16 de outubro de 2010

Resenha: O Natal de Poirot

Título: O Natal de Poirot
Título original: Hercule Poirot's Christmas
Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 223

Sinopse:
"Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho..."
Sangrento, não?

Pois bem, meus caros... com toda a certeza do mundo você já ouviu falar na nossa amiga Agatha Christie. Uma simples (simples?) escritora que vendeu, segundo o Guiness, mais de quatro bilhões de livros em todo o mundo e foi traduzida, pelo menos, para 103 línguas. Sem contar as incontáveis adaptações para o cinema e também para a TV.

E claro que todos a conhecem por sua incrível destreza em criar estórias policiais. E é exatamente sobre esse estilo que vou falar um pouco aqui.

O Natal de Poirot não é um livro incrível. Longe disso. Não é também um livro marcante. Muito, muito longe disso. Ele também não é um livro com personagens incríveis, comparações de embasbacar ou morais no final para que você reflita sua breve existência nessa bugiganga louca que é nosso planeta.

É nesse momento que você me pergunta: e por que diabos vou ler esse livro?

Diversão. Sim, simplesmente por diversão, distração. Pão e circo. Isso não é uma crítica voraz ao tipo de literatura que Christie criou com sua carreira super conhecida e vangloriada. É uma observação. Afinal, temos livros de todos os tipos: aqueles que nos fazem refletir, aqueles inesquecíveis, aqueles tocantes, aqueles horríveis e aqueles divertidos.

O Natal de Poirot é um livro divertido. Nada mais. Você passa página por página querendo descobrir pistas do assassinato, que, aparentemente, não tem uma solução racional. Vai pulando de capítulo em capítulo até chegar naquele momento de surpresa. Naquele momento em que você até para de ler para ver se realmente captura o que acabou de te surpreender. Essa é a técnica de Agatha Christie. Jogar na sua cara todas as pistas possíveis, e, mesmo assim, você não perceber e se surpreender com o final.

Não quero aqui acabar com a autora. Longe disso! Admirei o trabalho dela no livro. E, como ela tem muitos e muitos seguidores em todo o mundo, quer dizer que, no fundo, suas estórias tocam as pessoas em algum ponto. Eu acredito que esse ponto se chama curiosidade. Nada mais.

Enfim, a dica está aí para quem quiser conhecer o estilo e a escrita de Agatha Christie. Mas leia sem compromissos. E para se divertir de verdade, tente descobrir quem matou o fulano antes do final. Porquê, claro, o final sempre mostrará o assassino para o deleite de você, leitor, que passou dias querendo saber o desenrolar da estória. 

-
  
Um detalhe: antes da narração em si, há uma carta da própria Agatha para um amigo. Nela a autora fala que criou um dos assassinos mais sangrentos de suas estórias. Não caia nessa, Jason em Sexta-Feira 13 consegue ser pior. De olhos fechados e brincando com um iô-iô.


Ewerton

Ewerton

Sobre o autor

Ewerton Estudante de Letras, gosta de escrever, ler e analisar tudo o que está em alta (ou não) no mundo pop atual e antigo. Curte música pop e indie e, nas horas vagas, brinca de ser crítico de cinema.
@ewertonmera A Bombonière

19 comentários:

Antes que perguntem: não comentei sobre a estória em si porque ela é praticamente contada na sinopse.

Sério.

Huu, muito bom.
Tenho "O Misterioso Caso Dos Styles" ainda aqui.
Deve ser uma boa narrativa. Ainda não conheço sua forma de escrita, mas a curiosidade em saber se é bom ou não é grande.

:D

Olha, Rafa... leia quando você não tiver NADA pra fazer e querer algo para se distrair.

Rafael! Hahahaha! Penso o contrário sobre a Agatha, mas sou super fã dos livros delas. Como tu falou, em partes mais pela curiosidade e diversão do que pela grandeza da obra [que as vezes não existe]. Mas acho que ela intriga muito os leitores. Comecei a ler livros dela ainda na escola mas não sei bem quais li.


Beijos!
http://janinestecanella.blogspot.com/
@nine_stecanella

Pois é, Nine...

Agatha escreve muito bem, claro. Mas nada além disso.

Tô me sentindo A desinformada porque não conhecia essa autora, rs.
Mas eu gosto de romances policiais, talvez se eu tiver tempo e queira me divertir (se divertir com assassinatos, ui) vou ler.
Beijão!
Gabi - A Bookaholic World

Oi Gabi!

Se você curte romances policiais, com certeza o livro vai te agradar.

Beijos!

Achei ótimo esse livro! Assim como outros da Agatha são também. É verdade no começo ela fala mesmo isso,do assassinato mais sangreto e tals,mas num foi lá essas coisas. Mas mesmo assim eu gostei do livro.
Até mais!
o/

Oi Italo!

O livro é bom, concordo.
Mas não tem profundidade, o que acaba caindo no meu conceito.
Porém, para alguns dias de distração ele funciona super bem!

Abraços!

Ótima resenha! Apesar de nunca ter lido nenhum livro da Agatha Christie, sempre soube dos maravilhos livros policiais dela. Saber que um autor nem sempre escreve algo fantástico, é saber que todos somos seres humanos e que nem sempre acertamos em cheio.

Beijos, Mariana Cataldi, Leituras e Fofuras.

Obrigado, Mariana!

E você tem razão. Todos somos humanos e nem sempre acertamos. A diferença é que Agatha Christie acertava sim, mas dentro do gênero que a perpetuou: o romance policial.

Mas leia um livro dela, quando tiver tempo. É sempre bom conhecer novos autores, novos estilos de escrita.

Beijos!

Olá Rafael!

Passando aki para avisar que te enviaremos o e-mail ainda hj ^^

este livro é maraaa eu tenho um,mas emprestei :s

bjs

Eu AMO os livros da Agatha!!!

Todos que eu li até hj, nunca descobri quem era(m) o assassino(s) antes do final.

Adoro o jeito que ela escreve, fazendo com que você queira DEVORAR o livro e vai virando as páginas sem perceber.

Tenho esse livro, mas ainda não tive tempo para lê-lo.

Bjs

Hahaha, acho que isso é bem comum. xD
Ainda mais com a QUANTIDADE de livros que você tem para ler.

Ainda não conheço sua narrativa, mas imagino ser boa, senão, não teria tantos adeptos fanáticos. ^^

Beijos, Mari!
Ótimo fim de semana.

Oii, passeando pelos blogs cheguei aqui. Adorei o seu blog! Muito bom o conteúdo! :) Vou seguir... Bjs!!

Oi, Angélica!
Muito obrigado e seja bem-vinda! ;D

Beijos e ótimo fim de semana!

Goste bastante da sua resenha. E, realmente Agatha Christie é isso. Diversão. Suas histórias prendem, entertem e nos fascinam. E "O Natal de Poirot" é basicamente isso. Um ótimo livro cheio de suspence e reviravoltas. Muito indicado para quem gosta de romance policial.
Parabens pelo blog. Encontrei ele hoje e vou começar a acompanhar sempre.

Olá Rubens! Seja bem vindo ao blog!

(:

Esse foi o 2° livro da Agatha que eu li! Simplesmente perfeito! Amei a historia, tem sangue, suspense, reviravoltas, me apaixonei pelo livro.rs
È Muito bom

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails