6 de junho de 2011

Resenha: E Se Fosse Verdade..., de Marc Levy

Título: E Se Fosse Verdade...
Título original: Et Si C'était Vrai...
Autor: Marc Levy
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 256

Sinopse:
A história se passa em São Francisco, em julho de 1996. A jovem e bela Lauren, estudante de medicina, sofre um acidente de carro, entra em coma e vai parar no mesmo hospital onde trabalha. Apesar de seu estado, Lauren consegue, espiritualmente, voltar para o seu antigo apartamento. Lá, encontra Arthur, o arquiteto que é o novo morador do imóvel e a descobre no armário do banheiro ao ir tomar banho. Ele é a única pessoa que consegue vê-la, ouvi-la e senti-la.
Inicialmente se recusando a acreditar na história de Lauren, Arthur só fica convencido de toda a verdade quando vai até o hospital e a encontra desacordada. A partir daí, ele vai fazer o impossível para ajudá-la a voltar ao seu estado natural.
 Este livro faz parte do Book Tour organizado pelo blog Livros & Bolinhos.


E Se Fosse Verdade é um romance muito bem construído, com personagens marcantes, mas, antes que fale mais deles, vamos à história do livro.

Tudo começa com Lauren. É uma bela médica residente, muito dedicada e atenciosa com seus pacientes. Exausta do trabalho, planeja passar o final de semana com os amigos para espairecer e relaxar. Prepara as malas e parte... para um coma profundo. Um acidente quase fatal a deixa em estado vegetativo, sem chances de acordar.

Arthur, arquiteto, ao chegar em seu novo apartamento, enxe a banheira, liga o rádio e entra. Estalos de dedos são ouvidos de dentro do armário, no ritmo da música. Desconfiado, abre a porta e se depara com uma mulher totalmente desconhecida! Achando que é alguma brincadeira de Paul, seu sócio, discute com a mulher e tenta mandá-la embora. Era Lauren - a fantasma! O.O

Este é seu apartamento e vive lá como fantasma desde o acidente. Só Arthur é quem pode vê-la, tocá-la, e só ele pode ajudá-la a voltar ao normal. "Como? " é o que você me pergunta e eu te respondo: "Não sei! "  \o/ Não há alternativas para tal.

"- Porque, enquanto se calcula, enquanto se analisam o prós e os contras é que a vida corre, e que nada ocorre. Não sei como, mas vamos tirá-la dessa situação."

Ele não acredita que possa tudo isso ser verdade, mas seu ceticismo acaba ao visitar Lauren no hospital e constatar que ela está dormindo profundamente.
Planos mirabolantes são postos em prática e a sorte é que vai lhes dar as respostas sobre como ajudá-la.

Entre discussões e trocas de ideias, os dois se apaixonam e Arthur vai fazer o impossível para evitar a eutanásia que a mãe de Lauren foi induzida a aceitar que se faça.

Lembro que assisti ao filme na TV, mas há um bom tempo e lembrava vagamente de algumas partes. Dessa forma, achei melhor esquecer o filme e me dedicar inteiramente ao livro. Por mais que a grande maioria ache que "o livro decepcionou", que "o filme é melhor que o livro" e blá-blá-blá, eu adorei e me surpreendi.

É difícil até de tirar algumas frases para mostrar para vocês. Citaria páginas e páginas.

Não posso chamar de inconveniente, mas é característico de um dos locais em que a história de Lauren se passa, o hospital. O autor usa, em certas partes, vocabulários técnicos da área médica. Chega a parecer um pouco exagerado, mas acaba deixando as cenas bem detalhadas. Aliás, Marc tem um grande conhecimento para descrever daquelas formas os atos médicos.

Achei interessante, também, a extenção do capítulo em que Lauren entra e coma, que nos deixa agoniados com a situação e vemos os médicos e enfermeiros trabalhando para mantê-la bem.

Vivi várias emoções durante a leitura. É um livro que proporciona, além do entretenimento, grandes reflexões sobre a vida e a forma com que nos portamos nela, sem ser clichê ou exagerado.

As personagens são fortes, decididas e de vida própria; cada qual com suas características. A mãe de Arthur, Lili, foi uma das personagens que mais gostei, porque é sincera e preocupada com a educação moral do filho. Nada que ela fez ou deixou de fazer foi por acaso. Foram partes muito emocionantes! #recomendo

"Já que não se pode viver tudo, o importante é viver o essencial, e cada um de nós tem o 'seu essencial'."

Imerso no livro, terminei-o com peso na consciência por tê-lo feito. Encarei a capa por alguns minutos, olhando os reflexos das flores deste imenso jardim. A capa é ótima. Não queria largá-lo.

Já fiquei feliz em saber que há uma continuação: Encontrar Você.

Obrigado, Juh Oliveto, por ter me proporcionado esta excelente leitura!


Vocês já leram, ou assistiram ao filme?




E Se Fosse Verdade pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob


Submarino.com.br


Rafael

-
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog.

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

11 comentários:

Oie Rafael!

Adorei a resenha! Eu conhecia o filme mas não sabia que tinha o livro O.o

Deve ser muito bom! Fiquei super curiosa agora, vou dar uma pesquisada e ver se o consigo... :)

Beijos!

Livros e Atitudes

@Beatriz Gosmin,
Pois é, tem sim! ^^
Espero que consiga e depois quero ler sua resenha. :D
Beijos

Rafaaaa!! Tá loucoooo?? XD

Sério, ODIEI esse livro!!

Ele vai bem até o meio, depois descamba de uma MANEIRA q dá vontade de bater no autor! hahahahah

Beijos, seu lindo!

@PsychobooksOhh GOD, \O
Albaaa, mas cooomo?
hauhauhauh, do meio pro fim que fica legal!

Sempre quis ler o livro! Adoro o filme também, mutio legal! Espero que o livro seja tão bom quanto a adaptação! Ou melhor! Muito boa a resenha (:
Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

Adoro o filme! Este e aquele "De Repente 30" são campeões de exibição na Temperatura Máxima (!) aos domingos (e são meus prediletos!) Agora estou com muita vontade de ler o livro! Ótima resenha, Rafa!

Rafa, fiquei TÃO feliz com sua resenha que nem consigo expressar!
Você conseguiu compartilhar comigo as emoções da leitura e esse era meu objetivo *-*

A continuação não é tão boa, mas eu também devorei, adorei e me emocionei pra caramba \o/

Obrigada por participar do BT!

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Que ótimo que gostou, Juh!
Foi uma excelente leitura. E leria de novo!

Se um dia tiver a oportunidade, não perderei a chance de ler a continuação.

Muito obrigado a você, também! :D

Beijos!

Ja assisti o filme algumas vezes! Gostei bastante!
Tua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro.
Ahh, Não é bom ler livro pensando no filme, as comparações atrapalham.
Legal saber que tem uma continuação!! =)

Beeijo ♥

Conheci o livro pelo filme (De novo? Acho que isso tá ficando repetitivo kkkkk) e estou louca para ler *-*
Me encantei na hora pela história e, mesmo que não o filme não seja totalmente fiel ao livro, tenho certeza de que vou amar o livro também!

Só essas mudanças dos nomes dos personagens que não me agradam... Não falo por esse, pois ainda não li o livro, mas quando leio um livro e pego o filme com outros nomes, fico revoltada! Eles destróem todas as belas cenas que eu já tinha criado :( kkk
Isso aconteceu com Não conte a ninguém, do Harlan.

E wow, adorei o trecho que você colou! Tenho uma pastinha no pc só com as frases favoritas de cada livro... Pelo que você falou, o meu arquivo desse livro vai ser o mais pesado kkk

:*

(Enviei de novo porque não sei se foi da outra vez O.O)

Thais,
Esse livro foi tocante, para mim. Aproveitei ao máximo. Nem me lembro das diferenças quanto ao filme, que, depois da leitura, ainda não assisti. Leria de novo, com certeza!

Este trecho é ótimo! *-*

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails