Que livros são muitas vezes a inspiração para o que vemos na tela não é a menor novidade. Afinal, tem até uma categoria do Oscar para filmes baseados em obras literárias. Mas o que muitas vezes não percebemos é que as letras escritas também se transformam na telinha. E nem só como inspiração.
Vamos conhecer algumas das séries que são baseadas e/ou inspiradas em livros?
Do paperback para a tela:
TRUE BLOOD:
Alan Ball se inspirou na série Southern Mysteries (ou Sookie Stackhouse Series), de Charlaine Harris. A primeira temporada seguiu bem direitinho o primeiro livro, inclusive nas cenas picantes. Mas, depois desvirtuou quase que completamente. Tirando um item ou outro, é quase incomparável.
VAMPIRE DIARIES:
Kevin Williamson se inspirou na série de L.J Smith para criar a sua própria Mystic Falls. Para ser bem sincera, li só o primeiro livro e achei muito sem graça, mas deve ter lá seu encanto considerando o sucesso da série.
THE SECRET CIRCLE:
Também criada por Kevin Williamson e também escrita por L.J Smith só durou uma temporada na TV. Infelizmente, na minha opinião. A série era bem direitinha e os livros são diversão garantida.
SEX AND THE CITY:
Escrito pela criadora da série, Candace Bushnell, não só inspirou a série de TV como já temos dois outros volumes pós-série. Não curti muito nenhum dos dois, mas se você foi viciado na série, vale a pena buscar os livros.
Baseados em fatos irreais:
E temos algumas séries baseadas em alguns clássicos da literatura:
SHERLOCK:
A série inglesa de apenas 3 episódios traz o grande detetive para a Londres atual. Sherlock é meio estranho (como deveria ser) e Watson é um veterano da guerra do Iraque. O resultado é uma série inteligente e engraçada que nos dá uma nova ideia do Sherlock que tanto amamos.
REVENGE:
Essa série foi a queridinha da Fall Season do ano passado. E ela (como quase todo drama centrado em vingança) foi inspirada livremente no “Conde de Monte Cristo”. É bem dramalhão, mas recheado de surpresas, boas atuações e um roteiro quase impecável. Ah, e a novela do momento, Avenida Brasil, tem muito de Revenge (e do Conde de Monte Cristo) na história... a semelhança é demais!
Autores na telinha:
E também temos séries que o personagem principal é um autor...
CASTLE:
Castle é um autor, muito popular, de livros de crime. Em um momento, um serial killer começa a reproduzir os assassinatos de seus livros. A detetive Beckett o chama para ser um consultor nesse caso e assim começa uma das parcerias mais divertidas que tive oportunidade de conhecer.
BONES:
Não é tão direto, mas Bones a cientista forense do Smithsonian, se transforma em uma autora, seguindo até mesmo para Los Angeles quando os direitos são vendidos.
E no futuro...
ELEMENTARY:
Sempre que os ingleses fazem algo muito legal, os americanos tem que ir lá e fazer igual. Por isso, começando nessa Fall Season, teremos uma série do Sherlock americana com Johnny Lee Miller. A jogada? Watson é uma mulher que será representada por Lucy Liu.
BEAUTY AND THE BEAST:
Baseada no conto de fadas, essa série dará uma releitura para a história da Bela que se apaixona pela Fera e a transforma em uma pessoa melhor. A Bela será Kristin Kreuk, de Smallville.
E vocês sabem de mais alguma série baseada em livro ou com autores como personagens? Conta para gente!
-
O conteúdo deste post é protegido.
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog.
Sobre o autor
Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook
www.asletrasdajo.blogspot.com