13 de julho de 2012

Saber antes: Bom ou Ruim

Recentemente tive duas experiências que abriram uma reflexão interessante.

Saíram duas sequências de séries que já estava acompanhando há algum tempo: “Pandemonium”, da série “Delirium” e “Insurgent”, da série “Divergent”. Eu, curiosa que sou, comecei a ler imediatamente.

Ao fazer a resenha é que me toquei: como eu vou falar de dois livros que sei que a maioria das pessoas ainda não leu nem o primeiro sem estragar a experiência delas?
Isso me levou a pensar se realmente vale a pena ler livros que ainda não estão disponíveis aqui. Afinal, não tenho ninguém com quem compartilhar a experiência, trocar ideias e, até mesmo reclamar.

Ao ler Harry Potter, tinha com minha irmã uma relação intensa de troca. A gente discutia TUDO, entrava em todos os mínimos detalhes. E essa experiência me fez ler melhor os livros, além de potencializar nosso próprio relacionamento. Ler é uma ação individual que pode sim melhorar relacionamentos. Nós crescemos e não lemos sempre as mesmas coisas. Hoje em dia, se quero debater alguma coisa com ela, insisto para ela ler o livro. Foi assim que conheci “Percy Jackson” e foi assim que ela conheceu “Hunger Games”.

Então, se você só lê coisas que ninguém mais está lendo, acaba-se perdendo parte da experiência de leitura, sim.

Ao mesmo tempo, ler é realmente uma ação individual. Hoje em dia não leio por ninguém, somente para mim mesma, para atender meus desejos e minhas curiosidades. Se é assim, o que eu perco lendo coisas que ninguém mais lê? Só a parte que acontece após a leitura e não a experiência de ler em si.

Acredito que cada pessoa deva sempre trilhar o seu caminho em cima das coisas que fazem sentido em sua vida e em sua identidade. Pessoalmente, eu gosto de ler o que ninguém está ainda lendo. Se quero companhia, dou de presente para os outros. Mas, o que preciso realmente aprender a fazer é resenhar sem dar muitos spoilers. Afinal, estamos mesmo nessa vida para aprender coisas novas, não é?

E vocês? O que acham dessa discussão? Vale mais a pena a experiência de troca ou saciar sua própria curiosidade?

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails