5 de março de 2012

Autores e seus Personagens #2: Arthur Conan Doyle

Olá! Aqui estou novamente, só que agora falando sobre Sir Arthur Conan Doyle... E você se pergunta: "E quem é Doyle, pelo amor de Deus?" Calma, vou dizer quem é essa figura literária já já.

Antes de começarmos, quero saber se você lembra da última que contei aqui? Espero que sim, pois, afinal de contas, o título do blog é Lembra Daquela História?. Contudo, se a sua memória está fraca, não há problema, darei uma colher de chá desta vez, pois vamos revigorá-la agora.

Não se esqueçam de que é comum as criaturas (personagens) acabarem ganhando mais fama do que seus próprios criadores (autores).  Pois bem, e como diria minha avó: "Não existe filho sem pai!". E eu, Wilgner Murillo Santos, humildemente, estou aqui para isso: contar a vocês quem são os pais, ou melhor, os criadores, daqueles maravilhosos personagens que, certamente, fazem você se emocionar, rir e/ou chorar.  :D

Como disse no ínicio do post, hoje falarei de uma figura literária pouco lembrada -- pelo fato de sua criação ter se tornado, colossalmente, maior que ele. Sim, a sua maior criação acabou se tornando uma febre, algo ímpar na História da Literatura. E por causa disso, na grande maioria das vezes, você verá apenas o nome da "criatura" em destaque na capa do livro.

Estranho, não é? Mas e o autor? Se você quiser saber a autoria, volte-se para ficha catalográfica da obra e lá estará o nome do autor em letrinhas miúdas. 



Bem, isso é explicável, pois quando a palavra DETETIVE se estabelece em sua mente, de quem você lembra? Claro, do maior detetive do mundo. Aquele homenzinho da Inglaterra, cheio de manias (loucuras), que utiliza na resolução dos seus mistérios o método científico e a lógica dedutiva, que tem como fiel escudeiro o Dr. Watson, e que de vez em quando anda pra lá e pra cá com uma lupa, investigando casos que, aos olhos de muitos, parecem insolucionáveis. Ora, agora ficou fácil. É Sherlock Holmes!


É meus amigos, Sherlock Holmes engoliu o seu criador: raramente se ouve falar em Sherlock Holmes como o personagem criado por Conan Doyle, mas sim de Conan Doyle como o homem que criou Sherlock Holmes.


As adaptações para o cinema tornaram Sherlock Holmes muito mais conhecido. Um estouro! Pode-se dizer que Holmes ganhou vida própria, metamorfoseou para algo muito além de uma criatura.


QUEM É SIR ARTHUR CONAN DOYLE?



Arthur Conan Doyle (1859-1930) nasceu em Edimburgo, na Escócia, de pais ingleses. Estudou com jesuítas na Inglaterra e na Áustria e se formou médico em Edimburgo. E veja só, sem renda na profissão, passou a escrever ficções. Inspirou-se, para o personagem Sherlock Holmes, num professor seu, Joe Bell, que fazia rápidos e precisos diagnósticos médicos a partir de detalhes. Estreou com Um Estudo em Vermelho, publicado no almanaque "Beetam s", em 1887.


Com o êxito na carreira de ficcionista, novelista histórico e romancista, ele largou a medicina e foi para Londres viver como escritor. O irônico é que nunca deu muita importância a Sherlock, pois preferia suas outras obras.


Em novembro de 1891, ele escreveu para sua mãe: "Acho que vou assassinar Holmes… e lhe dar fim de uma vez por todas. Ele priva minha mente de coisas melhores." Sua mãe respondeu, dizendo, "Faça o que achar melhor, mas o público não aceitará essa atitude em silêncio.".


Em dezembro de 1893, ele fez o que pretendia para dedicar mais tempo a obras que ele considerava mais "importantes" – os seus livros históricos. Então, na história The Final Problem, Holmes e Moriarty, em uma briga de tirar o fôlego, aparentemente mergulharam às suas mortes nas Cataratas de Reichenbach. A manifestação de desagrado do público fez com que Doyle trouxesse o personagem de volta; ele retornou na história A Casa Vazia, com a explicação de que apenas Moriarty havia caído, mas como Holmes tinha outros inimigos perigosos, especialmente o Coronel Sebastian Moran, ele fingiu estar "temporariamente" morto. Com isso, Sherlock Holmes apareceu em um total de 56 pequenas histórias e quatro livros, escritos por Conan Doyle.




CURIOSIDADES!


  • Arthur Conan Doyle era espírita, e chegou a escrever vários livros sobre o tema. Por causa da crença religiosa, suas obras sofreram censura na então União Soviética, em 1929, sob a acusação de ocultismo.
  • Sidney Paget foi o ilustrador oficial das histórias de Sherlock Holmes. Seus desenhos estamparam páginas da revista Strand, 37 contos e um romance. O chapéu de caçador do detetive foi uma criação de Paget.


Três aventuras favoritas de Sir Arthur Conan Doyle:
  • A Faixa Malhada
Conta como Sherlock Holmes resolveu os problemas da senhorita Helen Stoner, de Stoke Moran, na margem ocidental do Surrey. Na aventura, Holmes e Watson se deparam com um homem sem escrúpulos, que quer prejudicar a determinada senhorita Helen Stoner.

  • Os Dançarinos
Conto interessante, onde Sherlock Holmes busca desvendar um suposto código com algumas figuras. Se espante com o desfecho desse conto em que Holmes e Watson ajudam o senhor Hilton Cubitt.

  • O Problema Final
Conto polêmico que gerou muitos protestos na época de sua publicação. Nesse conto, Sherlock Holmes supostamente morre ao cair com o professor Moriarty em um desfiladeiro. Um dos contos mais fantásticos com uma série de deduções fantásticas, tanto de Holmes quanto de Moriarty.

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Related Posts with Thumbnails