28 de maio de 2011

Re-Resenha: O Guia Do Mochileiro Das Galáxias, de Douglas Adams

Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Título original: The Hitchiker's Guide to the Galaxy
Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias #1
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Páginas: 208

Sinopse:
Em 12 de outubro de 1979, o mais extraordinário livro jamais publicado pelas grandes editoras da Ursa Menor (e da Terra) tornou-se acessível para a humanidade - O Guia do Mochileiro das Galáxias.

O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams e conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário!
Não, você não está enxergando dobrado, nem eu escrevi o título errado. Esta é a primeira re-resenha aqui no Lembra Daquela História?.

No início do blog, uma das primeiras resenhas foi deste livro.
Você pode lê-la clicando aqui.

Pois bem, quarta-feira, 25 de Maio, foi o Dia da Toalha. Dia em que os nerds usam para homenagear Douglas Adams, autor da série Guia Do Mochileiro Das Galáxias, cujo primeiro livro é este.

Na época da primeira resenha, já fazia certo tempo que havia lido e não fiquei com as melhores das impressões sobre a obra. Dessa vez, também influenciado pelo Dia da Toalha, resolvi reler o Guia.

A história de ficção-científica é baseada nas aventuras de Arthur Dent e Ford Prefect, o humano e o alien, pela galáxia. Ford salva Arthur da destruição da Terra. O motivo? O planeta simplesmente estava no meio do caminho, no universo.

Pegam carona numa nave Vogon, os piores seres da galáxia, cujas poesias recitadas são tenebrosas e impossíveis de se suportar, mas são salvos por Zaphod Beeblebrox e Trilian, alienígena de duas cabeças e três braços, e humana. Ah, claro, a nave Coração de Ouro também leva Marvin, o robô maníaco-depressivo, um computador muito alegrinho, entre outros seres(?).
Eles têm a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais, mas... é um tanto confusa... 42.

" - Quer dizer então - disse ele- que vamos morrer.
- É - disse Ford -, só que... não! Espere aí! - De repente levantou-se e lançou-se sobre algo que estava atrás do campo visual de Arthur. - O que é esse interruptor?
- O quê? Onde? - exclamou Arthur virando-se.
- Nada, brincadeira minha - disse Ford. - A gente vai morrer, sim. "

É engraçado como nossas opiniões mudam ao passar dos anos. Li este livro, pela primeira vez há quase exatos 3 anos e, vendo minha primeira resenha, você pode ver que o período de leitura foi massante e dei pouquíssimas estrelas de classificação.

Percebo que o humor não me atingiu da melhor forma, na época. Hoje, li de forma mais prazerosa e pude ver os diversos pontos da história citados e até criticados, como a política e a criação do mundo. Estou mais preparado para encarar a saga de Arthur Dent.

Douglas Adams tem humor caracterizado pelo sarcasmo e ironia. Aconselho que leia o Guia com atenção, porque a cada linha há uma piada e/ou tirada diferente. É o gênio dos neologismos: nunca vi alguém inventar tantas palavra em um livro! E, olha, que imaginação tem esse autor!

Dei mais uma chance para a série, como havia citado na outra resenha, que um dia o faria, e me senti cativado.

Se você, assim como eu, leu e não gostou, ou se simplesmente não tem vontade de ler, tente mais uma vez. Quem sabe você não se surpreende? ;D



O Guia do Mochileiro das Galáxias pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob

Submarino.com.br



Compre a Coleção completa, com os 5 livros:
Submarino.com.br



Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

9 comentários:

"Isso de nada adiantará, vamos todos morrer... se tivermos sorte!"
Marvin o andróide paranóide


kkkkkk.. adoro os guia dos mochileiros. Ficou otima a resenha =D .

@Su_, oi Suellen!
Marvin e seu humor (ou não) único.
Muito obrigado. :D

Oiie Rafael!!!

Eu comprei a coleção pra mim devido ao dia da toalha, pretendo lê-la em breve.

Muito boa a resenha, fiquei curiosa com os personagens!


Beeijos^^

...............................
www.livroseatitudes.blogspot.com

O Guia do Mocileiro das Galáxias é sensacional!!!
Eu morri de rir lendo-o e tenho o Marvin como um dos meus personagens favoritos.
XD
Que bom que agora você tem uma nova (e melhor!) visão da obra do Mestre Douglas.
^^

Beatriz,
Muito obrigado! Acho que vai adorar. Também comprei. *-*

Lady Geek,
Marvin é um 'coitado', haha
Eu mesmo fiquei feliz por ter dado mais uma chance e o resultado ter sido satisfatório.
:D

mto lgl a resenha, ainda não li essa série mas sempre tive curiosidade!^^

--
hangover at 16

@Caue1507, Que bom que gostou! Leia, sim, depois diga o que achou.

Quando eu fiz minha primeira leitura do livro, eu o abandonei por não achar muito interessante. Então, depois de quase um ano, ou um ano, reli e gostei. Digo, gostei mais do que da primeira vez.

Acho que devemos dar uma nova oportunidade para os livros que a gente abandonou ou não curtiu muito. Talvez não estivéssemos no momento propício para a leitura dele.

Realmente, o Douglas usou muitas palavras novas e estranhas. Demorei para acostumar haha.

É muito comum mudarmos de opinião quando o lemos o livro pela segunda vez, especialmente quando estamos mais maduros e com o acréscimo de outras experiências em nossa vida. Sempre vale a pena dar a segunda chance.

Já estou seguindo seu blog, quando tiver um tempinho, me faz uma visita?
www.amormisterioesangue.com

Bjs

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails