Título: Caminhos de Sangue
Título Original: Blood Red Road
Série: Dustlands #1
Autora: Moira Young
Editora: Instrínseca
Páginas: 352
Sinopse:
Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo. Repentinamente jogada na realidade selvagem e sem lei do mundo além da Lagoa da Prata, Saba não consegue pensar no que fazer sem Lugh para guiá-la. Por isso, talvez a maior surpresa seja o que descobre sobre si mesma: é uma lutadora incansável, uma sobrevivente feroz e uma oponente perspicaz. Com a ajuda de um audacioso e atraente fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias, Saba se torna a protagonista de um confronto que vai mudar o destino de sua civilização. Com ritmo arrasador, ação constante e uma história de amor épica, Caminhos de Sangue é uma aventura grandiosa ambientada em um mundo futurista e violento.

Até que um dia, no deserto onde eles moram -em que raramente passa um cacheiro viajante ou outro conhecido- uma nuvem de poeira traz quatro cavaleiros Tonton, matam o pai e sequestram Lugh, o jovem que nasceu no solstício de inverno e está prestes a completar 18 anos. Sozinhas na Lagoa da Prata, Saba vai em busca do irmão que tanto ama e admira -só te olhos para ele-, e a caçula Emmi a acompanha, atravessando o misterioso deserto que habitam.
A personagem principal, Saba, é uma pessoa difícil de se lidar: teimosa, rabugenta, ingrata, solitária. Em contrapartida, é uma personagem forte e fará tudo para cumprir seus objetivo. Já Emmi se mostra, a princípio, uma criança totalmente dependente dos irmãos, mas que cresce muito ao longo da história e adquire muitas das características da irmã. Não só ela, mas todos os personagens passam, claramente, por um amadurecimento ao longo dos dias, carregando mais e mais responsabilidades.
"Escuta. Eu num sei o que vai acontecer depois disso. Só consegui ver fragmentos. Mas eles vão precisar de você, Saba. O Lugh e a Emmi. E vão ter outros também. Muitos outros. Num se entregue ao medo. Seja forte, como eu sei que você é. E nunca desista, entendeu? Nunca. Num importa o que aconteça.
Eu fico olhano pra ele.
Num vou desistir, falo. Num sou de desistir, Pai."
Na caminhada à procura de Lugh, elas encontram Jack, um rapaz misterioso, que se compromete a ajudá-las a encontrar Lugh e de quebra destruir o exército dos Tonton, e Vincar Pinch, o rei, libertando os escravos que cultivam o chaal, aquilo que o rei usa para controlar todo o seu povo.
Com nossos personagens, outros mais se juntam formando uma equipe, mostrando a Saba que sozinha ela não chegará a lugar algum: Epona, Ash, Ike, Tommo, Maev e o grupo das Gaviãs Livres.
A autora Moira Young, em seu primeiro livro, fez um bom trabalho, explorando o ambiente desértico nos proporcionando uma boa distopia, com elementos e criaturas difíceis de se esquecer. Com uma linguagem peculiar durante toda a narrativa, que em primeira pessoa é narrada por Saba, a fluidez da leitura inicia-se de forma engasgada, e é preciso se acostumar bem para conseguir prosseguir. A ignorância e falta de estudos dos personagens geraram um texto com palavras errôneas, mas propositalmente escritas, como falano, correno, e outra característica interessante é a falta de travessões nos diálogos. Isso não dificulta a leitura.
Pessoalmente, esperava mais do livro (mais uma vez fui com muita sede ao pote), mas não me arrependi de tê-lo lido. A história tem seus pontos altos bem altos, que são as partes de ação. No entanto, seus pontos baixos são as conversas, em que a história esfria e se arrasta por algumas páginas. Então logo vem mais ação. As descrições -tirando o final que, sinceramente, não consegui mesmo imaginar a cena- são boas e me fizeram entrar na história e devorar as páginas subsequentes.
A história se fecha em Caminhos de Sangue, mas a série Dustlands não para por aí, já que em breve a continuação será lançada, e realmente não sei o que esperar dela, já que quase não restaram pontas soltas neste livro. Ainda assim, recomendo.
SORTEIO ENCERRADO
Legendas:
"Quero Participar" - é a única entrada que precisa fazer para concorrer aos prêmios
Chances extras:
"Leave a Blog Post Comment" - deixe um comentário com conteúdo neste post
"Follow @lembraDhistoria on Twitter" - siga o Twitter do blog
"Follow @Twitter on Twitter" - siga o Twitter pedido na promoção
"Easy entry for all Blog Lembra Daquela História? fans on Facebook" - curta a página do blog no Facebook
"Easy entry for all Página do Facebook fans on Facebook" - curta a página pedida no Facebook
"Tweet About the Giveaway" - Tweet a frase pedida e cole o link dela no campo em questão (uma vez por dia)
~ Promoção válida de 25 de Julho a 7 de Agosto;
~ O ganhador deve ter endereço de entrega no Brasil.
O nome do ganhador será revelado somente nesta página dia 8 de Agosto. Este terá 3 dias para entrar em contato com o blog enviando o nome e endereço completos, com CEP. Caso contrário o sorteio será refeito.
--
Atualização em 12 de Agosto:
Vencedor divulgado. Entre em contato em até 3 dias.
--
--
Atualização em 12 de Agosto:
Vencedor divulgado. Entre em contato em até 3 dias.
--
Leia outras resenhas da série Dustlands:
[ 1 ] Caminhos de Sangue[ 2 ] Rebel Heart
Caminhos de Sangue pode ser encontrado nos seguintes sites:
-
O conteúdo deste post é protegido.
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog.

Sobre o autor
Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel
Skoob
Tumblr