16 de julho de 2010

Resenha: Opúsculo - A Paródia

Título: Opúsculo - A Paródia
Título original: Nightlight
Autor: The Harvard Lampoon
Editora: Novo Século
Páginas: 144

Sinopse:
"Sobre três coisas eu estava absolutamente certa: Primeira, Edwart talvez fosse, muito provavelmente, minha alma gêmea. Segunda, existia uma parte do vampiro dentro dele - que eu presumia que estivesse completamente fora de seu controle - que queria me ver morta. E terceira, eu incondicionalmente, irrevogavelmente, impenetravelmente, heterogeneamente e ginecologicamente desejava que ele tivesse me beijado."

Você provavelmente já leu algo muito parecido com a declaração acima e pode estar pensando que se trata de um plágio, ou uma mera coincidência, mas não é nada disso. Ela resume a premissa do livro Opúsculo - A Paródia, escrito pela revista de humor The Harvard Lampoon. Opúsculo é uma hilariante paródia do Crepúsculo, de Stephenie Meyer, e conta a história de amor de Belle Goose e o misterioso e brilhante Edwart Mullen, Belle é uma garota pálida e desajeitada que chega a cidade de Switchblade, Oregon, buscando aventura, ou pelo menos um colega de classe imortal. Após testemunhar uma série de eventos estranhos - Edwart deixa suas batatas fritas intocadas no almoço! Edwart a salva de uma bola de neve voadora! - Belle tem uma dramática revelação: Edwart, um geek com interesse zero em garotas, é na verdade um vampiro, pelo qual ela está completamente apaixonada. Surge então o dilema: como ela poderia convencê-lo a mordê-la e assim transformá-la em sua noiva eterna, já que ele parece achar todas as garotas tão repulsivas? Cheio de romance, perigo, insuficiente proteção paternal, arrepiante comportamento de caçador compulsivo e com um baile de formatura de vampiro, Opúsculo é um conto tumultuado sobre uma garota obcecada por vampiros, que busca o amor em todos os lugares errados. 


 Estava louco para ler este livro. Crepúsculo, aquele livro bonitinho, fofinho, romantiquinho que entoja qualquer um  xP, merecia uma versão hardcore-extreme-plus!
Fiz questão de comparar a capa traseira dos dois livros. A descrição das três certezas de Bella são perfeitamente "paródio-parafraseadas". O humor começa pela capa!
Como li numa resenha antes de comprar o livro, a sensação é de estar lendo um "Todo Mundo Em Pânico". (Falando nisso, viram o trailer de "Que Os Vampiros Se Mordam" ? - eu quero assistir). Apesar disso, não é nada exageraaado de perder a graça, muito pelo contrário, o livro é divertidíssimo e hilário do início ao fim!
"- Oi - disse ela. - Acho que estou em todas as suas classes. - Então é por isso que eu a conhecia. Ela me lembrava um esquilo com quem andava em Phoenix.
- Sou Belle.
- Eu sei. Já nos apresentamos. Umas quatro vezes.
- Oh, descupe. Tenho dificuldade para me lembrar de coisas que não me serão úteis mais tarde."
Esse trecho segue uma das partes em que, literalmente, chorei de rir. \O/
As sacadas são incríveis. Não é obrigatório ter lido Crepúsculo, mas se não o fizer, vai comparar com o quê?
Esse lance de comparar nos leva a inúmeras piadas internas -adoro.
As personagens são todas engraçadas e passam por situações cômicas. Edwart Mullen é um geek, mas meio tonto. hauhauhau! Belle Goose passa por um dilema durante o livro, o mesmo de Bella -querer se tornar uma vampira para viver eternamente com seus respectivos Edwart e Edward.
Não é por ser uma paródia, que não foi bem escrito, não. Todos os detalhes e situações estão otimamente descritas. Tem a parte da maçã (AHUAHUAHUA!)... Vá ler!

Opúsculo é mega-ultra-blaster recomendado para qualquer idade! (leia Crepúsculo para ter 100% de aproveitamento na sua leitura!)



Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

12 comentários:

Esse livro me animou HAHA
Deve ser hilário mesmo! Infelizmente não li Crepúsculo :S Mas de repente até leio só pra poder comparar com Opúsculo!

Rafa, aproveito para te dizer que te indiquei para um meme que postei no meu blog. Eu adorei, espero que goste também!
Beijo

É bem legal. Li Crepúsculo num momento febril da minha escola ano passado, hauhauhau!
Realmente gostei de Opúsculo.

Muito obrigado pela indicação!
Já vou ver o meme.

Beijo!

Oi meninos!
Indiquei o blog de vocês para um selo: http://daydream.outtamind.com/?p=308

Beijo!

Lis!
Muito obrigado por mais uma indicação! \O/

Vou colocar alí do ladinho. ^^

Beijo!

Olá 1° comentário aqui no seu blog.
shaishaih
Eu tbm to doido pra ler o Opúsculo. Nunca li nenhum livro de comédia!!!
Até!!
Adc vc como amigo no skoob,aceita lá ok.
Desejo sucesso aqui pro seu blog. ^^
o/

Opa, Ítalo! Te adicionei.
Muito obrigado, e continue visitando. ^^

Ah, se puder, leia sim, que é muito bom.
Abraço.

HUSAHuHASuhUAS *-* Parece ser legaaal :D


Otima resenha :D Dá mais vontade ainda de ler :)

Beijo :*

Oi, Barbara.
Realmente é muito bom o livro.
Ri muito em certas partes. Me peguei chorando de rir, na verdade.

Tenha uma ótima leitura! ;D

Simplesmente e irreversivelmente AMEI O LIVRO! Nossa eu ja li a serie crepusculo no começo do ano passado antes de virar essa modinha...=S E agora eu tenho que comprar esse livro! Simplesmente achei irônico e muito bem bolado só pela resenha e seu comentario Rafael! Ahh naao ' Ahh naoo vou ficar sonhando com ele agoora.. =O

@Beatriz Gosmin,
Se já leu a série, tenho ceerteza que vai se pegar gargalhando em Opúsculo.
Tentei começar Lua Nova, mas faltou inspiração. ^^

Quando puder, leia!
Beijos

Eu já quis muito ler esse livro, mas acabei desanimando... Agora, depois de ler a tua resenha, fiquei com vontade de novo. Faz tempo que eu não acho um livro que me faça dar boas risadas :B

:*

Thais,
É uma leitura diferente, e engraçada. Se você já leu a série, ou somente Crepúsculo, vai aproveitar cada piada e tirada do livro. ^^
A capa até segue o padrão, haha!

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails