30 de março de 2011

Dicas Daquela História: Você conhece os Audiobooks?

Já ouviu falar dos audiobooks?

O que são:
Audiobooks, ou audiolivros, se preferir, são livros gravados em CDs ou fitas K-7 (sim!) com o conteúdo integral do título em questão.

São narrados por profissionais, em voz alta. Contém até efeitos sonoros, mudança de personagens com outras vozes, interpretações... tudo é válido ao contar, ou melhor, narrar a história. Se você quiser, pode ajudar em gravações. Falarei disso adiante.


Há alguns anos, nós, brasileiros fomos apresentados aos audiobooks de forma tímida. Muitos desconhecem a causa, outros acham besteira.


Quem precisa deles?
Você, eu, qualquer pessoa!

Quem reclama de tempo, costuma aproveitar momentos no trânsito para ouvir uma história nova, aprender novas línguas, desenvolver habilidades de comunicação, por exemplo. Basta colocar o disco no CD Player do carro e ouvir.

Até quem tem tempo, mas não gosta de ler, aproveita e ouve o livro! Isso pode criar o hábito da leitura. Incentivos não faltam neste meio.


Os maiores beneficiados.
Deficientes visuais. Eles são independentes, não precisam de alguém contando-lhes histórias, ouvem-nas na hora em que quiserem! Eu acho fantástico!

Propagada da editora Plugme

Os títulos são variados e há editoras especializadas em audiobooks, como o selo Plugme, da editora Ediouro, que sempre tem lançamentos.
Além dos livros do Augusto Cury, Paulo Coelho, outros títulos como 1822, O Pequeno Príncipe, Alô, Chics!, Marley e Eu, A Lição Final, O Caçador de Pipas, e vários e vários outros estão disponíveis para compra da mídia física ou por download.

Não só esta, mas outras editoras têm apostado em audiobooks, como a Rocco, que vem lançando a saga de Harry Potter em audiobook.

O site AudioLivro.net têm ótimos livros, como Querido John, Alice no País das Maravilhas, Os Sete, Viagem ao Centro da Terra e muitos outros.


Compensa?
Claro, além das vantagens que já citei, você pode preferir ouvir um livro a lê-lo. Pode se tornar mais agradável.
Dependendo da loja, pode ser mais barato do que um livro de papel ou e-book.

Uma técnica que descobri, foi utilizar audiobooks para acompanhar a leitura de um livro em inglês. Você pode achar na Book Depository, loja com seu famoso frete grátis. Falei da loja aqui.
E também pode achar vários audiobooks gratuitos nos links mais abaixo. ;D

Para quem quiser gravar...
A Fundação Dorina Nowill para Cegos, além do acervo de livros em braille, mantém um enorme acervo de audiobooks em CDs e fitas K-7, gravados e mantidos por voluntários, que podem ser alugados e são enviados pelos Correios para qualquer parte do Brasil. Quem se sentir tocado e quiser ajudar, entre em contato com eles. Aqui no site existem vários emails para contato. Você pode emprestar sua voz para milhões de pessoas ouvirem. :D


Audiobooks grátis.
Sim, eles estão presentes em nosso meio!
Vários dos clássicos da literatura nacional e internacional já foram gravados em áudio e você pode usar os links abaixo para ver os que mais interessam:

Audiobooks.org
LibriVox
Universidade Falada


Vocês já tiveram contato com audiobooks? Qual sua opinião sobre eles?
Conte-nos sua experiência! :D
Rafael


Leia outras Dicas Daquela História clicando aqui.

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

7 comentários:

Oiie Rafaeel! Adoorei o post! Realmente acho super bacana essa ideia, principalmente para os cegos! Acredito que ajuda a incluí-los melhor no mundo literário.

Bom, eu nunca tive a oportunidade de "ouvir um livro" em audiobook, mas agora fiquei curiosa!
Imagina, voce lá ouvindo e imaginando, fazendo caretas e rindo sozinho? As pessoas iriam acham estranho shuahsuasa'

Super inovador, e por mais que eu ja tinha ouvido falar, nunca imaginei como funcionava...

Beijos,
www.livroseatitudes.blogspot.com

Obrigada por me lembrar que tenho que baixar audiobook. rs

Entao, eu achei a ideia suuper bacana!! Principalmente para os portadores de necessidades especiais , facilitam muito a vida deles e proporcionam momentos prazerosos.
E algumas pessoas tem preguiça de ler e preferem ouvir se beneficiam.
Eu ja baixei um pra ouvir: A metamorfose (Kafka), sinceramente nao tive paciencia.rsrs É muito devagar, nao tenho paciencia pra ficar ouvindo e fico agoniada pra saber o que vai acontecer logo.rsrs Sem falar que demora muuuito.

Preferi baixar o livro msm e li rapidinho!! ^^

Ahh, mas ter o livro em mãos é muuuito bom!!

Obs: Vou baixar coisa agora por necessidade (coisa pra facul). Pra ir ouvindo durante a viagem e enqnto tiver estudando em casa. Acredito e espero que facilite meus estudos!


Beeijos

Olá, meninas!
Já ouvi alguns e adorei a experiência. Os efeitos sonoros e distinção dos personagens te fazem entrar na história.
Muito divertido.

Beijos!

Que legal, Rafa! Olha, eu só tive uma experiência e faz um bom tempo. De qualquer maneira, recentemente, dei uma espiada-auditiva nos demos dos livros do Harry Potter, que estão disponíveis no site da Rocco, e adorei. Muita gente não curtiu, porque a voz é muito grave e tudo mais, o que, ao meu ver,vai do gosto de cada um.

@nanuka,
Minhas experiências foram muito positivas! Recomendo. O de "A Lição Final" me emocionou muito.
Não ouvi os trechos de HP, vou dar uma olhada (ouvida?).

Abraço, Nanuka!

eu ainda não ouvi um audiobook, só lembrei da biblia na voz do cid moreira xD
acho um formato muito válido, não só para os cegos, mas para os preguiçosos e aqueles que viajam muito em onibus/carro ou pega muito trânsito, nem sempre dá pra ler, eu mesma fico muito tonta.
vou procurar alguns títulos pra baixar. adorei sua dica de ouvir um livro em inglês acompanhando junto do livro, vou testar qualquer dia desses =D

ótima dica!

beijos
bibs

@bibs,
Nossa, quem não tem/teve? hahaha
Todos saem beneficiados com os audiobooks.
Ajuda bastante ouvir um em inglês. Você se situa na história com a ajuda dos efeitos especiais.

Beijos

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails