30 de julho de 2010

Resenha: Trevas

Título: Trevas
Autor: J. Modesto
Editora: Giz Editorial
Páginas: 278

Sinopse:
"O Mal ameaça a humanidade através de um demônio com o poder de manipular as forças do elemento terra. O destino intervém criando uma aliança inusitada entre a Igreja, um vampiro e um justiceiro. Será que o grupo conseguirá deixar de lado as suas diferenças e fazer frente as Forças do Mal?"


  Pois bem, leitor. Você acaba de ler a sinopse do livro Trevas e provavelmente deve estar pensando: "mas que mistureba é essa?". Sim, eu também pensei a mesma coisa quando li a sinopse. Porém, isso não é ruim, afinal, essa mistura de personagens inusitados acaba atiçando sua curiosidade para descobrir o que vai rolar em toda a estória.

  E assim eu dei início nessa empreitada que foi ler Trevas. Apesar de eu ter lido vários livros que o começo nunca empolga, com esse foi diferente. Ele consegue prender você desde o início. E isso acontece graças ao suspense em que o autor se baseia para contar a estória.

  Se você já leu algum livro do Dan Brown, vai identificar esse tipo de suspense que estou citando. Sim, é aquele suspense que interrompe a cena justamente quando você queria saber o que iria acontecer. Nisso, outra cena se desenrola e para também no mesmo momento crítico. Depois, o autor volta para o ápice da cena anterior. É esse tipo de suspense que falo. E isso é ótimo, pois quando você vê, já passou um bocado de páginas sem perceber.

  Agora falando um pouco sobre a trama em si. O básico do básico é mostrado na sinopse. Eu disse o básico do básico. Pois a quantidade de personagens que vão surgindo, além das sub-tramas, é de se abobar. E J. Modesto não se limita a descrições físicas. Ele vai fundo nas psicológicas, descrevendo as vidas dos personagens, seus medos e seus anseios.

  Além da proposta em si: o autor mistura coisas totalmente opostas. É um vampiro que se une com um padre para combater um demônio, sem contar que no meio há um justiceiro que busca vingança contra um grande comandante do tráfico de drogas e prostituição de São Paulo e do Rio de Janeiro. Imaginou a loucura que é?

  Mas se aquele bichinho insistente dentro de si está fazendo você desconfiar da capacidade de J. Modesto de misturar todas essas coisas e conseguir um ótimo resultado... pode matá-lo! O autor simplesmente balanceia tudo o que põe na estória. Não deixa pontas soltas (mesmo que no final você tenha a impressão de que há coisas em haver, depois de um tempo de análise, percebe que o que ele finalizou, realmente finalizou), além de dar um final com gostinho de quero mais.

  E aí? De uma sinopse obscura você foi parar numa vontade de ler o livro? Essa foi minha sensação, comecei a ler sem compromissos e me surpreendi de uma forma totalmente positiva e recompensadora. Recomendo o livro para os amantes de suspense. Ah, só pra ressaltar: o livro não é de terror, como alguns podem pensar. Então, não passe longe apenas pela capa, o livro realmente é bom por abranger  e agradar vários tipos de leitores!

Ewerton

Ewerton

Sobre o autor

Ewerton Estudante de Letras, gosta de escrever, ler e analisar tudo o que está em alta (ou não) no mundo pop atual e antigo. Curte música pop e indie e, nas horas vagas, brinca de ser crítico de cinema.
@ewertonmera A Bombonière

4 comentários:

Bom eu pensei que era de terror,com essa sinopse e essa capa e o nome,de cara o povo pensa que é de terror,pelo menos eu pensei. E já lia um livro do Dan Brown e gostei,vamo ver, se surgir a a oportunidade de ler eu decido se leio ou nao!! saihsiasha
Abraços
o/

Oi Italo!

Eu recomendo o livro, é muito legal.
Obrigado pelo comentário!

Abraços. :)

Ainda não esse livro do J. Modesto, mas gosto dele no conto que tem no livro amor vampiro e as historias em quadrinho dele. E eu gostei da sinopse dele e já iria ler ele, e depois da sua resenha fiquei mais interessada. Ainda leitura, ainda mais que você compara ele com o Dan Brown, gosto da forma que ele dispõe o roteiro e seus mistérios

http://www.leiturasefofuras.com.br/
@leiturasefofuras
@dany_welch

Sim, Dany, o estilo de escrita do Modesto é bem na linha do Dan Brown.

Recomendo o livro, sim!

Abraços.

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails