6 de março de 2012

Resenha: The Night Circus, de Erin Morgenstern

Título: The Night Circus
Título Nacional: O Circo da Noite
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Doubleday
Páginas: 384

Sinopse:
O circo chega sem anúncio. Nenhum anúncio o antecede. Aparece simplesmente ali quando ontem  nada havia. Dentro da tenda preta e branca existe uma experiência única cheia de maravilhas espantosas. É chamado de Les Cirque de Rêves, e só abre a noite.

Mas, atrás das cenas, uma poderosa competição acontece – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que são treinados desde a infância por seus instrutores. Mas, sem eles saberem, esse é um  jogo em que somente um deles pode sair vivo,  e o circo é muito mais que um palco: é um campo de batalha para imaginação e força de vontade. Apesar disso tudo, Celia e Marco se apaixonam perdidamente – um amor profundo, mágico que faz as luzes piscarem e o quarto esquentar quando seus dedos levemente se encostam.

Amor verdadeiro ou não, o jogo deve ser jogado, e o destino de todos os envolvidos, dos artistas do circo aos espectadores fica em suspenso, equilibrado tão precariamente quantos os trapezistas acima.


The Night Circus, de Erin Morgenstern foi um dos grandes lançamentos do ano passado.  Dizem por aí que o leilão para adquirir os direitos internacionais de publicação foi bem movimentado. A editora Intrínseca ganhou os direitos e  O Circo da Noite promete ser um dos grandes lançamentos editoriais de Março.

Conheci esse livro por uma indicação do Goodreads – rede social de leitores – e lá, apesar da nota geral ser alta, as pessoas se dividiam entre amor total e ódio mortal. E, para levantar esse tipo de reação, o livro deveria ser minimamente interessante. Por isso, escolhi para ser o primeiro do ano.

E devorei.

Esse livro é poesia em forma de prosa. É um dos romances mais poderosos que li recentemente e tão belamente escrito que dá até vontade de emoldurar e apreciar como se fosse um quadro. “The Night Circus” é uma obra de arte.

A autora se dedica muito a desenvolver a visualização dos ambientes. Logo, o imaginário visual da obra é extremamente detalhado. Você, literalmente, consegue entrar dentro do circo. Mas, ao mesmo tempo, por ser uma história de fantasia, ainda sim tem muito espaço para sua própria imaginação.

Outro ponto é o desenvolvimento dos personagens. Ele acontece sutilmente, página a página. Nenhuma cena é desnecessária e, de repente, quase sem que perceba, você conhece essas pessoas e faz parte de suas vidas.

A história, apesar de interessante, quase não importa tanto. O que importa é o circo e seus personagens. São eles que fazem o livro acontecer. O roteiro é somente um ponto de apoio, uma linha condutora.

Apesar de belo, esse livro não é para qualquer um. Não tem muitas cenas de ação ou “cliffhangers”. Além disso, é de fantasia, tem que curtir esse mundo. Se nada disso é um empecilho, caia dentro.

A editora terá um grande desafio de manter a beleza da escrita e a personalidade da autora na tradução. Mas, conseguindo fazer isso, não vejo como esse livro não ser um dos sucessos desse ano aqui também.

Indico a leitura.



   ~ Links ~   


The Night Circus pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |      Goodreads     |     Site da Autora     |      Compre no Book Depository


O Circo da Noite pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |      Primeiro Capítulo     |      Entrevista com a autora (vídeo) 

Submarino.com.br



 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails