22 de agosto de 2010

Dicas Daquela História: Seu livro sempre novo #1

Olá, pessoal, inauguro hoje a seção Dicas Daquela História com dicas interessantes relacionadas a livros óbvio.
E nessa Dica Daquela História, você vai saber como manter seus livros sempre novos.


Quando você compra um livro, ele vem embaladinho, no plástico, nunca foi aberto. As páginas estralam e você sente o típico cheiro de livro novo. Com o passar do tempo, você vai ler, vai emprestar, ou não, vai reler, sua mãe vai ler, enfim, o livro será usado. As técnicas que aprendi e desenvolvi, acho interesante repassar, ainda que você também tenha as suas, para, quem sabe, você as adotar ou aperfeiçoar.

1) Marcadores de página
Vejo que há viciados em marcadores por aí. Eu acabo marcando com qualquer pedaço de papel. A dica é não enfiar o marcador na dobra da página, deixe um espaço do meio do livro, ou aquela página vai ficar marcada, literalmente, para sempre. Sabe quando você folheia o livro usado e sempre abre naquela mesma página? Esse foi um dos motivos.
Também não queira marcar com algo muito grosso, como com outro livro, com vários papéis, etc. Também vai deixar marcas.


2) Modo de segurar
Quem já pegou meu livros emprestados (só VIPs) sabe que dou um sermão antes e este é o clímax do mesmo. Livros, principalmente os mais grossos, se muito abertos deixam aquele risco de fora a fora na lateral e isso não é nada legal.
Eu, particularmente, para evitar esse problema, abro as páginas aproximadamente com 90°, e dá pra ler perfeitamente. Seu livro vai parecer novo, nunca lido se você seguir esta dica preciosa.
Vejo muita gente arregaçando os livros para a leitura. Com certeza está velho.
Jamais, enrole o livro, como você faz com as revistas, para ler!

Eu não usaria isso.
3) Páginas
Uma coisa que irrita é deixar marcas de dedos nos livros. Basicamente, mantenha as mãos limpas. :)
Cuidado com as mãos suadas, pois marcam facilmente, tanto as páginas quanto a capa.
Não preciso nem comentar sobre lamber a ponta dos dedos, né? õ_O

4) Transporte
Cuidado com a forma com que vai levar o livro com você. Não jogue-o de qualquer jeito!
Se usar mochila, deixe-o seguro num bolso só para ele, ou entre outros livros e cadernos (tome cuidado com estes também). Ele vai chegar inteiro em seu destino.
5) Na estante
Eu deixo meus livros em pé, dentro do livreiro, com alguns suportes de pedra segurando. Há quem goste de empilhar, mas acho que dificulta ao pegar, principalmente se você quer o último. Algumas capas, se condicionados desta forma, podem grudar. Ainda que escolha deixar os livros em pé, use estes suportes para evitar que alguns livros, os maiores, se abram e entortem as páginas, em baixo.

6) Gerais
Não amasse, não rasure, não rasgue, não escreva, não faça nada. Hahaha!
As capas, de diversos tipos de papel, podem sofrer mais que outras o efeito do tempo, ou com o suor da mão. Eu não gosto, mas você pode plastificar seu livro com papel contact, por exemplo.


* DICA EXTRA
"Ah, que legal! Estou maluco para ler este livro, você me empresta?!"
Eu não empresto. Ponto.
Empresto para quem sei, com absoluta certeza, que toma cuidado com as minhas coisas, por isso dou sermão antes.
Não estou desincentivando você a emprestar seus livros e objetos, mas lembre-se de que as pessoas nem sempre tomam cuidado com as suas coisas, justamente por não serem deles.

Espero que tenha ajudado você a, quem sabe, aperfeiçoar técnicas ou ter ensinado a cuidar de seus livros, que não são baratos. Okay?

E você, como cuida dos seus livros?

Rafael

Leia outras Dicas Daquela História clicando aqui.

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

17 comentários:

Ótimo Rafael,essa de não abrir o livro todo sempre faço e tbm não usaria aquele troço na imagem. Essa dos marcadores eu não sabia,sempre deixo bem perto do canto da páginas mesmo, agora não vou mais fazer isso.
Também deixo meus livros na horizontal,imagine querer pegar o último se eles tiverem na vertical .
Não gosto de emprestar meus livro,uma vez emprestei pra minha prima,e me deu pena de como o livro voltou,ela tacou o pobre na mochila e amassaou, as pontas das páginas tavam sujas,ficou horrível. ToT
Gostei muito das suas dicas.
Abraços
o/

Quanto mais cuidarmos, mais tempo novo ele vai ficar. :D
Geralmente s pessoas não respeitam aquela frase: Cuide das coisas dos outros como se fossem seus.
Ou levam muito a sério. (Y)

Obrigado, Ítalo!
Abraço!

Também sou péssima pra emprestar :X Ah, e quero um livreiro,não dá mesmo pra empilhar e desempilhar toda vez que quero pegar algum...

Não, não empresto! rsrs
O livreiro é *realmente* uma maravilha! Praticamente não entra pó. *-*

Obrigado Francyelly! ;D

Parabéns pelas suas dicas.
Sou muitas vezes criticada pelo excesso de cuidado com as minhas coisas, principalmente livros, mas vejo que não sou só eu.
Essa dica de não abrir demais o livro e ficar forçando a lombada para manter aberto o livro eu já conhecia de ver as capas se soltarem. E é tão difícil colar depois. Não fica a mesma coisa.
Encapar com plástico ou contact também é terrível, deixa a capa toda manchada depois de 10 anos e ainda solta só passando a mão.
Boa sorte com seus livros.

Já não me criticam mais por isso, porque sabem que é de assim pra "pior", hahaha.
Essa do contact eu não sabia. Nunca fiz, mas é bom saber.

Muito obrigado pela visita, Clara!
Seja bem-vinda. ;D

Primeiro peço pra pessoa cuidar como se fosse um filho e caso contrario pagará com a vida. =)
Enfim, td mundo tem medo. So empresto msmo pra 3 amigos e nem todos os livros (tem uns mais que especiais ) .
è um inferno qnd vem e pedem e nao tenho como dizer nao. Odeio olhar pra minha prateleira e ver q tem um espaço vazio. =( E nem durmo direito pensando como ta o livro. Alguns eu ponho papel contact (to ate precisando por em alguns pra evitar danos indesejaveis). Leio ele sempre num angulo de 90° pra nao reganhar o livro. Aff.
COmprei um clip super lindo pra marcar pagina...mas deixar marca (um horror), entao deixo so para enfeitar e nao grudo ele na pgna, deixo no meio do livro cm a florzinha pra fora. Fica lindo. Ou entao marco a pagina com um pedaço de papelão rasgado (eu sei...super esquisito...mas era a unica opção) ou entao com a foto de minha guitarra. =D
Ja estragaram livros meus. =/ E alguns enrolam pra entregar. Agora aprendi de uma vez por todas a dizer NÃO! Ja treinei em frente ao espelho. E tem livro meu escondido pq se chegar determinadas pessoas vao pedir...e dizer nao vai ser complicadissimo. Aff.
Definitivamente preciso de um livreiro (com porta, cadeado e senha)e de marcadores.

Super validas tuas dicas. =)

@Sheylla ♥,
hauauha, treinar no espelho pode ser uma boa técnica!
Não uso contact não. Prefiro deixar como original.
Livros, só empresto pra uma amiga, porque sei, depois de absorver todo meu sermão, que ela cuida com a vida dela. xP
Do resto, minha prima, quando vem e começa a ler um livro, ela nem pede emprestado, porque acha que não vai cuidar tão bem quanto é necessário. ^^
Sim, marcadores são utilíssimos!
Fiz um SUPER prático, um dia eu mostro.

Beijos!

@Rafael


Ahh. Nao uso em todos. Pq perde um pouco o brilho. Tipo A piramide vermelha , se eu encapar...vai fikr sem graça!
Eu entro em desespero qnd tem algum livro emprestado.

Ahh. Mainha me veio na maior felicidade do mundo me mostrar q conseguiu um marcador pra mim (uma etiqueta de roupa. oO) Pense. Pior q é igualzinho a um marcador normal.rsrs

Humm. Vou ficar devendo fts da minha prateleira. So tem ft de alguns livros na no twitter.

Beeijo

@Sheylla ♥,
Hahaha, peça marcadores nas livrarias, eles dão (se insistir xP).
Realmente, capas foscas ficam sem graça. Eu, particularmente, não gosto de contact em livros.

Beijos

Se eu fizer carinha de gatinho do shrek será que ganho? kkkk. Aqui custa 50 centavos um e bem sem graça.

Obs: Aqui nao tem livraria =(

@Sheylla ♥, que pena. Veja na biblioteca da cidade, ou faça uns personalizados. \o

Bom, pra falar a verdade eu O-D-E-I-O emprestar meus livros. Não pelo fato de ser egoista nem nada, mas tenho medo do estado em que eles podem voltar. Assim como voce Rafael, só empresto pra quem confio -e faço sermão também hehe - , mas as vezes quando outros me pedem me da uma dó... E acabo emprestando. Bom, a pilha aqui de casa ta crescendo e vou tentar emcapar eles com o papel contact(ja to sabendo que é uma tarefa nem um pouco fácil :s). E ja estou pesquisando estante pra eles também - nao cabe mais no meu guarda-roupas - ...rs.
Nossa usar aquele treco lá é um crime! Acaba com o livro! aff.' Eu também abro bem pouco pra ler, assim nao marca hehe '

Adorei as diicas! Beiijos

@Beatriz Gosmin,
*medo de como podem voltar*
Realmente é isso que me preocupa. Mesmo quando folheiam meus livros já fico de olho.
Seus livros vão agradecer um espaço só para eles. ^^
O papel contact 'modifica' a capa. Prefiro podendo ver os detalhes das capas foscas, brilhos e texturas localizadas, etc., mas se você gosta, poderá proteger as capas de ranhuras (apesar de, se bem condicionados, elas nem aparecerão ^^).

Beijos!

Iai galera, estou com todos vocês, a única pessoa que pega nos MEUS livros lá em ksa é eu msm, nem a minha irmã de 23 anos que implora para ler eu naum deixo. Eu tenho uma sala só para meus livros com ar condicionado e uma mesa. Quando eu vou ler algum eu ligo a luz, o ar e começo a ler (com a porta fechada para nenhum espertinho entrar e me perturbar). Uma vez eu comprei um livro de 50 reais e emprestei para um amigo meu, o livro voltou parecendo ele, feio, sujo e preto e eu como naum sou esse doce de pessoa eu pedi o dobro pelo que eu paguei no livro e ele me deu 100 reais...Adorei as dicas tinham algumas que eu não sabia, muito obrigado RAFAEL (yn) :)

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails