17 de junho de 2010

Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Título original: The Hitchiker's Guide to the Galaxy
Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias - Livro 1 
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Páginas: 208

Sinopse:
Em 12 de outubro de 1979, o mais extraordinário livro jamais publicado pelas grandes editoras da Ursa Menor (e da Terra) tornou-se acessível para a humanidade - O Guia do Mochileiro das Galáxias.

O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams e conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário!


~ Leia minha re-resenha deste livro clicando aqui! ~

Fui induzido a comprar graças à cultura nerd que estava em ascensão. Impulso. Até minha camiseta falava que eu deveria ler este livro. Comprei, e a vontade inexorável de ler não me segurou.
O que realmente me aguçou foi a descrição do próprio Guia do Mochileiro, que é um livro (no livro) que ensina a sobreviver sendo um mochileiro. As diversas e infinitas maneiras de se usar uma toalha, posso afirmar, que é a (p)arte mais legal da obra toda!
Arthur Dent é um humano que é salvo por seu amigo Ford Prefect, um alienígena disfarçado de humano, da destruição total da Terra pelos Vogons (uma raça alienígena extremamente burocrática e mal-vista em toda a Galáxia) para dar espaço a uma nova via hiperespacial intergaláctica. Pegam carona em uma nave Vogon, são expulsos para o espaço sideral, mas são resgatados pela nave Coração De Ouro, comandada por Zaphod Beeblebrox, presidente da Galáxia e Trillian, a terráquea que fugiu com Zaphod. Conhecem Marvin, um robô maníaco-depressivo; usam uma máquina de improbabilidades infinita; eles tem a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais: 42.
A história é maluca! Eu achei confuso e tentei achar engraçado. Douglas Adams é sarcástico e crítico. Critica principalmente o governo. Essas suas sacadas são atuais, apesar de ter sido escrito em 1984, que valem até hoje e continuarão valendo para sempre. O livro em si, demorei uns dois meses para ler. Cheguei num ponto que não via a hora de terminar a leitura.
Se você gosta de ficção científica, não vá só pela minha resenha -tá, eu não entendo do que gostam nessa série, mas, enfim... Brincadeira.
Bem, apesar do descrito, não me contentei e comprei o segundo livro - O Restaurante no Fim do Universo. Este eu parei antes da página 100. Tenho vontade de conhecer toda a saga de Arthur Dent, mas, quem sabe um dia eu termino de ler.
Gosto da arte da capa. É bem a cara do autor -louco. Hauhauha!



Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

4 comentários:

Ual! Gostei da resenha! Estou loouco pra leer a série toda!! Mas tô sem money! haushsau

Dá uma passadinha no meu blog tbem
http://www.blogpequenoleitor.blogspot.com/

@Matheus Alencar, vejo muita gente comprando a série baratinha e tenho até vontade de começar, de novo. :P

Abraço!

Nossa mais um livro que vai entrar na minha lista de ler ^^

@Bianca Prado,
Leia e tire suas conclusões. ^^
Muitos se apaixonam pela série.

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails