17 de junho de 2011

Resenha: Leo E As Caixas De Música, de Ricardo Prado

Título: Leo E As Caixas De Música
Série: Trilhas: Uma Viagem Musical
Autor: Ricardo Prado
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 168

Sinopse:

Misto de Harry Potter com O Mundo de Sofia, a série de livros Trilhas: Uma Viagem Musical promete ser o novo hit do público pré-adolescente. No primeiro livro da série, os leitores são apresentados ao Leo, um típico adolescente que se vê “abandonado” pelos pais, que vão morar no exterior e o deixam no Brasil com a avó.

Numa típica crise de revolta contra a tirania do pai e a passividade da mãe, Leo acaba salvo do tédio e da solidão pela música, que passa a compartilhar com os amigos e a avó, uma surpreendente roqueira.
Em “Leo e as Caixas de Músicas”, acompanhamos seu protagonista em um momento de profundas mudanças em sua vida: seus pais se mudaram para o exterior e por alguns tempos ele terá que morar com a sua avó. E como se não bastasse tudo isso, Leo ainda está encarando a transição entre a infância e adolescência.

Quem o ajuda a passar por essa fase turbulenta é sua avó Helena. Ela entrega ao neto a velha coleção de LPs do seu pai, montada ao longo das décadas de 60 e 70. As caixas, cheias de discos, músicas e histórias, são o passaporte para que Leo adentre no mundo do rock & roll.

Leo começa um mergulho no rock e leva seus amigos junto nessa viagem. Eles criam a Confraria da Ponte, um grupo unido pelo amor à música. Enquanto Leo conhece a evolução do ritmo junto com seus amigos, ele tem seu primeiro contato com a maturidade, vivenciando valores como a amizade, amor e a perda.
Leo e as Caixas de Música é um livro nacional que relata uma breve história de bandas e cantores famosos das décadas de 50, 60, 70 de uma forma muito interessante visando o público jovem.

Tudo se passa no ano de 1989, no Rio de Janeiro, Leopoldo Armando Toledo de Albuquerque Paranhos, Abneto, ou Leo, tem 14 anos e uma vida entediante. Não se relaciona bem com seu pai e mora com a avó, dona Helena e a empregada Maria. Seus pais viajam para Praga a trabalho e querem que Leo se mude em breve para lá.

É quase ódio seu sentimento por seu pai, e dona Helena acha uma maneira de agitar a vida do neto e ainda tentar aproximá-lo de seu pai: Leo recebe uma caixa cheia de discos antigos.
As caixas de música são toda a coleção de discos de seus avós, continuada por seu pai e que agora chegou a ele. Cada disco acompanha uma ficha com várias informações e mensagens, como se fossem um diário de seu pai. Além disso, elas indicam como uma mapa do tesouro, qual deve ser a próxima banda a ser ouvida.
Com essa “arma”, Leo e seus amigos, Felipe, Alice, Antônio, Clarisse e outros, criam um grupo que se reúne aos domingos para ouvir músicas e apresentar estas bandas. O grupo cresce expressivamente.

Leo e as Caixas de Música me surpreendeu pela forma com que tratou um assunto que não domino, me fazendo aguçar a vontade de ouvir os clássicos, como Legião Urbana, Rowling Stones, Iron Maiden, Queen, dentre muitos outros.

"- Eu acho que sou capaz de provar que há muitas coisas sobre seu pai que você não sabe e que há outras que sabe, mas sobre as quais está enganado."

O ápice da história da música a que chegam é o famoso festival musical de Woodstock. Não conhecia, mas agora sei que foi um sucesso acompanhado de uma grande sucessão de desastres. rsrs

Podemos ver e ouvir as músicas que mexeram os esqueletos de nossos pais em sua adolescência. Sim, você pode ouvir as músicas através do site do livro, de acordo com as partes delas que aparecem durante a leitura.

O final é muito bom e não posso imaginar o que acontecerá no próximo livro, pelo qual estou totalmente ansioso!

É um livro divertido, interativo e que não acho que deva ser lido de uma única vez, mas degustado, pouco a pouco. Jovens, leiam! Adultos, leiam! Todos, leiam!


Leo e as Caixas de Música está nos seguintes sites e redes sociais:

Você pode comprar Leo e as Caixas de Música:

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

11 comentários:

Oi oi Rafael!

Adorei a resenha!

Misto de Harry Potter com o mundo de Sofia? Bom, Harry Potter é incomparavelmente a melhor saga (fã aki \õ/), e o mundo de Sofia é... só Filosofia. Li ele há um tempo, confesso que meus pensamentos sobre o mundo filosófico foram significantemente ampliados, mas ainda sim não é lá um dos meus livros favoritos.

Gostei da sua resenha, e como não ouço muito música, acho que seria uma boa pra mim não? Você disse que sentiu curiosidade em relação aos clássicos... :)

Adorei! Se surgir uma oportunidade vou ler com certeza!

Beijinhos,

Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

Oi, Bia!
Não acho que seja realmente este misto de Harry Potter (\o/ cadê?!) com Mundo de Sofia. Aliás, não entendi a comparação, mas tudo bem.

É exatamente este público que, assim como você e eu, não tem muito interesse em música, que o livro visa atingir. Sério é um livro muito bom para se interar ao assunto, além da história bem legal.

Beijos

Desde que começaram a falar desse livro eu fiquei com vontade de ler, por se tratar de música!!! Amo música/Rock (♥)
Muito boa a resenha, me fez ter mais vontade de ler!!
E ameii a ideia de poder acompanhar os capitulos com as músicas!! Super interativo!!

BeeijO ♥

Se gosta de música, então, vai se deliciar, principalmente se aprecia os clássicos do rock.
Obrigado! Quando será que sai o 2? oO

Beijos!

jah li resenhas sobre esse livro e achei muuuuito lgl, jah dei uma passada no site e conferi as musiks, achei mto boas! *-*

--
hangover at 16

Acho o livro muito interessante pelo conceito geral da história, e realmente, deve dar vontade de ouvir os clássicos! Adoro livros de música!
Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

Acho que vou adorar, um livro que fala sobre música e ainda por cima, clássico da música. Coisas que eu adoro num livro só.
Beijos
epilogosefinais.co.cc

Hey, Rafa!

To com esse livro aqui, mas ainda não consegui lê-lo.
Mas estou bem curiosa, várias pessoas estão falando muito bem dele. :)

Beijinhos!

Vocês vão adorar. Vão se emocionar com o livro. :D
Leiam sim.

Adorei a resenha *-*
e Adorei o layout novo do seu bloooooooooooooooooooog, ficou lindo!
eu sou louca para ler esse livro, acho a capa dele muito fofa, ehhehehehe, quem sabe eu leia. Amei a resenha também..

prometo vim mais vezes, ok?
Beijão :*

Milena- http://divertletras.blogspot.com

Oi, Milena!
Obrigado! Aos poucos vou aprimorando o layout. :D
Ah, recomendo, viu. Leia sim.
Claro, volte sempre.

Beijos

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails