para Rothen, pedir sigilo, e ele junto com Dannyl, encontrar Cery e incriminar Fergun. Só. D=

Ela já confiava plenamente no Rothen, pra quê esconder isso dele e sofrer calada?

Não achei a história mirabolante para ter 446 páginas. A trama é simples, poucos personagens, poucos acontecimentos... Nem é tão detalhada assim para usar como justificativa (nem teve a descrição da entrada principal da Universidade no momento em que Sonea ficou deslumbrada com as escadas e as pedrarias).

As partes de ação foram boas, e o final foi legal. Apesar de fraco, me senti tenso enquanto a prisão de Cery não vinha logo a tona para desmascarar Fergun.

E após isso, queria que ela tivesse desconfiado do porquê que o Lorde Supremo se deu ao trabalho de salvar Cery e incriminar Fergun, mas não, ela só aceitou, mesmo ele sendo o Lord Voldemort da história. ç_ç

Quando Fergun aprisionou Cery eu tinha quase certeza de que ele iria usar isso contra Rothen, fazendo com que a Sonea desconfiasse dele, que sempre é bonzinho e confiável, ou para fazê-la desconfiar do clã, dizendo que o clã aprisionou seu amigo e ela teria que sair de lá. Algo assim. Mas foi bem linear. Ele só o prendeu para ameaçá-la caso não aceitasse a proposta. Isso não é ser linear?

Viram por que O Clã dos Magos não me surpreendeu?

Se você o leu, comente o que achou, se concorda ou não com o que escrevi acima. Exponha outras opiniões. ;)

FIM
____________________________________




  ~ Informações ~   

Leia outras resenhas da Trilogia do Mago Negro:
[ 1 ]  O Clã dos Magos
[ 2 ]  A Aprendiz
[ 3 ]  O Lorde Supremo

   ~ Links ~   

O Clã dos Magos pode ser encontrado em:
Skoob  

Submarino.com.br

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails