10 de janeiro de 2011

Dicas Daquela História: Comentar, um hábito

Hoje falarei sobre um assunto muito importante e que pega no calo de muita gente: comentários.
Apesar de ser um assunto simples, é negligenciado por muitos.

imagem retirada de Eliana Pace

Mas, por que?
OK, vamos brincar de RPG.

Você está lendo suas notícias, abre o Twitter e alguém lhe oferece um link interessante. De repente, não mais que de repente, clica. O texto fala justamente sobre o assunto que estava lendo com tanto afinco anteriormente. No decorrer da leitura, você percebe que o autor teve uma ideia diferente da sua sobre o assunto e você NÃO concorda com o que foi escrito. Logo abaixo, há uma espaço para comentar. O que você faz?

Neste exato momento, aposto que respondeu que deixa seu comentário de indignação, ou de sua visão, que pode, ou não, ser a mais correta sobre o assunto.

Mas isso não acontece na vida real.

Numa situação como a descrita, em que há opiniões muito diversas, talvez você reaja e escreva algo.
E quando a situação é favorável ao seu pensamento?

Um texto, agora, diz exatamente da forma como você idealiza o assunto. Há uma ideia mal resolvida aqui e outra lá, mas, em síntese, pode-se dizer que "isso tudo é verdade!". E agora, você comentará ou não?

Em uníssono: você não vai comentar.

Preguiça, aposto que é o fator dominante, afinal, "para quê comentar? Isso tudo que foi dito é verdade."
Agora, filosoficamente te pergunto:

O que é a verdade?

O que quero dizer é que é importante que nós, leitores, nos manifestemos nos sites, nos blogs. Se você leu, inevitavelmente criou uma opinião sobre, então compartilhe. A verdade não é absoluta. Não vai lhe custar mais do que um ou dois minutos para concordar, dizer o que não gostou, relembrar algum fato... qualquer coisa.

Além de que os comentários são motivantes.
Vejo aqui mesmo o resultado dos comentários: descoberta de ótimas pessoas, novos amigos, ainda que distantes um pouco, que fazem parte do meu dia-a-dia.
Conversas que passaram dos comentários para o Twitter, do Twitter para o MSN, email...

Como está no título, comentar é um hábito e você pode, beneficamente, criá-lo e usá-lo.
Todos ficarão contentes no final.

:D

Rafael
Leia outras Dicas Daquela História clicando aqui.

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

30 comentários:

Rafa, concordo com tudo o que você disse! Infelizmente, nós gostamos mais de demonstrar nossas opiniões quando achamos que o outro está errado. Mas nós blogueiros sabemos o valor que um comentário tem quando fechamos parcerias e criamos laços de amizade com leitores e visitantes...
Diversas vezes me culpo por não ter tempo de comentar em todos os posts de todos os blogs que gosto, mas paciência, uma hora eu sento e comento até as mãos não aguentarem mais XD

Tenha uma ótima semana ;)
Beijos,

Lis
~BookaholicLis.com

@Lis,
É difícil, mesmo passar em todos os parceiros, mas pelo menos algumas vezes no mês, passar e falar um "Oi", não é verdade? ^^

Mesmo os leitores, é importante que deixem seus comentários para sabermos se os posts estão bons, ruins, se gostaram ou não. Pra isso servem os comentários, os tweets.

Beijos e ótima semana!

Nossaaaa, falou tudo.
Sério, é tãão bom quando entro no blog e vejo o pessoal comentandooo. Você sente mais prazer no que faz!

beeeeijos,
Jéssica ;*

@A Bookaholic World
É verdade, Jéssica!
Uma coisa são simplória que faz uma diferença *tremenda*, até mesmo no decorrer do nosso dia. Sério. A gente sempre fica esperando um comentário para alegrar o dia.

Beijos! ;D

Concordo com você!
Muitas vezes isso deixa as pessoas responsáveis pelos sites e blogs bem frustradas...

bj

A falta de comentários nos deixa em dúvida: será que está bom? Será que falei besteira?
São a forma de encontrarmos um equilíbrio. :D

Beijos

É tão importante comentar porque traz uma ideia pra quem escreve.

Ninguém escreve pra ninguém [com o perdão da redundância] e se quer ser lido, quer ser questionado ou elogiado!
Adorei o texto e acho bem importate essa divulgação da importância de comentar!

Beijo beijo!

@Nine Stecanella, está com a razão ao dizer que "Não escrevemos para ninguém".
Se escrevemos é porque queremos ser lidos, e são com os comentários que sabemos as diversas opiniões.
Beijo!

Você tem razão, Rafael, muitas vezes visitamos muitos blogs e não deixamos nenhum comentário, achando que não tem muita importância,é só entrar, olhar, ler e sair; a partir de agora vou começar a mudar. Obrigado pelo puxão de orelha! =/

@Valéria Schiabel
Mãe, obrigado por iniciar sua mudança por aqui.
Infelizmente é isso o que acontece. Quantos que passam, leem e não opinam. Sim, é importante sabermos o que os leitores acham.

Beijão, te amo.

São os comentários construtivos que nos fazem crescer.

É sempre bom ouvir a opinião sobre o que as pessoas acharam do que você escreveu. Oi pelo menos ficar sabendo que tem alguém lendo!

Bjs
Mari
Psychobooks

@Mariana,
Sim. Nem que for um simples "Que post legal! xD" já é uma forma de saber que você é lido.
Os comentários são mais importantes do que os número de acessos do blog.

Beijos!

Não posso afirmar que comento em todos os blogs mais tento fazer o máximo possível (principalmente porque gosto de ler todos os comentários e isso as vezes demora um pouco mais).

Reparo também que meu blog é muito visitado porém pouco comentado, mas os que se arriscam procuro retornar (outra detalhe importante - não deixar o comentário em aberto como se não fosse importante para nós)

Ai sempre fica aquela dúvida será que não gostaram?! ou são pessoas que se enquadram na verdade que disse?!...difícl saber!

bjs.

@Marcia, com certeza. Responder comentários acho fundamental para manter uma relação com os leitore que comentaram.
Sem os comentários, ficamos incertos. Como você disse: será que as pessoas estão gostando do que estou escrevendo?

Beijo!

Realmente é um hábito terrível o povo que num comenta nos posts. Se gosta do site, gosto do que ta sendo escrito as vezes é a mesma opinião, uai pq não comenta, o escritor do post fica muito feliz. Eu faço o máximo possível para comentar nos blogs que visito. Eu sei qual é a sensação de o dono do post ver vários comentários no post. Então gente, bora comentar!!!! \o/
Muito boa sua iniciativa Rafael. Parabéns!
Abraços.

@Italo _correa,
Oi, Ítalo!
Com certeza! O autor se sente motivado a continuar o blog, ou os artigos. Agora que você escreve no VL sabe do que estou falando.
Peguei o hábito de comentar.
É rápido, não custa nada, e beneficia ambos. ^^

Muito obrigado e obrigado por sempre deixar seu comentário aqui!
Abraço!

Concordo com certeza, afinal é o mesmo que pedir a opnião de um amigo sobre algo seu ou que voce fez. Pode nao contar muito na sua escolha, mas é um meio de voce fazer decisões visando o melhor.

COOMENTEM SEMPRE '

@Beatriz Gosmin, puxa, ótima comparação!
É uma forma de reunir opiniões diferentes sobre um mesmo assunto, podendo até gerar uma discussão (construtiva) sobre.

Comentem sempre! ;D
Beijo!

Concordo. Exatamente por isso que comecei a visitar alguns blogs (na verdade, viciei em uns 3 )...sempre comento quando algo me instiga. O que acho chato, é qndo a gnt comenta algo suuper legal, e a pessoa simplesmente ignora. rs
Da msma forma que os donos dos blogs gostam de comentarios, os seguidores tbm gostam de ser lidos e respondidos!! Faz a gnt se sentir importante! rsrs
E logico que temos q comentar bastante!! Afinal, so vai fzr o blog crescer ! =)

@sheyllamorgan

@Sheylla ♥, ei de concordar com você.
Quantos são os (inúmeros) blogs que sequer respondem com um "Puxa, que legal" ?
Não entendo o porque de ficarem cobrando comentários e sequer aparecer para agradecer ou comentar o que o leitor disse.
É sim, falta de respeito.
Nem tudo são flores, infelizmente.
Fico feliz que esteja passando por aqui!
Seja bem-vinda! :D

Beijo!

@Sheylla ♥, assim como os comentários são importantes, as respostas também são.
;D

eu lembro de ter lido no dia que vc postou, mas eu nem comentei ó (6)
uahhauahauhauaa
=P

Concordo também, acho super legal essa discussão - e super necessária! =D

@Babi Dewet, necessária é, pois é a forma mais concreta de saber se o que fazemos tem qualidade ou precisa de refinação.
Obrigado, Babi!

Eu gosto de comentar, mas nem sempre é possível. Muitas vezes leio posts pelo celular ou no trabalho pelo reader, aí tenho que salvar os links pra voltar quando estiver em casa. E nem sempre tenho o que dizer.

Os comentários são importantes, sim, eu amo recebê-los em meu blog. Valorizo os blogs que leio e, por isso, comento neles. Mas tem gente que os vê como uma obrigação e isso eu acho muito errado. Não adianta tentar forçar o leitor, seu texto é que tem que chamá-lo, instigá-lo. E não concordo com o banner ali do lado, que os comentários são a motivação do blogueiro. Acho que a motivação tem que estar em mim, não no outro.

;)

@Cíntia Mara, os comentários não devem ser obrigações, mas digo que torna-se um hábito se você se "policiar". "Ah, li este post. Vou deixar um comentário, vai ser legal".

Acho que os comentários são motivantes, pois tenho como saber se o que estou escrevendo é um conteúdo de qualidade ou não. Se o leitor chega ao fim do post e acaba comentando, quer dizer que o texto foi bom e o incentivou a deixar sua opinião.
Eu os encaro como uma forma de motivação. :)

Então, Rafael, UMA motivação sim, mas não A motivação principal, entende? Não me refiro a você, estou conhecendo seu blog agora. Mas já vi blogueiro rodando a baiana pra reclamar que não recebia comentários, fazendo posts dramáticos, que não tinha razão pra blogar e etc (sendo que, nesse caso, a pessoa tinha vários comentários sim). Eu não concordo com isso e nem que a pessoa deixe de postar alguma coisa porque acha que os leitores não vão comentar, por exemplo.

Na minha opinião, o blog foi feito para que o blogueiro se expresse, mesmo que não tenha resposta em determinado post. Até porque nem sempre os melhores artigos são os mais comentados.

;)

@Cíntia Mara,
Ah, sim, Cíntia, esse não teve ser o principal motivo, senão, um blog não teria fundamentos. Não serviria com o proósito principal: se expressar. Os comentários são um canal de interação com quem lê.
Já vi dessas cenas inúmeras vezes, principalmente no Twitter, todos os dias. Acho um cúmulo, claro, ficar exigindo, e, com mais de 20 comentários, dizer que ninguém passou por lá.

Posso afirmar que isso é o que realmente acontece ao ver as estatísticas do blog. Nem sempre os melhores são os mais comentados, e isso não tira sua importância.

Gostei de conhecer sua visão sobre o assunto, Cíntia. :D
Beijos e ótimo final de semana.

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails