26 de janeiro de 2012

Resenha: Como Treinar O Seu Dragão, de Cressida Cowell

Título: Como Treinar O Seu Dragão
Título Original: How To Train Your Dragon
Série:  Como Treinar O Seu Dragão  #1
Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Páginas: 222

Sinopse:
Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, Como treinar o seu dragão é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.

A série de livros Como Treinar O Seu Dragão tem início com Soluço Spartosicus Strondus III em sua iniciação para a Tribo dos Hooligans Cabeludos. Sua missão é subir nas congelantes cavernas recheadas de dragões em Coma por Adormecimento e capturar aquele que será o seu dragão! E obviamente isso não vai acontecer sem muitas trapalhadas.

"- Nossos dragões são o que nos diferencia! -gritou Bocão. - Humanos treinam gaviões para caçar e cavalos para carregá-los. Apenas os HERÓIS VIKINGS se atrevem a domar as criaturas mais perigosas da face da Terra."

Soluço, que é o filho do chefe da tribo, deveria ter um dragão imponente, do tipo Pesadelo Monstruoso, o mais temido de todos. Porém aquele que conseguiu capturar é simplesmente o menor e mais simples Dragão de Jardim já visto, e totalmente banguela! 

Ainda assim, todos os calouros, para entrar para a tribo dos Hoolingan têm que passar no teste final de iniciação, que se dará na comemoração no Dia de Thor, mostrando que eles são capazes de treinar e domesticar o seu próprio dragão, ou serão exilados. Mas Banguela (o nome pegou, viu?), tem temperamento próprio, é teimoso, e só faz o que quer, quando quer. Não está nem aí, e só se importa com seu próprio ego. Indomesticável! E nem adianta reclamar, hein.

Soluço guarda um segredo, que mais cedo ou mais tarde será revelado e uma dificuldade incrivelmente gigante está atrapalhando a vida na Ilha de Berk. Embarque nessa aventura de arrepiar.

Como Treinar O Seu Dragão é voltado ao público infantojuvenil, então, não queira uma história fabulosa, cheia de pontas soltas que atravessem os 10 livros da série, mas uma história simples e divertida de se ler. Cada livro narra uma aventura de Soluço e Banguela de forma cômica e sarcástica. Os personagens todos são extremamente caricatos.

Fisicamente, têm folhas amareladas, com fonte grande e também estilizada como a usada na capa, remetendo a algo grotesco. As ilustrações imitando desenhos à mão estão presentes em quase todas as páginas Posso dizer que este livro é até interativo. Por exemplo, quando citam a comemoração do Dia de Thor, em uma página tem um folheto contando a programação da festa; ou quando Soluço pega o livro que pode ajudar a domar Banguela, o Como Treinar O Seu Dragão, do professor Tosco Traste, ele está incluso na íntegra por várias páginas, com capa, ficha da biblioteca, contra capa etc., esquemas e cenas também estão ilustradas. tudo isso deixa o leitor mais imerso na leitura.



Algumas comparações:

Com o filme: se você já assistiu o filme e não vai querer ler o livro porque a história é a mesma, esqueça. Para o filme só pegaram a essência da trama e os nomes dos personagens. No longa, Soluço é todo destemido, querendo sempre impressionar todo mundo; no livro, ele não é nada heroico, pelo contrário: é medroso, e não gosta desse negócio de ser viking. Se não assistiu, assista, porque é muito divertido e não canso de rever (sem falar da arte gráfica fenomenal).  :)


Com o livro em inglês: já falei nesse post que comprei os três primeiro livros da série para ler em inglês pensando que, como é infantojuvenil, seria fácil ler, e treinar essa outra língua. Ledo engano. Se você tem inglês básico, ou pré-intermediário, este livro não é para você. O vocabulário é difícil, porque a autora usa sarcasmo e palavras que remetem a um mundo fantástico (vikings, dragões...) e não me ajudou em nada além de enfeitar minha estante (só por isso quero todos os outros, cof cof). Tente ler os trechos disponíveis aqui, pois você pode ter uma opinião diferente da minha.



Divertido, descontraído e carismático, Como Treinar O Seu Dragão é recomendado para todas as idades! Você já leu essa série?


   ~ Informações~   

Entrevista com a autora:
Clique aqui para ler.


Leia outras resenhas da série Como Treinar O Seu Dragão:
[ 1 ] Como Treinar seu Dragão (2010)
[ 2 ] Como ser um Pirata (2010)
[ 3 ] Como Falar Dragonês (Outubro 2010)
[ 4 ] Como Quebrar a Maldição de um Dragão (Janeiro 2011)
[ 5 ] Como Mudar uma História de Dragão (Abril 2011)
[ 6 ] Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais (Setembro 2011)
[ 7 ] Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (Novembro 2011)
[ 8 ] How to Break a Dragon’s Heart (em inglês)
[ 9 ] How to Steal a Dragon’s Sword (em inglês)

[ EXTRA ] Como Treinar o seu Viking (Fevereiro 2012)

*algumas informações retiradas do blog Psychobooks


   ~ Links ~   

Como Treinar O Seu Dragão pode ser encontrado em:
Submarino.com.br 


How To Train Your Dragon pode ser encontrado em:
Skoob     |     Primeiro capítulo     |     www.howtotrainyourdragonbooks.com




 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails