30 de abril de 2012

Autores e seus Personagens #6: Dan Brown


"Viver num mundo sem tomar consciência do significado do mundo é
como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros."
(O Símbolo Perdido - 2009)

"Os homens fazem muito mais para evitar o 
que temem do que para obter o que desejam."
(O Código Da Vinci - 2003)

"Quando houver mais de uma explicação, 
a mais simples em geral é a certa." 
(Ponto de Impacto - 2001)

 "Às vezes, a revelação divina significa simplesmente adaptar 
seu cérebro para escutar o que seu coração já sabe." 
(Anjos e Demônios - 2000) 

 "Tudo é possível, o impossível só demora um pouco mais de tempo."
(Fortaleza Digital - 1998)

Um dos autores mais populares da atualidade, seus livros já foram publicados em mais de 50 idiomas, muitos o criticam, outros o defendem. É considerado pela Revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.


Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times. Em todos as suas obras seus personagens são envolvidos em teias de mistérios, sempre tendo como plano de fundo teorias de conspiração, mitos e segredos históricos

Eu, particularmente, não o critico, pois gosto de ler Dan Brown
Tornei-me leitor a partir dele. :D


QUEM É DAN BROWN?

Dan Brown é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro, Fortaleza Digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos. A este seguiram-se Ponto de Impacto e Anjos e Demônios, a primeira aventura protagonizada pelo simbologista Robert Langdon. Seu maior sucesso foi o polêmico best-seller O Código da Vinci, sequência de Anjos e Demônios, que vendeu mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo, tornando-se um dos livros mais vendidos de todos os tempos. Três anos depois da publicação de O Código da Vinci, surgi O Símbolo Perdido, a terceira aventura de Robert Langdon.

Alguns de suas obras não são muito bem recebidas por fanáticos religiosos e afins. É óbvio que o erro que muitos cometem ao criticá-lo é que acreditam que suas obras sejam totalmente científicas. Não são, meus amigos. Apesar das referências e cenários reais, suas histórias são de ficção-científica. Não se tratam de obras acadêmicas, mas sim de romances. Dan Brown aborda em seus livros questionamentos que ele fez a si mesmo em algum momento de sua vida e resolveu desdobrá-los em leves romances para atinçar a mente de milhares de leitores.

Suas obras devem ser lidas como uma boa alternativa para desanuviar a mente de preocupações monótonas do dia-a-dia. É uma leitura rápida e de total entretenimento. Portanto, se você puder encarar as histórias de Dan Brown como ficção e não como blasfêmia, apesar de sempre em certos momentos da narrativa pintar dúvidas excitantes sobre a veracidade de tais eventos (será possível?), poderá se divertir, intrigar-se e surpreender-se com todas elas. Lembre-se que nem tudo que você lê tem que mudar sua vida, mas se mudar, que seja para melhor.
 
Duas de suas obras (O Código Da Vinci e Anjos e Demônios) já ganharam adaptações para o cinema. O Símbolo Perdido tem estreia marcada para o inicio de 2013. Espero que todos os seus títulos sejam adaptados, mesmo que fiquem um pouco distantes da magnitude dos livros. São sempre boas as adaptações para o cinema, tanto para o $$ bolso $$ de Dan Brown como para as mentes conspiratórias de milhões fãs ao redor do mundo.
  
CURIOSIDADES

Os nomes de alguns personagens dos livros de Dan Brown são homenagens a pessoas que o autor de fato conhece. Veja alguns exemplos:

Robert Langdon ganhou este nome por causa de John Langdon, o artista que criou o ambigrama utilizado na capa americana de Anjos e Demônios. O nome do editor de Robert Langdon, Jonas Faukman, é uma brincadeira com Jason Kaufman, editor de Brown na editora americana Doubleday. Robert Langdon é o possível Alter ego de Brown. 

Um dos principais personagens de O Código Da Vinci, Leigh Teabing, é uma homenagem aos autores de O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, Richard Leigh e Michael Baigent (Teabing é anagrama de Baigent). 


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Related Posts with Thumbnails