28 de fevereiro de 2012

Jogos Vorazes: A Estratégia


Em Março estreia o primeiro filme da trilogia “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins.

Cotado para substituir a saga “Crepúsculo” no coração dos adolescentes, uma gigante estratégia de marketing digital está sendo feita para esse primeiro lançamento. Não é a primeira estratégia grandiosa que vemos e, com certeza, não será a última. Seria muito legal se as empresas brasileiras entrassem nessa dança também.

Desde as primeiras notícias do elenco até agora, no countdown para a estreia, o estúdio envolveu a autora, o diretor e, principalmente, as estrelas para divulgação e propagação do que parece ser um do grandes eventos cinematográficos desse ano.

Mas, não é só a grandiosidade que impressiona. Mas também sua qualidade.

Eles partem de dois princípios, primeiro que as pessoas querem fazer parte daquele mundo. Segundo, a personalização, tão importante desde a criação da internet. E esses dois princípios carregam uma estratégia impressionante. A seguir, vou listar alguns veículos utilizados. Se você curte a trilogia, não deixe de participar. É muito legal.



No Facebook:
https://www.facebook.com/thehungergamesmovie

  • A página do filme é o principal ponto de contato com material exclusivo, vídeos com o elenco dando um “olá” para a galera do facebook, promoção e muita integração com o público. 
  • Integrado ao site, eles fizeram votação para escolha do prefeito de cada distrito entre os usuários da página. E, até hoje, essas pessoas participam, mandando as notícias de cada um deles. 
  • Além da página principa (do Capitólio), páginas para cada distrito foram criadas e eles fazem competições entre elas. 


O Site:
http://thecapitol.pn/

  • No site do filme você se cadastra como “cidadão” de Panem e um distrito é escolhido para você.  Além disso, ganha-se uma carteira de identificação que pode ser usada em qualquer rede, impressa e, até mesmo, utilizada no celular. 
  • A integração com o Facebook é total e as quantidade de “likes” que um distrito geram estatísticas em real time no site. 
  • Além disso, eles passam notícias como se fossem do governo de Panem, transformando cada um em um cidadão e cada adolescente em um potencial tributo. 
  • Por falar em tributos, os mesmos são mencionados o tempo inteiro em todos os veículos, inclusive com backstory e cenas que não teremos no filme. 
  • Notem o endereço. Eles até criaram .pn para simbolizar o país. 
  • Tem também um site mais “tradicional”, com o trailer e tal: http://www.thehungergamesmovie.com/index2.html


Capitol Couture:
http://capitolcouture.pn/

- Além do site principal, um hotsite simula uma revista com entrevistas e até mesmo um making off da matéria feita com a Effie Trinket. É realmente como se fosse uma publicação do capitólio com a moda e o estilo visual que veremos no filme. Tem um perfil do Cinna lá, com background e tudo.


Por e-mail:

- De tempos em tempos, o Presidente Snow acha legal entrar em contato com seu povo. E isso ele faz via e-mail. Com mensagens motivacionais cheia de ameaças veladas e pequenas dicas do que veremos na arena.

Para quem quer ler os livros e participar dessa brincadeira antes do lançamento, ainda dá tempo. “Jogos Vorazes” estreia dia 23 de Março. 





Obs: A página no Facebook, os sites etc. estão em inglês.



Conheça as resenhas (todas sem spoilers) da série Jogos Vorazes:
[ 1 ] Jogos Vorazes
[ 2 ] Em Chamas
[ 3 ] A Esperança




 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails