13 de março de 2012

Manual Básico de Livros de Vampiros


Alguém já viu por aí que vai rolar um filme de vampiro chamado “Abraham Lincoln: Vampire Hunter”?  Pois, é.  O filme é baseado em um livro, escrito por Seth Grahame-Smith, lançado em Março de 2010. São menos de dois anos entre o lançamento do livro e do filme.


Se a loucura que é a saga Crepúsculo não fosse suficiente, temos uma enxurrada de lançamentos com esse tema a torto e a direito.

Por isso, achei que seria legal, como amante do tema, indicar outras leituras boas para aqueles que amam Crepúsculo e/ou não perdem um episódio de True Blood.
Então, vamos lá...

1) “Entrevista com o Vampiro”, Anne Rice

Para mim, vampiro que é vampiro bebe sangue e não pode sair durante o dia. É isso que os transforma nos seres exóticos e perigosos que tanto nos atraem. Por isso, para quem quer fugir um pouquinho do Edward e se envolver com vampiros de verdade, nada como uma boa dose de Lestat, Louis e Armand para se descobrir o perigo de se apaixonar pelo mistério da noite. Sempre indico o livro, mas veja também o filme. Afinal, ver Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas fantasiados de vampiros por mais de duas horas deveria ser considerado parte do paraíso. E o filme é bom.


2) "Morto até o anoitecer", Charlaine Harris

É o primeiro volume da série Southern Mysteries que nos apresenta Sookie Stackhouse que, a maioria de vocês deve saber, é a inspiração para True Blood. Digo inspiração porque, apesar de ser muito parecida, tem algumas diferenças básicas. Fora, que já são 11 livros – a história está bem desenvolvida. Indico até mesmo para quem acompanha a série. Sookie é uma graça de protagonista e as histórias e mistérios realmente instigam. Vale a pena começar do primeiro e seguir de uma só vez ao último.


3) "Prazeres  Malditos", Laurell K. Hamilton

Essa série, pouco conhecida por aqui, começou há quase 20 anos e apresenta uma das protagonistas mais duronas por aí. Anita Blake luta e se apaixona por vampiros, lobisomens e, até mesmo, fantasmas. Uma coisa de doido. Considero uma qualidade pior que Harris e nem comparo a Rice. Mas é divertido e já são mais de 20 volumes na séries. Bom para se afogar em vampiros.


4) "Noturno", Guillermo Del Toro e Chuck Hogan

Talvez vocês conheçam Del  Toro como diretor. Ele dirigiu “O Labirinto do Fauno” e “Hellboy” entre muitos outros. Chuck Hogan é um roteirista de renome lá fora também. E, juntos, trazem a Trilogia da Escuridão onde os vampiros são nem um pouco sexy ou encantadores. Aliás, nem adolescentes loucas pelos sugadores de sangue chegariam perto desses monstrinho nem com uma vara de três metros de comprimento. Aqui, os vampiros são monstros, sem consciência alguma e, sinceramente, os humanos estão completamente ferrados.


5) "Drácula", Bram Stoker

Vamos combinar que esse é o clássico. O grande vampiro. A grande obra de vampiro. Transilvania, donzelas, morcegos e um vampiro mais sedutor do que qualquer outra coisa é o que esse livro traz. Romance em forma epistolar, dando voz a vários personagens, essa obra nos permite não só conhecer intimamente o maior vampiro de todos, mas saber seu impacto em diversos outros personagens. Foi adaptado para o cinema diversas vezes. Porém, na minha opinião, a melhor é a versão com Gary Oldman (maravilhoso), Anthony Hopkins e Winona Ryder (antes de roubar lojas).  Escrito em 1897 não fez tanto sucesso quanto outras obras da época. Mas também, ninguém poderia saber que vampiros se tornariam o “Go-to” monstro da vez.


Podemos começar com esses cinco. Mas tem outros! Querendo mais dicas, só pedir.
E antes que alguém reclame. Diários do Vampiro e Crepúsculo não valem já que estamos falando de vampiros de verdade, né? Não só esses molengas que ficam andando por aí em plena luz do sol!

Esse comentário acima foi só para criar polêmica, não briguem comigo! =)

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails