4 de janeiro de 2014

Resenha: Os Goonies, de James Kahn

Título: Os Goonies
Título Original: The Goonies
Autor: James Kahn
Editora: Darkside
Páginas: 240

Sinopse:
É verão na pequena cidade costeira de Astoria e os Goonies estão preocupados. Poderosos corretores de imóveis ameaçam ocupar o bairro das docas Goon para transformá-lo num grande clube de golfe. É quando Mikey encontra um velho mapa de pirata e os garotos saem à procura do tesouro que poderá salvar suas casas. Só que não esperavam encontrar esqueletos armados de espadas, uma passagem subterrânea cheia de armadilhas e uma perigosa quadrilha de falsários, ansiosos por eliminar os Goonies. Mas o grupo fez um juramento de continuar unido, houvesse o que houvesse... E foi a sorte deles, porque ia começar o periodo mais incrível de suas vidas... FAÇA O JURAMENTO. JUNTE-SE À AVENTURA.

Se você ainda não conhece Os Goonies nem pelo filme da década de oitenta, aqui está uma grande recomendação para se infiltrar na fantástica história do tesouro de Willy Caolho.

No último dia em que os moradores das Docas Goon têm antes de serem despejados de suas casas graças à hipoteca do Country Club Hillside, Mikey, de 13 anos, e seus amigos Bocão, Dado e Gordo, junto com seu irmão mais velho Brand, encontram num incrível mapa do tesouro uma forma de salvar suas casas de virarem um grande campo de golfe: indo em busca do tesouro do pirata Willy Caolho, junto ainda de Stef e Andy. Mas nessa caça ao tesouro, seus caminhos se cruzam com os da terrível Família Fratelli, uma gangue muito perigosa procurada pela região das Docas, e aí é claro que tudo fica mais divertido!

Antes de falar sobre o que achei da história em si, preciso muito falar sobre a edição da editora Darkside. Ela salta aos olhos quando se tem o livro nas mãos. A capa é linda, com seus tons alaranjados. A reluzente caveira dourada e o título do livro são envernizados, o que os destaca do fundo escuro, porém cheio de detalhes do mapa do tesouro.


Por dentro, na contra-capa, em um fundo amarelado, há o mapa do tesouro de Willy Caolho. Precedendo o início de cada capítulo uma folha preta traz na frente uma caveira e atrás os tópicos principais que o capítulo abordará. O papel amarelado, a fonte adequada, uma incrível qualidade gráfica e uma revisão impecável, fizeram dessa edição um dos livros mais bonitos que já tive o prazer de ver e ter na minha estante!


Caso você já tenha assistido ao filme, vai perceber que até mesmo as falas dos personagens são as mesmas, isso porque o livro é baseado na história criada por Steven Spielberg para o filme, o que não é nem um pouco ruim. Eu mesmo fiquei na dúvida de qual teria vindo primeiro o ovo ou a galinha o filme ou o livro.

Apesar disso, foi uma adaptação primorosa, sendo narrada em primeira pessoa pelo tímido Mikey, que tem seu crescimento pessoal visível através das páginas, assim como no filme. Cada personagem tem suas características marcantes, como o Bocão que não consegue ficar calado, Dado e suas engenhocas, o Gordo que, bem, só pensa em comida. 

Enquanto lia Os Goonies, era como se eu estivesse assistindo a todo o filme na minha cabeça. Contudo, algumas partes que exigiam mais detalhamento do ambiente, como nas cavernas, passaram meio "embaçadas" pela minha mente, porque eu não conseguia entender a descrição da cena. Do resto, não tenho do que reclamar.


A história dos Goonies é uma grande aventura em busca de um tesouro perdido, no melhor estilo Sessão da Tarde, gostosa de acompanhar, tanto pelas mãos de James Kahn quanto pelas lentes de Steven Spielberg, sendo que o filme é obrigatório de ser assistido (lição de casa para vocês!).

   ~ Links ~   

Os Goonies pode ser encontrado em:
Skoob  

Submarino.com.br

-
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails