10 de julho de 2010

Resenha: A Morte É De Matar, de Newton Cesar

Título: A Morte é de Matar
Autor: Newton Cesar
Editora: ARX
Páginas: 176

Sinopse:
A morte é de matar é completamente diferente de outros livros do gênero policial, pois revela, de forma muito criativa, a história de Inocêncio Mattar, assassino confesso, prendendo a atenção do leitor até a última linha. Inocêncio Mattar é um rapaz franzino e manco que vive mentindo para as pessoas e adora galantear as mulheres. Sua vida toma rumos inimagináveis quando, trabalhando como porteiro, revela a Cunegundes Trancoso, um delegado de polícia corrupto, que matou uma mulher. O que aparentemente seria apenas uma confissão sem conseqüências transforma-se num mistério complicado de ser desvendado. É que Inocêncio, ao declarar-se culpado, descobre que a morta sumiu, e pior, que ela não existe. Onde estará a morta? Para saber o que realmente aconteceu o leitor terá de conhecer outros personagens tão curiosos quanto Inocêncio: Cunegundes, o detetive, Analisbeto Brochados, o médico, terapeuta sexual, Gertrudes, a copeira da delegacia, e a morta desaparecida. A morte é de matar certamente vai surpreender e divertir bastante a cada acontecimento e poderá provar, definitivamente, se a mentira tem mesmo perna curta. 

Grande presente que ganhei há alguns meses, de aniversário, do Ewerton [logo ele fará a resenha de Crepúsculo (crespusculetes e fãs, preparem-se  xP)]. Comecei a ler e logo nas primeiras páginas já gostei!
O livro é de suspense, com finos toques de humor -haja vista os nomes dos personagens. E é esse o uso dos nomes no livro: associações e trocadilhos. Todo ele é cheio de trocadilhos hilários.
"- Meu senhor, falei com o homem da portaria...
 - O Branco?
 - Não, o preto.
 - Então é o Branco."
A descrição do personagem vai acontecendo aos poucos. Inocêncio Mattar mata a Dasdores por ser chamado de manco... E a história se desenrola.
Newton Cesar joga fora o vocabulário requintado e dispõe-nos diálogos, e mesmo a narração, como um grande "causo" de bar. Os capítulos são curtos e preciosos. O livro é cheio de clichês muito bem empregados!
"Minhas memórias confundiram-se entre fantasias e realidades e, lembrando-me de acontecimentos e filmes já vistos, não havia um, sequer, que parecesse com aquilo. Não que eu me lembrasse. Roteirista algum , tenho certeza, chegaria a tal enredo.
Atitude besta, belisquei o braço, só para certificar-me."
Leitura despretensiosa que me deixou muito ansioso para saber o que iria acontecer(!).
Ah, e o final é ótimo! Revelaçõs sensacionais.

Esse livro não é comum, mas você pode adquirí-lo pelo Estante Virtual, site de sebos online. Nunca comprei lá, mas deve ser bom. Pelo menos, os preços são ótimos.



Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

2 comentários:

Adorei sua resenha, ainda nao tinha ouvido falar do livro. Vou coloca'-lo na minha lista. Seu blog e' uma gracinha, estou te seguindo. Beijos

Larissa!
O livro é realmente ótimo. É contagiante.
Muito obrigado! ;D

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails