6 de abril de 2012

Harry Potter e seus Heróis

Que Harry é um grande herói de qualquer lado que olhe não há nenhuma dúvida... Amigo fiel, corajoso, honesto, batalhador... mas, claro, com seus defeitos – todos perdoáveis.

A jornada de J.K Rowling com seu herói principal começou quando Harry entrou, aparentemente vestido e inteiramente desenvolvido, em seu trem para Londres. A prova de que uma história não se conta com somente um herói é que ela demorou cinco anos para concluir o que seria, na minha opinião, a mais linda, fantástica e épica história ever.

Na história do Harry há mais de um herói que, uma vez identificados, será muito fácil encontrá-los em outros livros e filmes.

São três tipos, ou arquétipos facilmente identificados na saga... vamos conhecê-los?


O Anti-Herói:

O anti-herói é aquele cara que ninguém gosta. E tem algumas das características mais desprezadas na sociedade: covarde, cruel, desonesto, egoísta... mas, mesmo assim, de alguma maneira, ele é bom. O anti-herói sempre terá uma característica que os redime em nosso olhar, que nos faz torcer por ele.


Provavelmente, Snape foi um dos personagens mais odiados pela maioria dos leitores até o último livro. Quem aqui tem coragem, hoje em dia, de falar mal do corajoso e apaixonado Severus Snape? Até mesmo Harry deu seu nome a um de seus filhos! Huck Finn e Haymitch Abernathy são outros exemplos da literatura.

O Herói Comum:

Gosto de chamar do herói “gente como a gente”.  Eles não são particularmente inteligentes. Ou bonitos. Ou atléticos. Ou corajosos. Eles parecem mais com aquele menino meio nerd, meio simpático da escola que fica com a menina mais popular só porque, por acaso, estava andando na rua um dia e conseguiu salvá-la de ser atropelada. Ninguém espera nada dele. Nem vê nada nele.


Neville é esse herói na saga do Harry. O grande bobão de todos os livros se torna o guardião e salvador de Hogwarts no último volume. Eu sempre achei que ele era capaz. Afinal, é preciso mais coragem para desafiar seus amigos do que seus inimigos, não é mesmo? Ah, e o fato do ator que faz o Neville ter ficado o mais gatinho de todos ajuda também.

O Herói Clássico:

O herói clássico é a junção de todas as características que mais apreciamos em sociedade: coragem, inteligência, atletismo, força de caráter, lealdade,... Mas, como tudo seria muito chato se fosse só coisa boa, os autores costumam dar características que forçam os personagens a crescer mas, que ao mesmo tempo, são totalmente perdoáveis. A vida do herói clássico não costuma ser muito fácil também: perdas, sofrimento, dor. Tudo que possa, a nossos olhos, justificar ainda mais o quanto ele é o nosso herói.


Harry é o típico herói clássico. E não que isso seja uma má coisa. O seu desenvolvimento decorre gradualmente e, em alguns momentos é possível até não gostar dele, mas você sempre sabe que ele é bom e sempre torce para que ele vença no final.

Quais outros personagens vocês conseguem associar a cada um desses arquétipos?


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails