12 de outubro de 2011

Resenha: Antes Que Eu Vá, de Lauren Oliver

Título: Antes Que Eu Vá
Título Original: Before I Fall
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 360

Sinopse:
Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.
Coloque o fone de ouvido, aumente o som e dê Play:

Um livro difícil de se falar. Sabe, é intenso e triste.

O primeiro lançamento nacional da autora Lauren Oliver (autora de Delirium, Editora Intrínseca, sem data de publicação), Antes Que Eu Vá, mexe com o leitor de uma forma diferente.

Um acidente de carro fatal, por um pequeno descuido a mata. Sim, ela está morta. E isso é muito difícil de aceitar durante o livro todo!

Mas Sam acorda em sua cama, como se nada tivesse acontecido, no dia seguinte. Na verdade, ela é obrigada a viver o mesmo dia para sempre!

O que eu sempre dizia, quando comentava nas resenhas de outrem, era que o que mais me instigava era ver o crescimento interno da personagem durante cada dia que era obrigada a passar, vivendo as mesmas situações sempre. Eu estava meio-errado.

Lauren Oliver não deixa que Sam viva passivamente o mesmo dia, sempre igual, mas a faz querer evitar o acidente a qualquer custo. Ela tenta mudar suas ações, e, com isso, passa a descobrir o valor em pessoas com as quais ela jamais se importou.

“Na maioria das vezes – 99 por cento do tempo –, você simplesmente não sabe como e por que os fios de enrolam junto, e não tem problema. Faz uma coisa boa e algo ruim acontece. Faz uma coisa ruim e algo bom acontece. Não faz nada e tudo explode. E muito, muito raramente – por algum milagre do acaso e coincidência, borboletas batendo asas e todos os fios se juntando por um minuto –, você tem a oportunidade de fazer a coisa certa.”
fonte: recordar-te

Ela e suas amigas super populares e fúteis nunca se importaram com os impactos de suas ações ao praticar bullying com Juliet, ou a não darem atenção às suas famílias. Mas tudo isso é revisto em diversas variações durante todo o livro. Umas boas, outras não.

A autora usa da Teoria do Caos. Aquela que diz que o bater de asas de uma borboleta num lugar, poderia influenciar o curso natural das coisas e criar um tufão em outra parte do mundo. Isso mostra que nossas ações podem desencadear uma série de problemas.



Não posso contar tudo. O interessante é descobrir tudo junto com Sam, que quer ser totalmente feliz ao menos um dia de sua vida.

É um daqueles livros que se lê em um dia. Numa tarde chuvosa, em meio às cobertas. Prepare-se para reservar outra tarde para relê-lo. Essa é a minha vontade.

Antes Que Eu Vá, eu recomendo. Para todos. Por ter uma história inovadora; por ter uma protagonista que quer fazer a diferença, que erra, mas que também acerta; por ter suspense, romance, ação; por te fazer refletir.


Antes Que Eu Vá pode ser encontrado nos seguintes sites:


Submarino.com.br



 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails