4 de julho de 2012

Resenha: O Melhor de Mim, de Nicholas Sparks

Título: O Melhor de Mim
Título Original: The Best of Me
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 272

Sinopse:
Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.
Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.
Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.
Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.
Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

Editora ArqueiroO Melhor de Mim conta a história de Dawson Cole, que após sair da cadeia passa a trabalhar em uma plataforma petrolífera. Faz parte de uma família cujo passado é sujo, e assim se mantém até hoje com seus primos encrenqueiros, Abbe e Ted.

Na juventude, fora perdidamente apaixonado pela bela Amanda Collier, vinda de uma família tradicional, que não se importava com o passado da família dele, mas cujo namoro não pode perdurar na vida adulta por vários motivos.

Vinte e cinco anos depois, no velório de Tuck, quem abrigou Dawson nos momentos difíceis de sua vida, ambos se reencontram a pedido do falecido. E este reencontro poderá mudar drasticamente suas vidas daqui para frente.

Entre os livros de Sparks que já li, este é o primeiro que tem caracterizações de personagens tão distintas. A forma com que as partes são escritas, os pensamentos, o vocabulário, caracterizam perfeitamente os personagens. Digo isso porque O Melhor de Mim é dividido em diversas partes dentro de cada capítulo, e em cada uma sempre há a troca entre pontos de vista dos diferentes personagens. Esta é uma técnica muito bem empregada, principalmente nas cenas de suspense e ação.

Isso, mesmo, ação em um livro do Nicholas Sparks. O romance é o foco principal, sem sombras de dúvidas, mas basta Abbe e Ted aparecerem que o autor se transforma e nos surpreende com as descrições bem explícitas das brigas e as falas que os caracterizam. Gostei muito desta face de Sparks. Seria muito interessante se ele ousasse um pouco e tentasse uma história cujo romance fosse só o plano de fundo.

Do começo até mais ou menos o meio do livro achei a história desinteressante, ainda que algumas partes que envolviam Tuck se sobressaíssem. Só a partir daí comecei a gostar um pouco mais do livro, quando o encontro de Dawson e Amanda se faz presente.

Todo o conflito do livro está neste romance que não deveria acontecer. Amanda é casada, mãe de três filhos. Seu casamento não vai bem há tempos, pois seu marido é alcoólatra. O encontro com Dawson, tantos anos depois, faz com que ela desperte novamente todos os seus antigos sentimentos por ele, e ele jamais se esqueceu dela, por um dia sequer.

Então, até o término, não é mais possível deixar o livro de lado. E como imaginado, temos um final "sparkiano" (quem já leu algum livro do autor entende do que estou falando), e que mesmo previsível, deixa as emoções à flor da pele.

Esperava mais de O Melhor de Mim, no entanto acabei gostando mais do que achei que fosse gostar. E como é  Nicholas Sparks, não tenho o porquê de não recomendar.



Todas as resenhas do autor Nicholas Sparks: 
Diário de Uma Paixão
Um Amor Para Recordar
O Melhor de Mim
À Primeira Vista

Conheça o autor na coluna Autores e seus Personagens.



   ~ Links ~   

O Melhor de Mim pode ser encontrado em:
Skoob     |     Primeiro capítulo     

Submarino.com.br

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails