4 de dezembro de 2012

Review: Kindle Internacional

Após um longo e tenebroso inverno. Anos e anos de agonia e paciência. O sol já não brilhava com a mesma intensidade... haha, quanto drama! e quem disse que não foi assim? Ó_Ó

Após muito tempo (leia-se: anos) aguardando a chegada da famosa loja da Amazon ao Brasil para, enfim, conseguir comprar um leitor de e-books a um preço justo (sério mesmo que eu pensei isso para este país?), desisti de esperar. Já pensando em adquirir a versão Internacional do Kindle (US$89), moedinhas foram juntadas, e enfim, o sonho se concretizou.

Com vocês o Kindle!

Kindelícia :D
Só para começar: e-reader não é tablet, ok?

Eu não poderia deixar de compartilhar com vocês como é usar este aparelho, que a princípio é tão maravilhoso e tão esquisito. Só gostaria de avisar que eu sou bem chato para analisar eletrônicos, então, vocês vão ler um review realista (e enorme) do aparelho, ok? (nada mais justo :) )

Vamos começar!
(podem clicar nas fotos para ampliar!)
(capa feita pela minha mãe *-*)

O processo de compra

Para quem nunca comprou sequer um e-book na Amazon (loja internacional, por enquanto), não há segredo. É similar à uma compra no Submarino, ou qualquer outra loja nacional. O que difere é que você vai ser obrigado a pagar mais caro pelo produto por conta das taxas de importação para o Brasil (absurdas: 60% do valor total da compra), e que são pagas no momento da compra. Neste caso, comprando somente o leitor de e-books, o valor das taxas é quase o mesmo valor que você vai pagar pelo Kindle + frete. Nada barato.

A Amazon fez isso para agilizar a entrega dos produtos aqui no Brasil, já que não é necessária toda aquela verificação demorada na Alfândega. Você já pagou tudo o que tinha que pagar, então logo estará nas suas mãos. E isso eu comprovei.

Unboxing do Kindle Internacional

Entrega

É fato que quando você compra um produto on-line, o que você mais quer é que esteja nas suas mãos o mais rápido possível! O pedido foi realizado numa quinta-feira a noite. No dia seguinte, o produto foi despachado, e pude acompanhar todo o rastreamento, minuciosamente, pelo site da transportadora. Durante a sexta-feira, sábado e domingo, o Kindle passou por quatro cidades dos Estados Unidos, chegando a Miami, quando, enfim, foi enviado para o Brasil na tarde do domingo.

Agonia foi chegar na segunda-feira e o status do rastreio ainda não ter novidades. Até que uma nova linha foi adicionada, informando que havia chegado em São Paulo e estava sendo verificado. E assim permaneceu por todo o dia.

Então, terça-feira, por volta das 9h, o rastreio me informou que o produto tinha ido para Campinas, e que estava com o entregador. Isso queria dizer que em algumas horas, aquela belezura chegaria em casa! E não deu outra. Meio dia, a campainha tocou.

O aparelho, enfim!

Primeiras impressões

Corri para casa, abri o lacre da caixa preta em que vem muito bem armazenado o Kindle, e tcharã! Lá estava ele, pronto para ser lido.

Antes de comprá-lo, assisti a dezenas de vídeos sobre o produto, sobre cada tipo de e-reader, qual tinha as características que mais me agradavam etc. Ainda assim, quando abri a caixa, o que primeiro me surpreendeu foi o tamanho. Mesmo eu sabendo as medidas dele, achei-o bem pequeno. Não sei. Eu simplesmente achava que era maior.

Passado o "momento decepção" (oras, eu sabia do tamanho antes de comprar!), me conformei, e veio o "momento exaltação". Que aparelho mais incrível do mundo todos tem que comprar um negócio desses e ler bastante porque é realmente incrível vai no site e compra agora arruma dinheiro você precisa ter um desses. É.

Ao ligar (botão inferior), a tela de carregamento aparece, com a tradicional imagem do leitor sob a árvore, e então a tela de boas vindas. É pedido para ligar-se a uma conexão Wi-Fi, e, sabe-se lá COMO isso aconteceu, assim que o aparelho conectou, ele reconheceu minha conta da Amazon e perguntou se era essa mesma que eu queria usar. Caramba, como é que ele fez isso se eu sequer fiz login no site da loja?! :O


A tela

Já falei que a tela do bichinho é incrivelmente estranha à primeira vista. E é mesmo. Assim que comprei, fiquei imaginando em como simular essa tela para vocês terem a mínima noção de como ela é. Pensei em pegar um livro e colocar um plástico na frente. Pensei em abrir o livro no sol. Pensei em ler com óculos escuros. Sei lá, qualquer coisa. Mas essa tela e-ink -tinta eletrônica- é TÃO diferente de tudo o que já vi que não tem COMO simular. Ela simplesmente imita a impressão das letras no papel perfeitamente.


Claro que ler ao sol não é nada confortável (principalmente se você não quiser queimar sua retina fazendo isso), mas se você comparar a tela e-ink, que você consegue ver normalmente como um livro sob o sol, a uma tela de celular, vai perceber que na segunda, não se consegue ver absolutamente nada de tantos reflexos.

Capa do livro Hereafter.

Pois é, não tem reflexo como aconteceria em tablets, por exemplo. Óbvio que se você apontar uma lâmpada nele, você não vai conseguir ler direito (é opaco, mas não é de papel, né). A tela, em si, não é branca, mas de um tom acinzentado, então faz bem a vez do papel pólen dos livros, que todo mundo ama.


Ler!

Com isso, é gostoso ler no Kindle. Não cansa, nem força a vista. Realmente parece um livro. E sabendo que é possível alterar o tamanho e espaçamento das fontes, conseguirei, finalmente, ler o livro inteiro de Guerra dos Tronos com fontes garrafais, sem precisar de lupa para ler o livro impresso.

É possível mudar tamanho e tipo da fonte, espaçamento e palavras por linha.

Fisicamente falando...

Ele têm 4 botões laterais (que não estão presentes nas outras versões e em alguns aparelhos de outras marcas, como o Kobo -lero lero!). Em cada lado, dois botões estão presentes, com as mesmas funções: os maiores avançam as páginas, e os menores voltam.

Botões laterais: avançar e voltar a página.
Abaixo da tela de 6 polegadas, com 50 16 tons de cinza, há alguns botões: voltar, teclado, navegação (cima, baixo, direita, esquerda, enter), menu e home.

Na parte de baixo, há uma entrada micro-USB, um led indicador e um botão liga-desliga/sleep. Atrás, há dois pólos de energia para conectar à capa com iluminação vendida pela Amazon, funcionando como fonte de energia para a lampadinha (e sugando sua bateria como um vampiro) para ler no escuro.

Entrada micro-USB, led, botão e pólos de energia.

É feito de um plástico resistente, e a traseira é emborrachada. Espero que não derreta com o tempo...

Leve, pesando apenas 170 gramas, se comparado a um livro, é igualmente fácil de posicioná-lo para uma boa leitura. Apenas achei os botões laterais estreitos para pressionar dependendo do jeito que você segura o aparelho.

"Ai, mas você foi comprar logo aquele sem touch screen? Tanta tecnologia por aí e você na 'era' dos botões." Oi?

Estou fugindo de aparelhos touch screen, pois, com isso, já não basta o celular que me irrita profundamente. Não quero ter que ficar limpando mais um eletrônico das marcas de dedos. A tela fica toda manchada, e engordurada. Sem falar que para fazer qualquer coisa, precisa perder boa parte do campo de visão. Selecionar uma palavra no Kindle Touch pode ser mais prático do que apertar repetidamente os botões do Kindle até chegar nela, mas é uma questão de preferência. Sinto que preciso de botões físicos nos meus gadgets, e não de toques na tela.


E-ink e bateria

Buscando informações sobre o funcionamento do e-ink, uma das melhores explicações encontrei no site weRgeeks.net. Segundo eles, "as telas de E-ink são formadas por milhares de esferas microscópicas magnetizadas (brancas e pretas), dentro de milhares de cápsulas em uma superfície oleosa. De acordo com a polaridade do pedaço da tela, as esferas brancas ou pretas ficam aparentes, desenhando assim, textos e imagens". Demonstração em vídeo de como isso acontece:



Com essa tecnologia, é possível fazer os aparelhos terem a duração da bateria prolongada, como é o caso do Kindle, cuja duração prometida é de 30 dias, com Wi-Fi desligado. Como faz só uma semana que estou com o aparelho, não tive como comprovar esta afirmação, mas acredito que seja tudo isso, mesmo. Até porque os e-readers só consomem energia quando estas esferas precisam ser reorganizadas, ou seja, quando você "vira a página", acessa o menu, enfim, quando você mexe no aparelho. O carregamento completo é feito através do computador, por aproximadamente 3h.

Mesmo assim, ainda acho esquisitíssimo saber que não há consumo algum de bateria, mesmo com a tela de sleep apresentando uma imagem aleatória. =)


Os arquivos suportados

Esta versão do Kindle suporta os seguintes arquivos: Kindle Format 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI, PRC; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP através de conversão.

Livros comprados na Amazon tem a vantagem de sincronizar com a rede social da loja, Twitter e Facebook, podendo compartilhar trechos e ter, no seu próprio Kindle, aqueles que foram mais destacados pelos leitores daquele livro (pode ser desativado, mas acho muito legal). Porém, é possível ler arquivos baixados e comprados de outras lojas online. Basta adicionar ao gerenciador de bibliotecas, o Calibre, e transferir através dele mesmo para o aparelho (e converter se necessário), com o Kindle ligado ao computador.

Se vocês repararam, ele não lê arquivos EPUB. Sinceramente, não sei o porquê. Acho meio idiota não poder ler um arquivo tão comum, e tão presente nas lojas que vendem e-books no Brasil. Ele nada mais é do que um arquivo HTML modificado. Já que não é possível, o tipo similar a ele é o MOBI. Utilizando o Calibre, basta converter EPUB em MOBI que o resultado fica basicamente igual. A única perda são as fontes (estilos das letras) utilizadas no primeiro, que, quando convertidas, se perdem e todo o texto fica com a mesma fonte.

(Atualização 05/12: Percebi que ao converter um livro EPUB para AZW3, a formatação se mantém! Resolvido o problema.)

O que muitos vão perguntar: "como é que fica o PDF no Kindle?" Ruim. Esse tipo de arquivo é bem engessado (e pensar que alguns e-books só são vendidos nesse formato pelas lojas, e ainda bloqueados com DRM!).

Quando aberto o PDF, ele fica tela cheia, ou seja, se sua formatação original é de tamanho A4, fonte 12, por exemplo, imagine o tamanho das letras... (se for tamanho menor, como uma apresentação de Power Point em PDF, fica bom)

Então você precisará brigar com a ferramenta de Zoom para ajustar à tela a fim de conseguir ler mais decentemente. Só que na vertical, seu texto vai ficar cortado, então vai ter que rotacionar a tela, enquadrar novamente com o Zoom, e se as palavras estiverem legíveis, enfim você vai conseguir ler. O passar de páginas faz o PDF ir descendo na tela.

Não recomendo para isso. E a conversão para qualquer outro formato (seja MOBI, EPUB etc.) fica péssima, já te aviso. Cada linha de texto do PDF é considerada um parágrafo, então, a cada "parágrafo", há uma quebra de linha (uma linha em branco). Terrível.

Como ele suporta arquivos JPEG, é possível converter quadrinhos e mangás para serem lidos no Kindle, mas os de Pokémon que testei ficaram pequenos.


Armazenamento e processamento

O armazenamento interno é de 1.35GB, não expansível. "Nossa, mas não cabe nem a Bíblia aí". É aí que você se engana! Os livros são arquivos, em geral, sem imagens, e ocupam um espaço ínfimo na memória, então você pode armazenas centenas de e-books facilmente, mas concordo que poderia ter mais um armazenamento maior. Além disso, aqueles que forem adquiridos na Amazon, não precisam ser baixados no aparelho. Podem simplesmente ficar vinculados à sua conta, podendo ser baixado a qualquer instante. Mas, nem sempre podemos confiar nossa vida na nuvem. Um dia está tudo lá, e no outro...

E sobre o processamento, nem vou me ater ao tipo de processador, quantidade de memória RAM, nem nada do tipo, mas vou ao ponto: achei o funcionamento rápido. Mais até do que parece nos vídeos. A virada de página é quase instantânea, e a piscada na tela não atrapalha em nada.

Sabe, no livro, quando você consegue ver a página de trás como uma sombra? Isso também acontece no Kindle. Às vezes a tela fica com esses ghosts (acho charmoso), especialmente com ilustrações, mas dá pra desativar e ter uma tela limpa a cada clique.

Tela de sleep com imagens macro aleatórias.

O sistema

Sobre isso, não há reclamações, pois é fácil de usar. Mesmo que não está acostumado a manusear aparelhos eletrônicos se sai bem quando tem um Kindle na mão.

Como o menu aparece dentro do e-book.
Há uma barra de status no topo da página, que informa o nome do Kindle, a carga da bateria e, se estiver com Wi-Fi ligado, o símbolo dele e a recepção do sinal (igual de celular), senão, aparece um avião, referente ao modo avião (sem conexão).

Na home estão listados (não aparecem as capas dos livros como no Kobo) todos os livros que você adicionou ao aparelho. Para fazê-lo é necessário ou transferir os arquivos pelo computador, ligando-o com o cabo USB, e utilizando um gerenciador, como o Calibre, ou através do Wi-Fi, adquirindo e baixando livros diretamente da loja da Amazon.

Livros recém adicionados aparecem com um escrito de "novo" ao lado, e o mesmo para "pdf" quando este é o tipo do arquivo. É possível agrupar livros por Coleções, que nada mais são do que pastas.

Enquanto lê, você pode destacar o texto, criar notas, saber definições sobre as palavras que desconhece. Para isso, basta usar os botões de navegação para chegar ao trecho ou palavra. Sempre que parar em uma palavra, sua definição do dicionário (o aparelho já vem com o dicionário Priberam, português, e o Oxford, inglês) aparece em cima ou em baixo.

Teclado virtual.
Para digitar algo, é preciso pressionar o botão de teclado, e este aparecerá no centro da tela. Com os botões de navegação, é preciso chegar a cada letra que desejar. Não é possível esperar outra coisa de um aparelho que não possui touch screen ou teclado físico. Não levo como ponto tão negativo, até porque há atalhos que facilitam a navegação pelos caracteres.

Nele ainda está incluso um navegador de Internet Experimental, e funciona bem, como a navegação pelo celular, sendo possível carregar imagens estáticas e texto.

Algumas comparações

Comparação com livro de tamanho médio.

Comparação com livro de tamanho médio.

Comparação com livro de bolso.

Comparação com livro de bolso.

Comparação com livro tamanho grande.

Comparação com livro tamanho grande, internamente.


Saldo Final

Pontos positivos
- tela e-ink que parece papel
- não ter reflexos
- não cansa a vista
- ajuste de fonte, tamanho e espaçamento
- rotação da tela
- ter botões físicos
- qualidade excelente
- leve
- prático
- bateria de longa duração
- carregamento rápido (liga no PC e esquece)


Pontos negativos
- não poder ler PDF decentemente (a tela é pequena demais para eles)
- não ter teclado (oras, é pra ser pequeno)
- não ser tão ergonômico para o manuseio com uma mão
- capacidade de armazenamento pequena
- e não expansível com cartões de memória


Bom, depois de TUDO isso, acho que consegui falar um pouco sobre o que é o Kindle e minhas experiências com o novo aparelho. :D


Estou bem empolgado, e gostando muito. Não me canso de, volta e meia, passar por seus menus, ler algo aqui e ali.

Uma coisa que percebi é que de quando ele chegou eu tenho lido mais! Porque é tão fácil ter livros carregados nele e acessar aquele que você quiser a qualquer hora. Enquanto espera alguma coisa: dois cliques e já está lendo.

Por essa facilidade, me restringi a intercalar um livro físico e um livro digital, senão, os infinitos exemplares comprados até hoje ficarão só no "vou ler" por muito tempo, haha.



A loja da Amazon já está para abrir. Algumas imagens do Kindle mostrando a página de compras traduzida para o português foram divulgadas pelo Blog do Jotacê, como a imagem a cima. Nela é possível ver que serão oferecidos livros "por menos de R$4,99".

(Atualização em 06/12: A loja brasileira da Amazon foi aberta hoje e pode ser acessada através do endereço www.amazon.com.br ! Com certeza, um marco no mercado on-line brasileiro)

E o lançamento do Kobo, à venda pela Livraria Cultura, será amanhã, dia 5 de Dezembro. Acho que o mercado de livros eletrônicos no Brasil vai esquentar!

Vote na nossa enquete: Qual e-reader você mais deseja?


Quero saber de vocês: o que acharam do maravilhoso Kindle?
Deixem suas impressões nos comentários! (acho que mereço comentários pelas várias horas preparando o review, hehe, espero que tenham gostado)


QUAISQUER DÚVIDAS, deixem-nas aqui, também, que responderei todas!

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails