28 de maio de 2012

Autores e seus Personagens #10: Christopher Reich

Na coluna Autores e seus Personagens: Christopher Reich consegue ser original (mérito de best-seller internacional), sendo um mestre do suspense e da espionagem, mesclando personagens e fatos arrebatadores em brilhantes tramas cheias de surpresas e revelações! Sim, muito conhecido entre os apaixonados (viciados) por espionagem, teorias de conspiração de Estado e aparatos secretos dos governos americano e suiço. Contudo, sua escrita não é leve nem enxuta e os vácuos parciais durante a narrativa são evidentes, mas, sem dúvida, sua criatividade é excepcional.


Christopher Reich ficou famoso pela série de espionagem Jonathan Ransom. 
Até o momento são três livros -- A FARSA, A VINGANÇA, A TRAIÇÃO --, 
quanto a haver uma continuação, ou seja, um quarto livro, ainda é só especulação.

Obviamente, leitores acostumados com delirantes thrillers de espionagem, que implantaram na mente o plano de fundo de um mundo regido por agências como a CIA, FBI, KGB, NSA e etc., onde agentes secretos atuam na surdina, conseguem devorar os livros de Reich rapidamente. E leitores novatos podem não gostar do estilo de Reich, devido a não estarem acostumados com a densidade da obra e a forma como o autor tece suas tramas. 


O público padrão de Christopher Reich são, mesmo, os leitores de espionagem. O autor deixa muita coisa em aberto durante a narrativa, acredito que não seja de propósito, provavelmente, Reich supõe que todos os meros mortais vão compreender os motivos de seus personagens atuarem de tais maneiras.

As obras de Reich são como um quebra-cabeça, as peças são embaralhadas, como todo bom thriller de espionagem, e vão se juntando nas últimas páginas para o desfecho, ligadas por uma linha muito fina e frágil que poucos leitores percebem ou compreendem, mas é realmente original. Não sou muito fã desse gênero da literatura. Confesso, tive um pouco de dificuldade no primeiro livro (A Farsa) -- suspense e desfechos são legais; é surpreendente, mas um pouco parado. Agora, o segundo livro (A Vingança), já ciente do estilo do autor, não criei expectativas, mas, este sim, foi uma surpresa -- muita ação e reviravoltas; acredito ser o melhor da série até agora. E quanto ao terceiro (A Traição) ainda não pude ler, mas as críticas são positivas. 


Jonathan Ransom, personagem principal da série, talvez alter-ego do autor, é um habilidoso cirurgião que será arrastado para o mundo da espionagem e enfrentará terroristas, assassinos e perigosos agentes internacionais no decorrer das tramas de A FARSA, A VINGANÇA e A TRAIÇÃO.


QUEM É CHRISTOPHER REICH?

Americano nascido em Tóquio e ex-banqueiro na Suíça, Christopher Reich decidiu abandonar a carreira, voltar para os Estados Unidos e tornar-se escritor. Foi lá em Genebra, em seu segundo dia de trabalho que ele teve a inspiração para o seu primeiro romance. Suas obras são envolventes e nos prende a atenção em cada página! A farsa, seu sexto livro, ficou entre os mais vendidos do The New York Times e teve os direitos adquiridos pela Paramount Pictures. Em 2006, Christopher ganhou o International Thriller Writers Award for Best Novel. Ele é casado e mora na Califórnia com a esposa e duas filhas.



Sinopses:

A FARSA -- Jonathan Ransom é cirurgião da Médicos sem Fronteiras e está acostumado a viajar a trabalho com Emma, sua esposa, para os lugares mais árduos do mundo. Aventureiros, os dois decidem escalar os Alpes suíços. No entanto, a sorte parece não estar a seu favor. Uma avalanche se aproxima e Emma morre, despencando no fundo de uma greta. A partir de então, uma sucessão de fatos inusitados muda completamente a trajetória de Jonathan, e sua vida nunca mais voltará a ser a mesma.

A VINGANÇA -- Jonathan havia acreditado que a mulher Emma tivesse morrido, mas logo descobriu que ela escondia um passado obscuro. Emma é uma agente secreta e não está morta. Agora, atuando num lugar remoto da África, o Dr. Ransom tira uma folga de suas atividades humanitárias para ir a Londres, convidado a dar uma palestra num congresso de medicina. Assim que chega ao hotel de luxo onde ficará hospedado, é abordado por um desconhecido que lhe dá instruções para se encontrar com Emma. Apaixonado e cheio de saudades, ele vê a esposa por duas vezes. Mas então Emma se despede de novo, dizendo que ainda corre grande perigo e precisa desaparecer. Incapaz de aceitar essa segunda separação, Jonathan a segue até uma movimentada rua de Westminster. Ao perceber o que a mulher está tramando, ele tenta detê-la, mas não consegue. Emma detona um potente carro-bomba na frente de um edifício ministerial, deixando quatro mortos e mais de 30 feridos. Ao tentar ajudar uma das vítimas, Igor Ivanov, ministro do Interior russo, Jonathan é preso, acusado de cumplicidade no atentado. Para provar sua inocência, a polícia exige que ele ajude a encontrar Emma. Incapaz de entregar a mulher que ama, Jonathan foge, dando início a uma caçada , na qual é, ao mesmo tempo, caça e caçador.

A TRAIÇÃO -- Por duas vezes o amor pela mulher arrastou Jonathan Ransom para situações de risco, nas quais ele se viu envolvido com terroristas, assassinos e perigosos agentes internacionais. Agora chega. Decidido a se livrar de tudo isso, Jonathan se desliga da ONG Médicos Sem Fronteiras e segue sozinho para o Afeganistão. Com A Traição, Christopher Reich dá sequência à trama de A Farsa e A Vingança. Neste novo livro, ele surpreende ainda mais o leitor e não deixa dúvidas sobre por que é considerado um dos maiores nomes do thriller de espionagem do século XXI.  


A coleção Christopher Reich pode ser encontrada em:
Submarino.com.br



 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Related Posts with Thumbnails