4 de novembro de 2011

Filme: Laranja Mecânica






Laranja Mecânica
A Clockwork Orange
1971
Reino Unido
Ficção Científica
138 minutos


Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick
Baseado na Obra de: Anthony Burgess


© 1971 Warner Bros.
Laranja Mecânica é, com certeza, um dos filmes mais icônicos da história do cinema. Já foi tachado de filme sem sentido, repleto de violência gratuita, chato, entre outros adjetivos possíveis para denegrir sua reputação.

A verdade é que a película gerou polêmica. E com a polêmica sempre há um sucesso garantido. Seja esse bom ou ruim. No caso, Stanley Kubrick preparou mais uma obra de arte filmada, provando que não era apenas um diretor tentando causar repercursão com seus filmes.

O filme é baseado no romance de Anthony Burgess, livro lançado pelo inglês em 1962. A estória é ambientada num futuro distante, onde a sociedade ainda convive com problemas da atualidade: violência, presídios, criminalidade...

© 1971 Warner Bros.
O protagonista, Alex, é o líder de uma gangue que, à noite, toma leite aditivado para se energizarem e poderem fazer o que mais gostam: arruaça. Espancam o andarilho debaixo da ponte, brigam com a gangue rival, brigam entre si.

Alex também é o narrador. Através de suas falas em off, acompanhamos o desenvolvimento da personagem durante o filme; ele usa de uma linguagem própria, com gírias. Essas gírias vêm do livro de Burgess, que misturou o inglês e o russo, além das gírias dos cockneys, habitantes de East End, em Londres.

Malcolm McDowell interpreta o protagonista e é a essência do filme. O próprio Kubrick comentou em entrevista que nunca teria concluído Laranja Mecânica sem a presença, a atuação, as sugestões de McDowell. Na cena do estupro, por exemplo, Alex canta Singin' In The Rain enquanto pratica o ato violento contra a mulher; a música durante a cena foi ideia do ator, Kubrick gostou e aproveitou-a brilhantemente nos créditos finais também.

© 1971 Warner Bros.
McDowell trabalhou intensamente para dar vida à Alex. Nesse trabalho pode-se incluir uma córnea danificada seguida de cegueira temporária, costelas quebradas durante a cena da tortura componente do tratamento feito pelo governo na personagem e um quase afogamento nas gravações da cena onde Alex sofre nas mãos de seus antigos drugues.

Os elementos da vida de Alex, seus gostos, por exemplo, também compõe um cenário criativo e fantástico no filme. Alex, de forma geral, é um eclético: estupra mulheres, gosta da velha e boa ultraviolência mas também ouve Beethoven.

© 1971 Warner Bros.
Como todos sabem, Kubrick desejava mostrar na grande tela aquilo que realmente queria, e isso não incluía cortes por terceiros ou censura. Na época, por haver cenas com pessoas nuas, violência e sexo, Laranja Mecânica foi extremamente criticado pela sociedade inglesa. O diretor, irritado com as críticas, retirou o próprio filme de exibição no Reino Unido, dizendo que só poderia ser mostrado lá quando ele morresse.

A trilha sonora presente no filme é espetacular, contando, em boa parte, com a música clássica de Beethoven, Rossini, entre outros. A cena onde Alex leva duas garotas para casa, no embalo de William Tell, é uma das mais engraçadas e criativas da película. A edição está presente da melhor forma possível também, com todas as posições de câmera e tomadas milimetricamente pensadas e analisadas por Kubrick durante todo o filme.

© 1971 Warner Bros.
Com toda a sua alegoria, o filme traz a quem assiste uma espécie de aviso em forma de questionamento: somos humanos, laranjas por natureza ou sempre nos submetemos a governos, estratégias, nos tornando simples marionetes, fantoches, mecânicos?

A personagem Alex pode ser uma metonímia para a sociedade de um futuro próximo, mas, de certa forma, não tão distante; afinal, estamos aqui, hoje, sob as rédeas de governos, leis e punições. E, ao final do filme, acabamos por pensar: pela anarquia vale realmente a pena passar por castigos, torturas e tratamentos apenas para provar que, no fundo, no fundo, nenhum governo quer a segurança e bem-estar de uma sociedade feliz e próspera?


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Ewerton

Sobre o autor

Ewerton Estudante de Letras, gosta de escrever, ler e analisar tudo o que está em alta (ou não) no mundo pop atual e antigo. Curte música pop e indie e, nas horas vagas, brinca de ser crítico de cinema.
@ewertonmera A Bombonière

Related Posts with Thumbnails