2 de maio de 2012

Resenha: Delírio, de Lauren Oliver

Título Delírio
Título Original: Delirium
Série: Delírio #1
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 352

Sinopse:
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos.
Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas.
Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar - mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Lena Haloway acredita na sociedade norte-americana controladora em que vive. O governo quer prover o bem para o povo, para que seja seguro e curado. A doença que mais mata pode ser contraída por qualquer pessoa, e a forma de se curar de amor deliria nervosa é passando pela Intervenção. Ela conta os dias para fazer 18 anos, ser pareada com o garoto que será seu esposo, e enfim se curar passando pela cirurgia que a transformará em uma pessoa centrada e sem sentimentos. E não mais sofrer.

Dizem que tudo muda quando se é curado. E é tudo o que Lena sempre quis: ser normal, e não ter herdado os traços da loucura de sua mãe, que resistiu à cura por 3 intervenções, e preferiu morrer a sofrer mais uma única vez nas mãos dos cruéis Reguladores.

Totalmente conservadora e influenciável, Lena tem características irritantes -que adoro. Já sua amiga e confidente Hana é totalmente o inverso: descontraída, brincalhona e rebelde. Mostra-se com uma postura rígida e questionável nos primeiros capítulos, que se esvai logo mais no decorrer da história, como se a autora tivesse mudado seu papel no livro. Ainda sim gosto de sua espontaneidade e o ar da graça quando aparece.

Mesmo se você ainda não leu Delírio, vai adivinhar (o grande clichê de mais uma distopia tão óbvio) que Lena vai se apaixonar por alguém, e esse alguém é Alex, um rapaz que trabalha para o governo. Tão apaixonados, a dependência de ambos às vezes me lembrava o casal Bella e Edward, o que me cansou um pouco, mas relevei bem a situação, pois a ação e o mistério compensam o romance.

A verdade é que percebi uma fórmula e um conjunto de clichês para este tipo de distopia cujo romance é o foco, pois Delírio contêm traços de títulos como DestinoEstilhaça-me e Feios (mesmo ainda não tendo lido este último, é possível captar a ideia que a série passa).

"– (...) Vá em frente. Faça o que quiser hoje à noite. Não me importo.
Talvez Hana se sinta mal, porque sua voz se suaviza um pouco.
 Sério, Lena... Você deveria pensar em ir. Tudo vai dar certo, eu prometo.
 Você não pode prometer isso. - Respiro fundo, desejando que minha voz pare de vacilar. - Você não sabe. Não pode ter certeza.
 E você não pode continuar sentindo medo o tempo todo."

A escrita de Lauren Oliver, autora de Antes Que Eu Vá, é demais e todo mundo sabe. Ela consegue passar todos os sentimentos ao leitor, descrever os pensamentos, cenas de suspense, ação, romance, com muita clareza e suavidade. A narrativa é mais lenta, e foi, para mim, no ponto certo para degustar o que a autora propôs.

Apesar dos pesares citados anteriormente, o livro não perdeu sua magia e deixou, no último capítulo, um gancho incrível para a continuação, Pandemônio. Aliás, no final há dois capítulos do mesmo para te deixar mais curioso, e a autora parece ter mudado totalmente a história. Ah, o segundo livro promete...








  ~ Informações ~   

Leia outras resenhas da série Delírio:
[ 1 ]  Delírio
[1,5] Hana
[ 2 ]  Pandemônio
[ 3 ]  Sem título


   ~ Links ~   

Delírio pode ser encontrado no seguinte site:
Skoob     |     Primeiro capítulo 

Submarino.com.br



 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails