7 de novembro de 2011

Entrevista com Kamile Girão #Yume

Olá, pessoal! Mais uma entrevista cheia de curiosidades e debates! Espero que gostem!


Entrevista cedida pela autora de Yume: Kamile Girão.


Quais são seus(as) autores(as) favoritos(as)?
Anne Rice, Bram Stoker, Flavia Bujor, Giulia Moon e Álvares de Azevedo.


A inspiração para uma estória pode vir de qualquer lugar, a qualquer hora. Você se lembra do que te inspirou a escrever, onde estava, etc?
A inspiração para Yume surgiu de forma meio ridícula... Na época, eu estava naquela fase do início da adolescência em que se costuma sonhar com o príncipe encantado. Sendo que, no meu caso, eu realmente havia sonhado com um rapaz a quem julgava perfeito e fiquei pensando em como seria se o encontrasse na realidade. A ideia me agradou e tive vontade de escrever uma história relatando o ocorrido com outras pessoas. Inspirada, comecei a escrever na sala do ortodontista, enquanto esperava ser atendida. Era final de 2007.


Enquanto escrevia Yume, você tinha a intenção de publicá-lo?
A princípio, não. Sempre fui meio tímida e insegura para com os meus escritos, mostra-los a alguém era uma tarefa sofrível. Então, até os 15/16 anos, publicar um livro – fosse Yume ou fosse qualquer outro – estava fora de cogitação.


Continue acompanhando a entrevista!


Você participou da diagramação?
Sim, sim. Era bastante exigente, inclusive :P


Como foi a recepção do público em relação ao seu livro?
Foi muito boa e, até certo ponto, surpreendente. Para uma pessoa tímida como eu e que passou anos desacreditada em seu trabalho, ver tantas pessoas interessadas em Yume não deixou de ser uma agradável surpresa. Fiquei bastante satisfeita e espero conseguir agradar a todos.


No skoob do seu livro, as notas variam entre quatro e cinco estrelas. Como você sente em relação à isso?
Fico muito satisfeita e sinto um frio na barriga. Isso mostra que Yume está sendo bem recebido pelo público.


Pensa em continuar com o trabalho de escritora?
Sim! Estou com várias ideias em mente e, ainda pouco, acabei uma nova história. Em breve, estarei divulgando-a nas redes sociais e nos blogs :)


Muitos brasileiros têm um grande preconceito em relação aos livros nacionais. Por que você acha que isso acontece?
Essa é uma questão complicada. Por experiência própria e de pessoas com as quais convivo, creio que esse preconceito surja na escola, na época em que o aluno tem os primeiros contatos com literatura brasileira. Todos sabem que os textos de José de Alencar, Machado de Assis e por aí vai não são fáceis de serem lidos – principalmente por leitores iniciantes. Quando o estudante, imaturo no quesito de leituras, tem contato com obras assim, geralmente, costuma repudiá-las, acha-las sacais e complicadas. E aí reside o perigo, pois a opinião tirada uma péssima experiência acaba se generalizando – e o leitor acaba criando um preconceito contra os livros nacionais, acreditando serem todos similares aos que era obrigado a ler na escola.


O que você acha que deve ser mudado na sociedade brasileira para que a leitura seja incentivada e se torne um hábito?
Acho que precisa haver incentivo, principalmente por parte dos pais e da escola. Deve-se mostrar à criança que ler é prazeroso e divertido, assim como jogar videogame, assistir televisão, etc. O hábito precisa ser desenvolvido desde cedo.


Agora, esse espaço é seu. Mande uma mensagem aos seus fãs, familiares, contribuidores. Fique à vontade.
Eu gostaria de agradecer a todos que estão apoiando Yume e que estão interessados em ler. Muito obrigada, gente, por todo esse incentivo e carinho. É essa força que me impulsiona a seguir a carreira de escritora. Obrigada mesmo, de coração.




Confira a resenha de Yume, clicando aqui.


Links:
* Skoob:
- Página do livro Yume


Informações sobre o livro:
Título: Yume
Autor: Kamile Girão
Editora: Dracaena
Número de páginas: 364


Blog da autora: http://kamiisgir.blogspot.com/
Twitter: @kamiisgir_


-

O conteúdo deste post é protegido.
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog.

Larissa

Sobre o autor

Larissa 15 anos, estudante, louca por livros e filmes. Adoro música e AMO colecionar coisas (de tudo um pouco!). Viciada em criatividade, amo fazer unhas decoradas e tenho um blog em parceria com a minha irmã.
@UnhasLeLa Unhas Le La

Related Posts with Thumbnails