5 de março de 2011

Resenha: A Maldição Do Tesouro Do Faraó, de Sérsi Bardari

Título: A Maldição Do Tesouro Do Faraó
Série: Vaga-Lume
Autor: Sérsi Bardari
Editora: Ática
Páginas: 112

Sinopse:
Uma viagem ao Egito se transforma num intrigante caso de polícia, quando uma valiosa peça do museu é roubada. As pistas apontam para Péricles, um turista brasileiro que visita o lugar com os filhos, mas ele é inocente. 




Ah, a coleção Vaga-Lume. Fez parte do meu ensino-fundamental, e aposto que do seu também.
Quem nunca leu O Mistério Do Cinco Estrelas, ou O Escaravelho Do Diabo? Clássicos do infanto-juvenil.

No último Barganha Book da biblioteca municipal da Vila Prado, em meio às ótimas trocas que fiz estava A Maldição Do Tesouro Do Faraó. Lembro que havia começado sua leitura aos 14 anos, mas não havia me entretido. "Tenho que dar mais uma chance a ele!".

Este livro conta a estória de Roxana e Ciro, dois irmãos, que viajam com Péricles, o pai, para o Egito. A viagem já estava programada a tempos. Visitariam vários monumentos históricos e conheceriam a cultura do Egito Antigo.

O grupo de turismo Green Valley organiza todo o passeio levando os três familiares e outros turistas para as excursões. Quando chegam ao Museu do Cairo, um grande alvoroço acontece e a Coroa de Tutancâmon é roubada. Todos os presentes se tornam suspeitos e pequenas ações, no final, se interligam e podem ser vistas de maneira positiva ou negativa. Claro, o principal suspeito da polícia egípcia é Péricles, e não se esforçam para tentar provar isso.

No Brasil, Laís, a jornalista,  acompanha os acontecimentos e sai de férias de última hora para investigar e viaja para o Egito. Nada é tão simples como parece ser. A japonesa, o casal australiano, os garotos, as neozelandesas e outros personagens são todos suspeitos, também.

Juntos, Roxana, Ciro e Laís tentam descobrir quem é o real ladrão da Coroa de Tutancâmon. E isso você vai descobrir lendo.

O autor escreve de forma simplificada, também visando seu público alvo, o que deixa a leitura muito fluida. Nada que com algumas horas não se leia por completo. A história é envolvente, pois, como disse, flui bem, porém é superficial.

A cultura egípcia não é totalmente explorada. Alguns poucos elementos são citados, como os hieróglifos, lendas e misticismo, diferentemente dos locais e tumbas e faraós, a todo tempo lembrados, e isso poderia ser melhor aproveitado se tivéssemos um mapa do roteiro turístico feito pelos personagens, pois vários locais são citados. Nos situaríamos melhor no espaço retratado pelo livro.
As partes de ação, também achei que ficaram rápidas e confusas, que são os trechos mais importantes da estória.

Se fosse reescrito de forma mais aprofudada levando em consideração as sugestões do parágrafo acima, seria mais divertido, afinal, achei-o sério demais.

Mas uma parte que tenho que ressaltar é o desfecho ÉPICO da trama. Realmente fantástico. o/

Já leram este livro, pessoal?




A Maldição Do Tesouro Do Faraó pode ser encontrado nos seguintes sites:

Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

18 comentários:

Eu adorava ler os livros da Coleção Vaga-Lume, Rafa! Não li todos, mas eram tantos escritores consagrados (Marcos Rey, Dupré, entre outros), que ficava impossível escolher o melhor! Este eu não li, e acredita que já tive? Ah! você já ouviu falar na série "A Inspetora"? Eu postei uma resenhinha lá no Globosfera Teen da Márcia. Era bem o estilo desta coleção. http://globosferateenager.blogspot.com/2011/03/serie-inspetora.html Esclarecedora sua resenha, Rafa! Abração!

@nanukandrade, li alguns da coleção. Sempre legais.
Não conheço essa série, vou dar uma olhada. ^^

Abraço!

Nossa cara, a série vagalume IUHFAPSIUHASIU meudeeeus, minha infancia tambm *-* tem uns livros mtt legais! vou dar uma caçada desse livro no sebo, quem sabe eu nao acho e leio, né? *o*

xx

@Leeh,
hauhauhau, este post ficou nostálgico!
Há vários livros super legais, mesmo. o/

Não li nenhum livro desta coleção. Mas o enredo me faz querer lê-lo, já que estou numa onda meio de livros infanto-juvenis / aventura. Eles são puros, engraçados e que contém aventura, acima de tudo.

O enredo me lembra muuuito "Cotoco". Também vou correndo pra comprar. Estou pensando seriamente em comprar duplicado e dar de presente pra você. Gostaria de saber o que acha disso, passa lá no "Bobagens e Livros" e responde.

Abraços =D
Matheus Goulart.
# Bobagens e Livros
(www.bobagenselivros.blogspot.com)

@Matheus Goulart,
Não leu nenhum da série Vaga-Lume? \o
Corre ler O Mistério Do Cinco Estrelas! É o melhor.
Infato-juvenis são isso mesmo, concordo. ^^

Abraço, Matheus!

OIE ESSE EU LI SIM, NAO ESQUECI DELE ATÉ HOJE, MUITO BOM MESMO!!!

@tahta_santana,
Os livros da Vagalume causam isso: depois que se lê uma vez, é difícil esquecer! :D

é o meu paradidático e como n deu tempo de ler eu estou vendo o resumo mais eu concerteza ainda vou ler

EU LI ESSE SIM. EU TINHA 11 ANOS E ESTAVA NA ANTIGA 5ª SÉRIE. HOJE TENHO 32 ANOS. FOI O PRIMEIRO LIVRO QUE LÍ NA VIDA E FOI ATRAVÉS DELE QUE VEIO MUITOS OUTROS. VI UM POST NO FACEBOOK FALANDO SOBRE A SÉRIE VAGA-LUME E MOSTRAVA MUITOS LIVROS DA SÉRIE MAS DESTE NÃO FALAVA. AMEI ESSE LIVRO. VOU LEVAR ESSA LEMBRANÇA PRO RESTO DA MINHA VIDA :)

Eu amava a série, estava aqui as voltas procurando referências para um post nostálgico no meu humilde bloguinho e achei falando de um dos livros da série. Guardo com carinho a lembrança de ler esses livros para a escola, era uma ótima época e embora alguns alunos odiassem as provas dos livros eu simplesmente amava!
abs

o primeiro que eu li foi o Meninos sem pátria do Luiz Puntel. Lembro ATÉ HOJE DAQUELA AVENTURA.

Noooossa, há muito tempo que li esse livro! =D (nem lembrava + do nome, vlw por isso! rs)
Realmente, O Mistério do Cinco Estrelas é clássico, já li também XD
Sou suspeita pra falar do Egito, é um dos lugares que com certeza vou conhecer um dia! *-*
Boa escolha de resenha, bjs!

Estou relendo meus livros da Série Vaga-lume também... são uma boa lembrança dos tempos do colégio :)
Gostei do blog, ótimo conteúdo!
http://duasepocas.blogspot.com.br/

VI O MESMO LIVRO A Maldição do Tesouro do Faraó, SÓ QUE DA CAPA AMARELA, TEM DIFERENÇA? SE POSSÍVEL ME MANDE UM E-MAIL COM A RESPOSTA: murilo_cd2005@hotmail.com

GRATO...

@Murilo Silva
Olá, Murilo. Deve ser uma edição mais nova essa de capa amarela.

Li a muitos anos e gostei muito na época.

http://capasdelivrosbrasil.blogspot.com.br/search/label/A%20maldi%C3%A7%C3%A3o%20do%20tesouro%20do%20Fara%C3%B3

Nossa eu estou lendo esse livro em 2020 e ele continua sendo mt bom

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails