1 de agosto de 2012

Resenha: @mor, de Daniel Glattauer

Título: @mor
Título Original: Gut Gegen Nordwind
Série: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Páginas: 184

Sinopse:
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista.
Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro.
Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

Num formato diferente da tradicional narrativa dos romances, em terceira pessoa, quando temos a visão geral da história, ou em primeira pessoa, quando ficamos fechados à visão totalmente apaixonada de um único personagem, @mor, restringe ainda mais este cerco, porque tudo o que você pode saber sobre o enredo está exclusivamente em cada e-mail trocado entre Emmi e Léo.

Na modernidade em que vivemos (espero que você viva nela!), é bem mais fácil resolver todos os nossos problemas on-line. É o que Emmi Rothner está tentando fazer. Ela é assinante da revista Like para sua mãe, e está tentando cancelar a assinatura através de e-mail, no entanto, um erro de digitação o endereça para a caixa de entrada de Léo Leike, que muito educadamente explica que é comum receber e-mails que deveriam ser da revista.

Emmi se desculpa pelo equívoco. Mas o envia um "Feliz Natal e um Próspero Ano Novo" para toda a lista de e-mails, bem ao estilo "e-mail coletivo", daqueles que todo mundo odeia receber. E aí começa o bate-boca virtual, que aos poucos vai evoluindo à curiosidade, passando pelas descobertas sobre a vida alheia, e a vontade de se verem pessoalmente.

O leitor acompanha toda a troca de e-mails que duram mais de um ano, e vai formando em sua mente a personalidade de cada um dos personagens com suas características de escrita, formas de se expressar. O casal que nunca se viu também evita compartilhar fotos, e nós também ficamos cegos quanto à aparência deles.

A relação entre os personagens são o ponto central de @mor. E percebemos que é mais complicado do que parece a aproximação, pois Emmi é uma mulher casada, com filhos e Léo é professor universitário, recém saído de um namoro. Apenas o mistério e a insegurança move o coração dos dois.

É um livro de leitura rápida, mas com pouca "ação". Chega a ser irritante o fato de alguns e-mails serem inúteis, com discussões mirabolantes e perda de tempo que não levarão a nada. O leitor fica curioso no decorrer da história, e só quer que o casal, enfim, resolva se encontrar!

Pensar que há uma continuação é no mínimo estranho pela maneira que termina @mor, mas altamente desejável. O que será que Daniel Glattauer nos reservará no próximo volume?


Curiosidade: os títulos portugueses são as traduções dos originais em alemão.




  ~ Informações ~   

Leia outras resenhas da série @mor:
[ 1 ] @mor
[ 2 ] Every Seventh Wave

   ~ Links ~   

@mor pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |     Primeiro Capítulo 

Submarino.com.br

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails