24 de fevereiro de 2017

Resenha: Nijigahara Holograph, de Inio Asano

Título: Nijigahara Holograph
Título original: 虹ヶ原ホログラフ
Autor: Inio Asano
Editora: JBC
Páginas: 296

Sinopse:
Com palco no terreno chamado Nijigahara, o passado e o presente dos alunos de uma escola se entrelaçam intensamente. O boato sobre o monstro que vive no túnel, o segredo que cada família carrega, um “surto” de borboletas que infestam a cidade… Através dos infindáveis eventos e “linhas do destino”, o mestre Inio Asano convida o leitor para adentrar um mundo nunca antes visto.

Um quebra-cabeças de sutilezas e brutalidades

Embrenhando-me por resenhas e simples comentários sobre o mangá Nijigahara Holograph, desviando de spoilers como Neo desviando das balas em Matrix, o senso comum era de que essa é uma história confusa o suficiente para que seja necessário fazer releituras da obra de Inio Asano para compreendê-la melhor. "Acha? Não deve ser pra tanto" e comecei a leitura prestando o máximo de atenção aos detalhes. Que ingenuidade.

As primeiras páginas com quadrinhos embaralhados, cenas chocantes e falas aparentemente desconexas são um gostinho do que o acompanhará dali por diante na história de personagens perturbados pelo passado, tentando encontrar seus propósitos no mundo, em um lugar chamado Nijigahara, onde tem tido aparições de misteriosas borboletas brilhantes.

Aos poucos o leitor começa a identificar os variados núcleos de personagens da história e perceber como eles se entrelaçam através de sutilezas: falas de um personagem são referenciadas pela atitude de outro; lembranças do passado, entre outros.


Os traços precisos do autor não deixam margem para desentendimento de cenas. O desenho é muito limpo, detalhado e belo! Fico imaginando que se algumas das ilustrações fossem coloridas seriam um maravilhoso livro para se admirar.

Já em relação à história, essa sim precisará ser digerida com o tempo, obrigando o leitor a organizar as pecinhas do quebra-cabeças em sua mente, relendo-a com outros olhos a cada vez.

Um mangá muito bem feito, que botou em dúvida até o próprio autor, com sua fala na contra-capa, que diz:

"Acho que não vou conseguir fazer outra obra como esta."

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails