6 de julho de 2012

Livros na TV

Que livros são muitas vezes a inspiração para o que vemos na tela não é a menor novidade. Afinal, tem até uma categoria do Oscar para filmes baseados em obras literárias. Mas o que muitas vezes não percebemos é que as letras escritas também se transformam na telinha. E nem só como inspiração.

Vamos conhecer algumas das séries que são baseadas e/ou inspiradas em livros?
Do paperback para a tela:



TRUE BLOOD:
Alan Ball se inspirou na série Southern Mysteries (ou Sookie Stackhouse Series), de Charlaine Harris. A primeira temporada seguiu bem direitinho o primeiro livro, inclusive nas cenas picantes. Mas, depois desvirtuou quase que completamente. Tirando um item ou outro, é quase incomparável.






VAMPIRE DIARIES:
Kevin Williamson se inspirou na série de L.J Smith para criar a sua própria Mystic Falls. Para ser bem sincera, li só o primeiro livro e achei muito sem graça, mas deve ter lá seu encanto considerando o sucesso da série.






THE SECRET CIRCLE:
Também criada por Kevin Williamson e também escrita por L.J Smith só durou uma temporada na TV. Infelizmente, na minha opinião. A série era bem direitinha e os livros são diversão garantida.






SEX AND THE CITY:
Escrito pela criadora da série, Candace Bushnell, não só  inspirou a série de TV como já temos dois outros volumes pós-série. Não curti muito nenhum dos dois, mas se você foi viciado na série, vale a pena buscar os livros.






Baseados em fatos irreais:
E temos algumas séries baseadas em alguns clássicos da literatura:



SHERLOCK:
A série inglesa de apenas 3 episódios traz o grande detetive para a Londres atual. Sherlock é meio estranho (como deveria ser) e Watson é um veterano da guerra do Iraque. O resultado é uma série inteligente e engraçada que nos dá uma nova ideia do Sherlock que tanto amamos.




REVENGE:
Essa série foi a queridinha da Fall Season do ano passado. E ela (como quase todo drama centrado em vingança) foi inspirada livremente no “Conde de Monte Cristo”.  É bem dramalhão, mas recheado de surpresas, boas atuações e um roteiro quase impecável. Ah, e a novela do momento, Avenida Brasil, tem muito de Revenge (e do Conde de Monte Cristo) na história... a semelhança é demais!



Autores na telinha:
E também temos séries que o personagem principal é um autor...



CASTLE:
Castle é um autor, muito popular, de livros de crime. Em um momento, um serial killer começa a reproduzir os assassinatos de seus livros. A detetive Beckett o chama para ser um consultor nesse caso e assim começa uma das parcerias mais divertidas que tive oportunidade de conhecer.




BONES:
Não é tão direto, mas Bones a cientista forense do Smithsonian, se transforma em uma autora, seguindo até mesmo para Los Angeles quando os direitos são vendidos.






E no futuro...



ELEMENTARY:
Sempre que os ingleses fazem algo muito legal, os americanos tem que ir lá e fazer igual. Por isso, começando nessa Fall Season, teremos uma série do Sherlock americana com Johnny Lee Miller. A jogada? Watson é uma mulher que será representada por Lucy Liu.




BEAUTY AND THE BEAST:
Baseada no conto de fadas, essa série dará uma releitura para a história da Bela que se apaixona pela Fera e a transforma em uma pessoa melhor. A Bela será Kristin Kreuk, de Smallville.





E vocês sabem de mais alguma série baseada em livro ou com autores como personagens? Conta para gente!

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails