27 de junho de 2012

Resenha: O Rei do Ferro, de Julie Kagawa

Título: O Rei do Ferro
Título Original: The Iron King
Série: Os Encantados de Ferro #1
Autora: Julie Kagawa
Editora: Underworld
Páginas: 352

Sinopse:
Alguma coisa sempre pareceu meio fora do lugar na vida de Meghan, desde que o pai desapareceu diante de seus olhos quando ela tinha apenas seis anos. Meghan nunca se adaptou na escola... nem em casa. Quando um desconhecido sombrio começa a observá-la de longe, e o amigo brincalhão se torna estranhamente superprotetor, Meghan sente que tudo que ela conhece está para mudar. Mas ela nunca poderia ter imaginado a verdade - que ela é filha de um mítico rei das fadas e peça importante numa guerra mortal. Agora Meghan vai aprender até onde é capaz de ir para salvar alguém que ama, deter um mal misterioso que nenhuma criatura encantada ousa enfrentar... e encontrar o amor com um jovem príncipe que talvez prefira vê-la morta a deixá-la tocar seu coração de gelo. 

No início da série Os Encantados de Ferro somos apresentados a Meghan Chase, uma garota do interior, cujo pai desapareceu misteriosamente enquanto eles passavam um tempo juntos no parque. Com Ethan, seu irmão mais novo, mora junto da mãe e do padrasto nada amigável. 

Com traços de algo sobrenatural lhe acontecendo, Meghan é surpreendida com o ataque em sua própria casa e o rapto de seu irmão, e ninguém menos que Puck, seu melhor amigo, sabe de tudo o que está acontecendo. Juntos partem para Nevernever, o reino dos Encantados de Ferro. Lá, Grimalkin, o gato, ajuda Meghan a encontrar seu pai. Mas tudo tem um preço no mundo dos Encantados.

A rivalidade entre os reinos do Verão e do Inverno são inegáveis, mas numa época do ano eles fazem um festival para se reunirem formalmente, sem guerras. Neste evento, Meghan, a então chamada filha do rei do verão, conhece o antipático Ash, o filho do rei do inverno

Algo assustador acontece, e Meghan, Puck, Ash e Grimalkin fogem para ajudar na busca por Ethan, porém sem saber o quão perigoso isso seria.

A história é interessante, e quebrou os conceitos que tinha sobre fadas, que é o contexto da série. Para você que também achava que no reino das fadas só existiam Sininhos e borboletas voando pra lá e pra cá, vai se surpreender com a complexidade dessa mitologia. Eu, pelo menos, não sabia que os sátiros e os gremlins, por exemplo, faziam parte do reino das fadas. Simplesmente não os classificava em nada.

Um ponto que me conquistou foi o pezinho da autora no Steampunk, que aparece em alguns momentos tenebrosos da leitura e se intensifica no final (e também vai continuar pelo resto da série), assim como as próprias características das fadas que eu desconhecia: alergia ao ferro e à tecnologia.

Foi o primeiro livro da Julie Kagawa que li, famosa por esta série, The Iron Fey, e pela nova, Blood of Eden, sobre vampiros em uma distopia. A experiência foi muito boa quando diz respeito à história, à criação dos personagens, seus desenvolvimentos e relacionamentos. Realmente são pontos bem escritos, com a velocidade da narrativa no ponto certo: não muito lenta, mas também não muito rápida.

Quando diz respeito à edição brasileira que tenho em mãos, parabenizo a Editora Underworld pela capa ter se mantido como a original, pela arte interna, com os arabescos impressos em cada página e pela qualidade do papel. O livro é lindo. Contudo, a tradução está mediana, já que não é difícil encontrar algo como "ela vai ir fazer...", além de palavras traduzidas erradas que tornaram algumas frases esquisitas.

Depois da tradução, o livro passa pelo processo de revisão, que, apesar de ter o nome da pessoa que a fez nas informações do livro, tenho minhas dúvidas, porque o livro é recheado de palavras escritas erradas, com letras trocadas, faltando letras, erro nos nomes, erros nas pontuações, faltas de travessões... Infelizmente a minha edição (1ª) está nestas condições, e espero que para as próximas os erros sejam corrigidos.

O saldo final é positivo por conta da mitologia que passei a conhecer melhor, e pela história de Meghan Chase e os Encantados. Se você consegue ler em inglês (e não achei difícil pelos trechos que assim li) recomendo que procure o livro neste idioma.




  ~ Informações ~   

Leia outras resenhas da série Os Encantados de Ferro:
[ 1 ] O Rei do Ferro
[1,5] Passagem Para O Inverno
[ 2 ] A Filha do Ferro
[ 3 ] The Iron Queen
[3,5] Summer's Crossing
[ 4 ] The Iron Knight
[4,5] Iron's Prophecy
[ * ] The Iron Legends (compilação de todos os contos)

Leia outras resenhas da série The Iron Fey - Call Of The Forgotten:
[ 1 ] The Lost Prince

   ~ Links ~   

O Rei do Ferro pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |     FanPage     |     www.theironfey.com     




 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails