5 de setembro de 2012

Resenha: A Culpa É Das Estrelas, de John Green

Título: A Culpa É Das Estrelas
Título Original: The Fault In Our Stars
Autora: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288

Sinopse:
Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. 
Editora Intrínseca A Culpa É Das Estrelas chegou num dos momentos mais difíceis da minha vida. A vontade que tinha era de devorá-lo, mas meus pensamentos me impediam sequer de chegar perto dele. Eu sabia que a carga emocional deste livro seria grande. E o receio de saber o que encontraria nas páginas seguintes também aumentava.

Resolvi deixar de lado este receio, e comecei a leitura, me preparando para o pior.

Nossa protagonista, Hazel Grace, tem dezesseis anos e um problema de pulmão em estágio avançado. Está 24h por dia conectada à algum tipo de bomba de oxigênio. Seu estado terminal está sendo prolongado com um remédio em fase de teste, que, graças a Deus, está funcionando.

A mãe, que vive para cuidar da filha desde que descobriu o problema aos treze anos, quer que ela participe do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer na igreja. Com tanta insistência baseada em frases do tipo "Você precisa ter uma vida social!", Hazel vai. E encontra Augustus Waters.

Ele tem osteossarcoma (câncer nos ossos), e já perdeu uma perna por isso -logo substituída por outra mecânica. A doença está controlada, e indo tudo bem. É por quem Hazel sente grande afinidade, e com ele viverá o maior romance de sua vida.

Posso dizer que eles se completam. Tanto pelos gostos, quanto pelas divergências. E o que mais os converge é um livro: Uma Aflição Imperial, de Peter Van Houten. É favorito de Hazel, porque ela se identifica totalmente com a personagem que também sofre de câncer. E você se engana se acha que o livro é apenas um detalhe em A Culpa É Das Estrelas.

Tenho tanto para falar sobre ele, mas aposto que nem todos chegarão ao final da minha gigantesca resenha, então vou me conter e omitir algumas observações. É uma história simples, mas tão difícil de se refletir sobre.

Este pequeno livro azul é triste, mas na tristeza somos apresentados às felicidades, e aos pequenos prazeres da vida. E tudo isso passando muito longe dos clichês de auto-ajuda.

Não é daqueles livros -seguindo o pensamento da Vivi do canal aViviu, do qual compartilho- em que a protagonista se põe na condição de doente terminal e vai vier altas aventuras antes de morrer. Não! Hazel sabe que não vai durar muito tempo, e só quer ficar quieta, fazendo o que já está acostumada. Sua condição é de conformismo, pronto. Ela vai morrer.

"— Eu sou uma granada — repeti. — Só quero ficar longe das pessoas, ler livros, pensar e ficar com vocês dois, porque não há nada que eu possa fazer para não ferir vocês; vocês estão envolvidos demais, por isso me deixem fazer isso, tá? Não estou deprimida. Não preciso sair mais. E não posso ser uma adolescente normal porque sou uma granada."

Os personagens são únicos. Personalidades marcantes. Hazel, Augustus e também Isaac, o amigo que se torna cego. O carisma de cada um está em seu jeito de pensar, de falar. São sarcásticos, auto-depreciativos. Realistas. Difícil é não se apegar a pelo menos um dos personagens.


John Green
 é uma pessoa carismática, extrovertida, animada. Basta assistir aos vídeos dos Vlogbrothers, em que Hank, seu irmão também participa. Soube disso previamente através do movimento #CulpaDoJohnGreen no Twitter, do qual participei e acompanhei fervorosamente. Consegui captar um estilo passado pela pessoa John Green, o qual pude comparar com o autor John Green neste livro.

Terá John Green parafraseado ao seu fictício autor Peter Van Houten? Fui pego de surpresa, e o livro nem tinha terminado. Isso não me agradou. Nem o final.

Porém, jamais tirará o mérito dessa história tocante e marcante, engraçada e triste, cuja personagem foi inspirada em uma garota real, Esther Earl, por quem John teve grande estima. Sua história, pode ser assistida num dos vídeos do próprio autor para a família dela (se alguém tiver um link do vídeo legendado, me informe, por favor). Procurando informações sobre, você vai descobrir muitas e muitas coisas sobre eles.

Ao final, A Culpa É Das Estrelas não virou favorito, nem ganhou cinco estrelas, mas foi delicioso de se ler. Impossível de largar. Difícil de engolir. Triste, de chorar.

And don't forget to be awesome.

SORTEIO

a Rafflecopter giveaway
Legendas:
"Quero Participar" - é a única entrada que precisa fazer para concorrer aos prêmios

Chances extras:
"Leave a Blog Post Comment" - deixe um comentário com conteúdo neste post
"Follow @lembraDhistoria on Twitter" - siga o Twitter do blog
"Follow @Twitter on Twitter" - siga o Twitter pedido na promoção
"Easy entry for all Blog Lembra Daquela História? fans on Facebook" - curta a página do blog no Facebook
"Easy entry for all Página do Facebook fans on Facebook" - curta a página pedida no Facebook
"Tweet About the Giveaway" - Tweet a frase pedida e cole o link dela no campo em questão (uma vez por dia)

~ Promoção válida de 5 a 25 de Setembro;
~ O ganhador deve ter endereço de entrega no Brasil.

O nome do ganhador será revelado somente nesta página dia 26 de Setembro. Este terá 3 dias para entrar em contato com o blog enviando o nome e endereço completos, com CEP. Caso contrário o sorteio será refeito.
O prêmio será enviado pela editora Intrínseca, que tem 30 dias para fazê-lo.


--
Atualização em 26 de Setembro:
Vencedor divulgado. Entre em contato em até 3 dias a partir de hoje (até 28/09).
--



   ~ Links ~   

A Culpa É Das Estrelas pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |     Primeiro Capítulo     |     www.aculpaedasestrelas.com.br

Submarino.com.br

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails