20 de julho de 2010

Resenha: O Exorcista


Título: O Exorcista
Título original: The Exorcist
Autor: William Peter Blatty
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 321

Sinopse:
"Uma atriz tem uma vida tranquila com sua filha Regan, de doze anos. Mas ultimamente, ela vem notando que a filha anda tendo um comportamento estranho e agressivo. Vários médicos são consultados, mas nenhum consegue chegar a uma conclusão certa. Ela se convence, então, de que a filha está possuída pelo demônio e pede ajuda de um padre, que recomenda a ajuda de um sacerdote mais experiente. Nessas alturas, Reagan já afirma ser o diabo em pessoa. O Exorcista é um livro cheio de terror, suspense e até nojento – é impossível não se arrepiar com essa obra prima do horror!"


  É só comentar com alguém que você leu O Exorcista, para a pessoa arregalar os olhos e perguntar: "Sério?". Uma das estórias mais famosas e assustadoras de todos os tempos, que virou filme nos anos 70, arrastou multidões para os cinemas e deixou outras multidões sem dormir por alguns dias, nasceu de uma notícia de jornal.

  William Peter Blatty, certo dia, estava lendo o jornal rotineiramente, quando deparou-se com uma notícia no mínimo interessante: o caso de um garoto que, após brincar várias vezes com uma mesa Ouija juntamente com sua tia, acabou sendo possuído por um demônio.

  Esse acontecimento foi a gota d'água para que Blatty ativasse sua incrível criatividade e criasse a estória de Regan, garota no comecinho da adolescência que acaba tendo problemas sérios de saúde. Sua mãe, assustada com a incrível mudança de comportamento da filha, corre para os médicos, procurando uma solução.

  Eles procuram por sintomas que não existem, fatos que não são provados e explicações que não convencem. A mãe, sentindo-se cada vez mais cansada ao ver a filha naquela situação, começa a enfrentar suas próprias dúvidas em relação à religião e outros assuntos. Sua última escolha: procurar um padre, afinal, a própria filha, ou aquilo que está dentro de seu corpo, afirma ser o Diabo em pessoa.

  Para quem assistiu o filme e realmente se impressionou com as imagens nele contidas, não vai ficar muito impressionado com as cenas descritas no livro. Realmente a narrativa de Blatty é muito boa. É daquelas que te prendem página após página.

  Acho que as pessoas que só conhecem a estória por cima e não assistiram o filme, o ideal seria pelo menos tentar encarar o livro. Eu não fiquei assustado com ele, porém, quem nunca assistiu um dos melhores filmes de terror de todos os tempos é capaz de não conseguir chegar até o final. Assim como na película, a todo momento há uma super tensão nas cenas. Principalmente quando você afunda dentro do exorcismo propriamente dito.

  Enfim, fica aí a dica para quem gosta de uma boa dose de terror.

  Lembrando que o livro não é mais publicado pela Nova Fronteira, nem por outras editoras. Você vai conseguí-lo apenas em bibliotecas, sebos ou com algum vendedor do Mercado Livre.

Ewerton

Ewerton

Sobre o autor

Ewerton Estudante de Letras, gosta de escrever, ler e analisar tudo o que está em alta (ou não) no mundo pop atual e antigo. Curte música pop e indie e, nas horas vagas, brinca de ser crítico de cinema.
@ewertonmera A Bombonière

18 comentários:

Excelente!
Não assisti ao filme. Tá, tá, nunca tive coragem.
O filme, então, é mais 'chocante' que o livro?

Abraço!

Eu vi esse filme! (a corajosa xD)
Mas foi o suficiente; não ia conseguir ler o livro, tenho certeza... A última vez que fiquei com um livro de terror na cama eu mal dormi, imaginava que as coisas iam sair lá de dentro ¬¬
Mesmo assim, é um clássico e recomendo pra todos!
Quem acha que os personagens vão sair do livro, como eu, assiste o filme porque vale a pena! E sim, dá medo :X
Parabéns pela resenha, ficou muito boa ;D

Sim, o filme consegue chocar mais.

Afinal, o diretor conseguiu transformar uma simples estória em algo grandioso demais, um ícone do cinema moderno.

Mas eu ainda mantenho a opinião: não conhece o filme? Leia o livro primeiro!

Muito obrigado, Lis!

Mas quando conseguir reunir um pouquinho de coragem pra ler, leia, vale muito a pena.

:)

"...fica aí a dica para quem gosta de uma boa dose de terror."
Ok não é meu caso rsrsrs
Odeios estórias de terror e filme de terror e quero me ver longe disso,ainda mais desse O_O.rsrs
Sabe não é meu gênero de filme e nem de livro,não gosto tbm de estórias de fantasmas e tal. arg!!
=D Minha opinião!!!!
Até outro post.

Hahuahua, adoramos terror.
Eu gosto de qualquer tipo, -menos- de exorcismos. =S
Dos outros, preferencialmente filmados em handcam, como [REC]. *_*

Hahaha,
Abraço!

Italo, se você não curte terror, não leia!
AHSUEHASEUAESH

Realmente assusta para quem não gosta desse tipo de leitura.

Abraços!

Oi Ewerton,estou fazendo o sorteio do livro Pobre Não Tem Sorte,lá no meu blog.
Até dia 23/08.Se quiser participar,será bem vindo.
http://fadadoslivros.blogspot.com/2010/07/sorteio-do-livro-pobre-nao-tem-sorte.html
Bjs!

Adoro filmes de terror e esse filme. O dificil vai ser achar o livro em sebo, rs. Adorei sua resenha :)
Beijinhos

Oi Nataly!
Obrigado!

Sobre achar em sebos é realmente complicado...
O mais certeiro mesmo é Mercado Livre.

Beijos! :)

Eu adoro este livro.
Excelente. Clima tenso e arrepiante. Momentos memoráveis. Personagens muito bem construídos. Cenas chocantes. Milhões de vezes melhor que o filme.
Parabens pela ótima resenha.

Oi Rubens!

Obrigado! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Continue acompanhando as novidades do blog. =)

Abraços!

Um bom livro. Mas como disse. O filme é beem mais chocante(nao tive coragem de ver. Até hoje so o exorcismo de nao sei la quem eu assisti e mesmo assim fechando os olhos), achei o livro mais suspense do que terror...me assustava mas nao a ponto de ficar sem dormir a noite. È um otimo livro.
Achei perdido na biblioteca da city (das antiga e cheio de remendo)
Mesma coisa achei do Iluminado e Carrie do Stephen King.

Terror pra mim tem q ser estilo Jogos Mortais. XD

Ahh Dexter nao é terror é perfeito! ^^

O livro que eu mais tive medo foi O codigo da vinci kkkkk. Era uma pressao psicologica taao forte que se o livro tivesse no meu quarto eu nao conseguia dormir de jeito nenhum. Pura bobagem...rs

Eu sou do tipo que gosta de se preparar pra um filme desses (=covarde?). HAHUA. Ou seja, se a origem é um livro, leio primeiro. Assim foi com Laranja Mecânica e O Iluminado.
Devido a tudo que falam do filme, eu penso que nunca vou assistir O Exorcista, huahau. Mas adoraria ler o livro! Assim que tiver oportunidade não vou deixar passar. Quem sabe crio coragem?

allstarejeans.blogspot.com

Hahaha, ainda não tive coragem, também. O livro ameniza o filme. É uma opção. ^^

Já assisti ao filme. É realmente chocante pelas imagens e idéia de "não ter controle sobre si", porém a crítica teísta exagera no terror. Ouvi pessoas dizendo que não conseguiram dormir bem por um mês ou que temem até o nome do filme.
Não sou muito fã do gênero, mas achei este incrível, principalmente levando em consideração a época em que foi produzido.
Minha dica? Assistam. É um clássico!
Pretendo comprar o livro logo.

Eu achei esse livro num cebo, de pronto comprei curiosa como sou... Não sou o tipo medrosa, ao contrario, tenho varios livros de terror...
Mas esse, foi só estabelecer um lugar pra ele na minha casa, que comecei a me sentir estranha, nervosa... o tempo foi passando e fui sentindo a presença cada vez mais forte, não só a noite mas durante td dia, minha estante fica ao lado da cama...
Lí apenas a introdução que falava só li a introuçao
uma parte da biblia,
que diz qu quando jesus chegou numa cidade
tinha um homem
que os outros subjulgavam
tinham medo dele, e mantinham ele atado a grilhoes
qd jesus perguntou
ele se auto denominou legiao
é aquela passagem que jesus os expulsa para os porcos
mas o autor nao disse isso,
foi so ate a parte que ele se chama de legiao.
Ontem joguei ele fora, e estou feliz por isso!

Acabei de baixar em pdf, nunca li um livro de terror em toda minha vida! Mais modestia parte sou bastante corajosa para essas coisas.

Vou começar ler hoje vamos ver se essa corajem dura muito kkkkk

beijos

meu blog: http://brigadeironoglitter.tk

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails