18 de junho de 2012

Ler, ler, ler!

Eu sou uma leitora voraz. 

Leio em ritmo industrial, mesmo. Dependendo do livro, 400 páginas vão embora em algumas horas de leitura, facilmente. Mas sei que não é normal as pessoas serem assim. A maioria nem chega perto de um livro.


Ler é importante! 


Vejamos alguns dos diversos benefícios da leitura:

  • Ler é um processo mental. Ao contrário da TV, meio em que você só absorve a informação, ler obriga seu cérebro a se exercitar. 
  • Aumenta seu vocabulário.
  • Fornece a oportunidade de conhecer outras culturas e povos. Até mesmo umas que não existem na verdade.
  • Aumenta sua concentração e foco
  • Melhora sua memória
  • Livros são portáteis. Você pode ler em qualquer lugar. 
  • Aumenta sua criatividade
  • É entretenimento puro. 
  • É difícil ficar entediado quando se gosta de ler. Afinal, tem sempre um livro a ser descoberto. 
E muitas e muitas e muitas outras.

Então, por que muita, mas muita gente não lê?

Porque ler dá trabalho. Ler obriga a pensar, obriga a se concentrar. Então, as pessoas não se entusiasmam. Alegam cansaço e falta de saco. E, para ser sincera, são desculpas bem válidas, especialmente considerando os adultos, que trabalham o dia inteiro.

Vocês devem estar se perguntando por que estou escrevendo sobre isso em um blog que é visitado, primariamente, por pessoas que gostam de ler.

É bem simples. Por que nós, leitores, somos o exemplo para essas pessoas. Nós temos uma obrigação de incentivar e criar novos leitores. A mostrar os benefícios, indicar bons títulos e acompanhar o desenvolvimento dessas pessoas. Especialmente se estamos sempre lidando com crianças.

Estou escrevendo como estímulo para nós. Para a próxima vez que o “reader’s block” -vulgo ressaca literária- bater e não conseguirmos abrir o próximo título lembrarmos que somos o futuro da leitura. Que, enquanto estivermos dispostos a continuar lendo, enquanto estivermos empolgados pelos últimos lançamentos, os livros não acabarão. Nem as maravilhosas histórias e os conhecimentos mais profundos que aprendemos nas páginas de nossos livros preferidos.

Leia outras Dicas Daquela História clicando aqui.
 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails