25 de novembro de 2011

Filme: Tempestade de Verão






Tempestade de Verão
Sommersturm
2004
Alemanha
Drama
98 minutos


Direção: Marco Kreuzpaintner
Roteiro: Thomas Bahmann e Marco Kreuzpaintner


© 2004 Claussen-Wöbke Filmproduktion
O mundo se emocionou e aplaudiu de pé a história (baseada em fatos reais) dos dois caubóis que se apaixonam em O Segredo de Brockeback Mountain, em 2005. O tema, homossexualidade, foi muito discutido na época, e mostrado de vários ângulos no filme. Em 2004, porém, a Alemanha já lançava uma película com tal temática. Tempestade de Verão veio com um roteiro que permeava o tema, mas o enfoque era nos adolescentes.


Na estória, Tobi (Robert Stadlober) e Achim (Kostja Ullmann) são amigos inseparáveis desde muitos anos. Ambos estudam juntos e, principalmente, praticam esportes juntos ao participarem do time de remo da escola onde estudam.


© 2004 Claussen-Wöbke Filmproduktion
Mais do que isso, os dois garotos compartilham momentos íntimos, como discutirem sobre essa ou aquela garota ou até se masturbarem juntos, sem preconceitos. Porém, depois de um tempo, Tobi começa a perceber que o que ele sente pelo amigo vai além de uma mera amizade. Tobi, repentinamente, se vê perdido, sem chão, ao confirmar para si mesmo que está apaixonado pelo melhor amigo.


Esse momento de sua adolescência calha juntamente com um campeonato de remo que o time vai precisar enfrentar em um lago interiorano da Alemanha. É aí onde Tobi se sente um pouco mais confiante em se aproximar (amorosamente) de Achim.


© 2004 Claussen-Wöbke Filmproduktion
Para adicionar mais confusões hormonais na vida de Tobi, o time de garotas adversário de sua turma de remo é substituído por um outro time, formado apenas por gays. Tobi, no meio de tantos contatos novos, internos e externos, se sente bem, mal, achado e perdido ao mesmo tempo, e isso transparece na boa atuação de Robert Stadlober.


A fotografia do filme é um show à parte. Os ângulos e posições das câmeras captam a essência da paisagem do lago onde os adolescentes estão, suas margens, suas águas e suas florestas. Todo esse ar de "férias de verão" cai como uma luva na temática abordada, principalmente na cena  (muito bem filmada e dirigida) onde Tobi e Leo (interpretado de forma sensível e no ponto certo por Marlom Kittel) ficam à sós no tablado do lago e protagonizam a melhor sequência do filme.


© 2004 Claussen-Wöbke Filmproduktion
Um ponto louvável de Tempestade de Verão é o seu apreço pelas dúvidas e questionamentos de Tobi. Vê-se, visivelmente, pelas expressões da personagem, sua situação confusa diante de tantos acontecimentos repentinos: de uma hora pra outra, ele tem que lidar com seu sentimento por Achim, desviar-se de Anke, estudante de sua turma que alimenta um amor por ele, sem machucá-la e provar das novas sensações e experiências que Leo proporciona.


O filme, em suma, é um belo e sensível retrato das descobertas e provações que todos passam na adolescência. Tobi representa as grandes confusões sentimentais e físicas pelas quais um adolescente deve atravessar para poder amadurecer e tornar-se alguém, que, independente de opção sexual, deve respeitar e ser respeitado, formando-se, assim, um ser humano.


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Ewerton

Sobre o autor

Ewerton Estudante de Letras, gosta de escrever, ler e analisar tudo o que está em alta (ou não) no mundo pop atual e antigo. Curte música pop e indie e, nas horas vagas, brinca de ser crítico de cinema.
@ewertonmera A Bombonière

Related Posts with Thumbnails