30 de setembro de 2011

Filme: Premonição 5








Antes de falar sobre o filme, gostaria de agradecer os comentários que recebo aqui em minhas resenhas, e que, como pude perceber, vêm aumentando a cada post criado. Espero trazer mais opiniões sobre diversos filmes. 


Obrigado,
Ewerton.


-


Premonição 5
Final Destination 5
2011
EUA
Terror
95 minutos

Direção: Steven Quale
Roteiro: Eric Heisserer


© 2011 Warner Bros.
Em 2000 chegava ao cinema mais um filme que juntava um grupo de adolescentes envolvidos, de alguma forma, com a morte. O tema, mais do que batido pelas cinesséries oitentistas, como Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo, por exemplo, voltou para a telona prometendo inovação: na trama, o grupo de adolescentes sofriam um acidente de avião, com a diferença de uma das personagens prever tal acidente, salvando alguns amigos e "enganando a morte". Mas, justamente por enganá-la, o grupo de sobreviventes diminuía pouco a pouco, com cada pessoa morrendo de uma forma trágica, compensando assim o acidente original.


A fórmula deu certo, ganhando uma continuação em 2003 que trouxe um acidente diferente e mortes mais elaboradas e exageradas. Para a alegria dos fãs, o filme tornou-se franquia e em 2006 veio Premonição 3, seguido por Premonição 4 três anos mais tarde. A cada filme um acidente novo era apresentado, assim como as variáveis cenas das mortes das personagens.


© 2011 Warner Bros.
Mas a fórmula, se não for bem conduzida, cansa e se desfaz. Foi o que começou a acontecer na terceira sequência, encabeçada por um acidente numa corrida NASCAR e com situações que beiravam o non-sense. Em outras cenas, como a do cabeleireiro, criavam uma tensão grande no espectador e, no fim das contas, a morte em si era algo simples e bobo.


O quinto filme da série, no entanto, vem com algumas novidades no roteiro. No acidente, que, desta vez, é a queda de uma ponte suspensa, a personagem que tem a premonição, dentro da sua visão, salva uma das pessoas que estavam envolvidas na tragédia, quebrando um detalhe que antes permanecia: se a pessoa não morre na premonição, não vai ser morta depois na vida real.


© 2011 Warner Bros.
Por falar no acidente, a cena com a ponte suspensa é, de longe, a melhor do filme. Cada detalhe foi milimetricamente pensado para dar ao espectador uma cena divertida, bem pensada e realmente assustadora. Como o filme foi rodado em 3D, os planos de câmera não sofrem cortes ou movimentos bruscos, gerando takes mais genuínos e demorados. Aqueles que vão assistir aos filmes da série por causa das mortes mirabolantes, Premonição 5 é um prato cheio com o uso da terceira dimensão.


© 2011 Warner Bros.
O 3D joga na cara do público, propositalmente, todo tipo de coisa: sangue, vidros, tripas, mãos... é uma festa, mas bem conduzida. Afinal, o diretor Steven Quale foi o responsável pela segunda unidade de Avatar: ou seja, o garoto sabe como fazer um 3D funcionar. A profundidade está lá bem colocada, assim como os objetos e afins lançados contra o púlico não são realizados de forma sem significado. Destaque para a cena da ginasta, que, ao contrário do quarto filme, cria uma grande tensão e faz jus à ela, apresentando uma morte simples na concepção, mas surpreendente.


Alguns críticos exageraram, comentando que o novo tempero adicionado à trama desse quinto filme (o fato das personagens poderem alterar o curso da morte matando alguém inocente) foi algo desnecessário, passando uma ideia de moral falsa. Eu vejo de outra maneira: os filmes da série são entretenimento: do mais, do menos, o público vai ao cinema para ver quais cenas de morte foram pensadas, e esse quinto honra a tradição e apresenta as melhores até então.


© 2011 Warner Bros.
Em geral, Premonição 5 é um filme divertido. Mostra cenas com efeitos especiais bem feitos e utiliza bem o 3D, aumentando a vantagem para quem quer assistir ao filme, seja esse um conhecido da franquia ou um novo espectador. Principalmente com as referências aos outros filmes da franquia e a reviravolta do final.


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Ewerton

Sobre o autor

Ewerton Estudante de Letras, gosta de escrever, ler e analisar tudo o que está em alta (ou não) no mundo pop atual e antigo. Curte música pop e indie e, nas horas vagas, brinca de ser crítico de cinema.
@ewertonmera A Bombonière

Related Posts with Thumbnails