7 de agosto de 2010

Resenha: As Crônicas de Spiderwick - O Guia de Campo

Título: As Crônicas de Spiderwick - O Guia de Campo
Título original: The Spiderwick Chronicles - The Field Guide
Série: As Crônicas de Spiderwick - Livro 1 
Autores: Tony DiTerlizzi e Holly Black
Editora: Rocco
Páginas: 114

Sinopse:
Fadas, duendes, gnomos e seres fantásticos, podem estar do seu lado agora mesmo, então fique alerta! Há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver. Para divulgar essa informação, os irmãos Grace pediram que Holly Black e Tony DiTerlizzi transformassem a sua história em uma série de cinco livros. Tudo começa com a mudança para a casa na propriedade de Spiderwick. Desde então, a vida de Jared, Simon e Mallory Grace não têm sido fácil. O pai não mora mais com eles, Jared tem vivido confusões na escola e fatos assustadores estão ocorrendo. Jared decide explorar a velha casa. Logo descobre uma biblioteca secreta e um grande tesouro - O Guia de Campo de Artur Spiderwick para o mundo fantástico. O livro é um guia para aprender a lidar com os seres fantásticos, contém todas as informações sobre a vida, a aparência e hábitos dessas perigosas criaturas. A partir desse momento, a vida das crianças, toma um rumo inesperado e elas vivem aventuras emocionantes em um mundo paralelo, atiçando a ira de goblins, gnomos e duendes.

As Crônicas De Spiderwick é uma série de cinco livros infanto-juvenis, cheia de figuras e boa narrativa.
O Guia De Campo, primeiro livro, começa com a mudança dos três irmãos e sua mãe para a casa de Lúcia, tia-avó deles. A casa é velha e empoeirada, no melhor estilo vitoriano.
Jared e Simon são irmãos gêmeos homozigotos (nota do resenhista  xP), têm 9 anos de idade e Mallory, a irmã mais velha, 13.
Ao chegarem na casa, começam a ouvir barulhos vindos de dentro das paredes, então, os três procuram descobrir o que há lá dentro.
Coisas estranhas começam a acontecer na casa, e Jared, com Guia de Campo de Artur Spiderwick para o mundo fantástico ao nosso redor começa a desvendar esses mistérios.
"Jared despertou com o som dos berros de Mallory. O menino pulou da cama e foi para o corredor, com Simon atrás, em direção à cama da irmã. Várias mechas do cabelo dela tinham sido amarradas na cabeceira da cama. O rosto dela estava vermelho, mas a pior coisa eram as manchas estranhas que enfeitavam seus braços. A mãe deles estava sentada no colchão, e seus dedos desfaziam os nós."
Como já disse, apesar de infanto-juvenil, a história é curiosa e te obriga a continuar lendo, seja pela história, pelos personagens, pelas belas ilustrações. A leitura é bem fácil e rápida, e o livro é pequeno, já que é uma crônica.
O que não me agradou muito foi o fato de não ocorrerem muitos fatos. Isso mesmo. Não acontecem muitas coisas na história. A imagem de O Guia De Campo que me ficou foi a de um livro introdutório para toda a saga dos irmãos Grace.
"E o pior de tudo é que eles estavam apenas no começo."

 

Leia as resenhas dos outros volumes:
#2  A Pedra Da Visão
#3  O Segredo De Lucinda
#4  A Árvore De Ferro
#5  A Ira De Mulgarath

Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

7 comentários:

hehehe já terminei de ler a série,eu gostei,um livro vai complementando o outro!! Como vc falou é uma leitura rápida e fácil de entender,li os 4 em dois dias e o 5° eu embromei um pouco pq começou as aulas ¬_¬. Mas eu gostei da história!!!
o/

Você comentou dessa série e fiquei com ela na cabeça... Tive que ler!
Peguei um momento inspirado. rsrsr
Vou ler o resto.

Abraço!

A capa é tão fofa! *-*
Mas nunca tive o interesse de ler :S

Gostei dos seus comentários, quem sabe com a resenha dos próximos eu não me animo para ler a série? XD

As capas são ótimas!
De tanto o Ítalo falar, fiquei com vontade de ler, hauhauha!

ahh fiquei com vontade HUADSHUHASDASUDHUASHUD

Os livros dessa série tem orelhas?????

Raíssa,
Esses livros não têm orelhas, mas são todos capa dura, com alto relevo nas imagens!

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails