20 de dezembro de 2012

Resenha: A Idade dos Milagres, de Karen Thompson Walker

Título: A Idade dos Milagres
Título Original: The Age of Miracles
Autora: Karen Thompson Walker
Editora: Paralela
Páginas: 216

Sinopse:
Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Julia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso. Pássaros desorientados caem mortos do céu, centenas de baleias encalham na praia, as marés saem de controle. Enquanto alguns entram em pânico, outros procuram viver como se nada estivesse acontecendo, agarrando-se a qualquer custo à sua rotina e ignorando a evidência de que o fim do mundo se aproxima. 
Ao mesmo tempo que luta para se adaptar à nova “normalidade”, Julia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô, que acredita que tudo se trata de uma conspiração do governo e passa os dias catalogando suas posses obsessivamente. 

Nada como um romance, antes do fim do mundo, em que a Terra é a protagonista.

Praticamente isso. Se a Terra não estivesse desacelerando, não conheceríamos a jovem garota Julia, de 11 anos, e o caos em que vive desde o dia 6 de Outubro.

Em uma cidade da Califórnia, Julia é uma garota comum, que joga futebol, e faz aulas -a contra-gosto- de piano com Sylvia, uma vizinha. E neste dia fatídico, é anunciado na TV a desaceleração do planeta Terra, ação que causaria o aumento gradativo da duração dos dias, e assim, a cidade e o mundo todo é tomado pelo caos. Pessoas enlouquecem, estocam alimentos, como se resolvesse o problema.

Passamos a acompanhar a mudança de vida dos seres humanos, as adaptações que devem ser feitas, alterações na gravidade. E o aumento das horas dos dias, que, no início, começa com acréscimos de poucos minutos. Dias de 25 horas. E se alongam assustadoramente para 30, 35 horas, e mais!

Na família de Julia, o pai é médico, um dos poucos que ainda vão para o hospital cuidar dos pacientes, calmo e sereno, e a mãe, agora dona de casa, é afobada, exagerada. E o avô, um personagem especial, mora sozinho no campo, e se destaca nas cenas em que aparece. Os velhinhos sempre tomam conta dos livros, já repararam?

Quando tudo começou, sua melhor amiga Hanna, por questões religiosas, precisa se mudar com os pais, e Julia, fica só. Seth, um garoto despojado, ainda desperta sua curiosidade e, tudo o que ela quer, é se aproximar dele, porque apaixonada ela já está.

"E Julia... Não acredite em tudo o que ouve, está bem? Você é uma menina inteligente. Sabe ler nas entrelinhas."

Triste, lento e doloroso.

Um arrepio me subia sempre que lia frases como "e essa seria a última vez que...". Se a Terra desacelerasse, realmente seria terrível.

Narrado em primeira pessoa por Julia em um futuro desconhecido, A Idade dos Milagres, o primeiro e feliz romance de Karen Thompson Walker, tem o poder de te fazer pensar, tanto sobre a parte ficcional da história, o fim do mundo em si, que se torna mais tenebroso a cada capítulo, quanto sobre os sentimentos que Julia descobre e desenvolve na narrativa: a solidão, o amor, a amizade, a esperança, são só alguns.

Também destaco temas sociais como o segregacionismo, porque não?, já que é o que acontece com as pessoas que decidem seguir o "horário real" (ficando acordado enquanto há sol) ao invés do "horário do relógio" (não levar em conta que pode ser meia-noite mesmo quando o sol está a pino) que o governo sugere à população. A sociedade se divide; e temas ambientais, pois os animais e as plantas são os primeiros a sentirem os impactos do desastre. Aves morrem até mesmo sem motivos e as vegetações secam mais a cada dia.

"Dizem que nós humanos somos capazes de ler uns aos outros de uma centena de maneiras sutis, que podemos detectar mensagens nos mais leves movimentos de um corpo, na mais breve das expressões de um rosto, mas, naquela dia, por alguma razão, eu havia comunicado com incrível eficiência o exato oposto do que mais queria no mundo."

Foi minha primeira experiência de leitura completa no Kindle, e foi muito agradável. A fonte utilizada pela editora foi a mesma do livro impresso. No aparelho não ficou tão boa, mas o uso da fonte padrão dele me proporcionou horas de leitura bem agradáveis. Um detalhe que só a edição física, que agora tenho em mãos, pode mostrar é a capa que brilha no escuro (título, chão e nome da editora na lombada)!

Mesmo eu não tendo gostado muito do final (e ter teorias melhores que as da autora para o fim do livro), não pude deixar de marcá-lo como favorito. Impossível não se envolver com a história e não temer que, num dia desses, a Terra comece a desacelerar. Veja bem, quando terminei de ler, precisei sair a pé. O tempo tava fechado, quase chovendo, com vento gelado. Fiquei só esperado o início da desaceleração e o caos tomar conta da cidade. O_O'


   ~ Links ~   

A Idade dos Milagres pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |     Site da Editora     |     Trecho do livro     |     TheAgeOfMiraclesBook.com 

Submarino.com.br


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails