29 de dezembro de 2011

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson

Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Título Original: Suzannes's Diary for Nicholas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224

Sinopse:
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: "Diário de Suzana para Nicolas".
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha´s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
O Diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Quando um diário desconhecido poderá mudar uma vida?
Quando nele estiver escrito as palavras mais profundas, carregadas de sentimentos que te fazem derramar lágrimas. E que envolvem você.

James Patterson, conhecido pelos títulos de romances policiais publicados pela Editora Arqueiro, como 4 de Julho e O Dia da Caça, neste romance apresenta ao leitor uma história doce, rápida e, o que mais a define, para mim: sentimental.

Um dia, Katie recebe em sua casa um pacote contendo um diário de uma pessoa que não conhecia, Suzana, intitulado: Diário de Suzana para Nicolas. Sem entender, e visto que o remetente foi Matt, seu ex-namorado, ela começa a ler e a relacionar alguns fatos do diário com sua própria vida.

Katie descobrirá tudo o que aconteceu com Matt durante esse tempo que ficaram longes; Matt, Suzana e Nicolas, nas lembranças do diário, são a família perfeita.

Apresentado horas em forma de diário, por Suzana, horas em forma de narrativa, por Katie, o livro tem essa mudança de personagens muito positiva, envolvendo o leitor e fazendo-o compreender a história das duas mulheres que são ligadas a um mesmo homem.

Uma situação engraçada que a forma de escrita do autor me proporcionou em O Diário de Suzana para Nicolas foi relacionar os personagens aos nomes, e saber de quem se estava falando no início do livro. É como se a história começasse de trás para frente; como se o leitor já estivesse mais do que habituado com todos as pessoas presentes na história. E não vou contar essa relação ou explicar quem são os personagens para que tenha a mesma sensação na leitura.

Apesar da trama seguir muito bem, com o clímax apresentado de maneira inesperada e bem construído,  para mim, este não atingiu o ponto máximo que precisava, que achei que a história exigia. Mas ainda assim é uma revelação impactante.

"Nick,
Matt fez de novo. Quando voltei do trabalho, havia um presente em cima da mesa da cozinha. Estava embrulhado em um papel dourado com corações e um laço de fita azul. Não há como amar Matt mais do que já amo."

Foi um livro que não me atraiu tanto pela capa, mas que ainda me deixou curioso para conhecer este autor tão bem falado. A experiência foi ótima e o livro me surpreendeu desde as primeiras páginas. Páginas estas que são amareladas e que formam um livro leve. Os capítulos são curtos e a fonte utilizada é a ideal, no tamanho certo.

Durante toda a leitura, James Patterson contagia o leitor e não o faz desgrudar deste livro de altos e baixos de sentimentos, e é por essa experiência e pela bela história que recomendo sua leitura.



O Diário de Suzana para Nicolas pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob    |    Primeiro Capítulo






 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails